Time de futebol vegano criado há três anos, Laguna vai disputar a Copa do Brasil de 2026

Foto: Raphael Oliveira / Laguna SAF

O experiente atacante Bill, com passagens por Corinthians, Santos e futebol do exterior faz parte do elenco profissional do Laguna desde a campanha para o acesso à série A do Estadual

O Laguna SAF, time de futebol potiguar fundado em abril de 2022, garantiu vaga inédita na Copa do Brasil 2026, um marco para a jovem equipe que também disputará a Série D no próximo ano. A conquista confirmada nesta semana pela CBF representa mais um passo no rápido crescimento do projeto, que nasceu com o propósito de unir desempenho esportivo, sustentabilidade e governança, tornando-se uma das primeiras SAFs do país a adotar integralmente práticas de gestão profissional e valores ESG.

Para o CEO da equipe, Rafael Fernandes, o feito reforça o posicionamento do Laguna como um modelo sólido e em plena evolução. “Para nós, essa vaga é a confirmação de que o projeto do Laguna está no caminho certo. Em pouco tempo, a equipe alcançou competições nacionais importantes, e isso reforça a credibilidade do nosso modelo de gestão, o comprometimento dos atletas e da comissão técnica, e o apoio de todos que acreditam no projeto. É um passo importante dentro de um plano muito maior que temos para o futuro do Laguna”, afirma.

Futebol e gestão juntos - Rafael destaca ainda que a estrutura da Sociedade Anônima do Futebol foi essencial para transformar o sonho do Laguna em realidade. As ações fora das quatro linhas refletiram também no desempenho da equipe com resultados positivos que confirmam o avanço do projeto, incluindo dois vice-campeonatos estaduais e um título com acesso para a elite do futebol Potiguar em apenas três anos.

“Alcançamos resultados muito expressivos num curto espaço de tempo, num modelo inédito de startup e com um orçamento realmente enxuto. Este ano, somando a equipe profissional e sub-20, foram 18 jogos e apenas uma derrota. Estreamos na primeira divisão de forma invicta até o segundo jogo das semifinais”, destaca Gustavo Nabinger, ex-jogador profissional, um dos fundadores e atual técnico da equipe.

Olho na base - O trabalho de base é outro pilar central da filosofia do clube localizado em Tibau do Sul, no litoral do Rio Grande do Norte. Em apenas três anos, 14 atletas formados nas categorias de base estrearam no time principal, incluindo Mateus, eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Potiguar 2025, e Kaiky, protagonista da maior venda da história do estado de um atleta de base (foi vendido ao Botafogo-RJ em 2024). Outros dez jogadores foram relacionados ao elenco profissional ao longo da temporada, quase metade do grupo que terminou o estadual entre os três melhores.


Ao longo dos anos, jovens como os citados acima também puderam trabalhar junto com atletas experientes no cenário nacional, como o atacante Bill, com passagens por clubes do exterior, além de Santos FC e Corinthians, entre outros. França, ex-jogador do Palmeiras também atuou pela equipe Potiguar na campanha do título e acesso para a primeira divisão do Estadual.

“Em 2026, queremos dar mais um salto em termos de estrutura e desempenho, sem perder nossa essência: desenvolver atletas, formar pessoas e competir em alto nível. Vamos seguir com a receita que tem dado certo, unir jovens com sede de vitória a jogadores experientes que trazem liderança e equilíbrio ao grupo”, conclui Rafael Fernandes.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações