Foto: divulgação / Conmebol

A taça da Libertadores
A Conmebol confirmou a composição dos potes para o sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2026 após o Corinthians conquistar o título da Copa do Brasil. A competição tem início previsto para o dia 3 de fevereiro e reunirá 47 clubes, com 46 equipes já garantidas nesta etapa.
Com a conquista nacional, o Corinthians assegurou a última vaga direta do Brasil na fase de grupos e ficará alocado no Pote 2 do sorteio. Como o Flamengo foi campeão tanto da Libertadores quanto do Campeonato Brasileiro, abriu espaço para que os cinco primeiros colocados do Brasileirão garantissem classificação direta. Já Botafogo e Bahia, que terminaram a competição em sexto e sétimo lugares, respectivamente, disputarão as fases preliminares. Ao todo, o futebol brasileiro contará com sete representantes no torneio continental.
A divisão de vagas por país segue o regulamento da Conmebol. O Brasil terá sete clubes na Libertadores de 2026, enquanto a Argentina contará com seis. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão quatro representantes cada. As vagas restantes serão ocupadas por equipes que avançarem da fase de repescagem.
Além da definição dos potes, a Conmebol também confirmou o local da grande decisão. A final da Libertadores de 2026 será disputada em jogo único no dia 28 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.
Potes do sorteio da fase de grupos da Libertadores 2026
Pote 1
Flamengo (Brasil) - Palmeiras (Brasil) - Boca Juniors (Argentina) - Peñarol (Uruguai) - Nacional (Uruguai) - LDU (Equador) - Fluminense (Brasil) - Independiente del Valle (Equador)
Pote 2
Lanús (Argentina) - Libertad (Paraguai) - Estudiantes (Argentina) - Cerro Porteño (Paraguai) - Corinthians (Brasil) - Bolívar (Bolívia) - Cruzeiro (Brasil) - Universitario (Peru)
Pote 3
Junior Barranquilla (Colômbia) - Universidad Católica (Chile) - Independiente Santa Fe (Colômbia) - Rosario Central (Argentina) - Always Ready (Bolívia) - Coquimbo Unido (Chile) - Deportivo La Guaira (Venezuela) - Cusco (Peru)
Pote 4
Universidad Central (Venezuela) - Platense (Argentina) - Independiente Rivadavia (Argentina) - Mirassol (Brasil) - Repescagem 1 - Repescagem 2 - Repescagem 3 - Repescagem 4

Fases preliminares da Libertadores
1ª fase:
"Bolívia 4" x Deportivo Táchira-VEN (E1)
Juventud-URU x Universidad Católica-EQU (E2)
2 de Mayo-PAR x Alianza Lima-PER (E3)
2ª fase:
E2 x Guaraní-PAR (C1)
E1 x Tolima-COL (C2)
E3 x Sporting Cristal-PER (C3)
Barcelona-EQU x Argentinos Jrs (C4)
"Bolívia 3" x Botafogo (C5)
Carabobo-VEN x Huachipato-CHI (C6)
O'Higgins-CHI x Bahia (C7)
Liverpool-URU x Indepiendente Medelín-COL (C8)
3ª fase:
C1 x C8
C2 x C7
C3 x C6
C4 x C5
*Nas duas primeiras fases, os times à direita decidem os confrontos em casa; a partir da terceira fase, a definição dos mandos de campo será via ranking da Conmebol.
Datas de cada fase da Libertadores 2026
1ª fase: 3 a 12 de fevereiro;
2ª fase: 17 a 26 de fevereiro;
3ª fase: 3 a 12 de março;
Sorteio da fase de grupos: 18 de março;
Fase de grupos: 7 de abril a 29 de maio;
Oitavas de final: 11 a 19 de agosto;
Quartas de final: 8 a 17 de setembro;
Semifinais: 14 a 22 de outubro;
Final: 28 de novembro.



0 comentários:
Postar um comentário