América de Natal perde 18 pontos por escalação irregular no Potiguar 2026

Foto: Edmário Oliveira/América FC

Elias foi relacionado para três partidas

O América de Natal sofreu uma dura punição no Campeonato Potiguar 2026. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) anunciou nesta sexta-feira a perda de 18 pontos do clube pela escalação irregular do lateral-direito Elias, de 20 anos, nas três primeiras rodadas da competição.

Além do América de Natal, o Potyguar Seridoense também foi punido. O clube perdeu 15 pontos por ter relacionado de forma irregular os atletas Fabrício e Toró em quatro partidas do estadual. Ambos os casos ainda serão julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), com possibilidade de recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Até a punição, o América de Natal estava invicto e liderava o campeonato com 10 pontos. Com a aplicação da sanção administrativa, a equipe despencou para a penúltima colocação, com -8 pontos. Já o Potyguar Seridoense caiu para a lanterna da competição, somando -12. O regulamento do Potiguar prevê o rebaixamento de dois clubes.

Segundo a FNF, a penalidade está baseada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que determina a perda dos pontos disputados em partidas com atletas irregulares, além dos pontos eventualmente conquistados nesses jogos. Assim, o América de Natal perdeu nove pontos referentes às três rodadas em que o atleta foi relacionado e mais nove pontos pelas vitórias obtidas nessas partidas. O Potyguar perdeu 12 pontos pelas quatro rodadas disputadas e outros três pontos conquistados com os jogadores irregulares.

A irregularidade, de acordo com a federação, ocorreu porque os atletas participaram da competição registrados com contrato amador mesmo já tendo completado 20 anos de idade. O Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2026 veda a utilização de atletas não profissionais a partir da data em que completam essa idade.


Em nota oficial, o América de Natal afirmou que não houve fraude, má-fé ou tentativa de obter vantagem indevida. O clube destacou que a situação envolve uma interpretação do regulamento e informou que seu departamento jurídico já adotou as medidas cabíveis para esclarecimento do caso junto às instâncias da Justiça Desportiva.

A FNF informou ainda que recebeu uma Notícia de Infração assinada por ABC, Globo FC, QFC, Laguna, Potiguar e Santa Cruz — as outras seis equipes da competição — apontando as irregularidades cometidas pelos dois clubes. O documento foi encaminhado ao TJD, e, paralelamente, a federação publicou a resolução administrativa que retirou os pontos.

Diante do cenário, a entidade não descarta a paralisação do Campeonato Potiguar até que haja uma definição definitiva sobre o caso na Justiça Desportiva.

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Aceisp