Palmeiras ou Flamengo? Quem será o primeiro brasileiro com quatro títulos da Libertadores?

Arte: Conmebol

Palmeiras e Flamengo decidem a Libertadores 2025

Palmeiras e Flamengo decidirão no dia 29 de novembro, no Monumental "U", em Lima, no Peru, o título da Libertadores de 2025. Além disso, a final colocará em cheque quem será o time brasileiro com mais conquistas na competição: quatro, número ainda não alcançado por uma equipe deste país.

Apesar de ser o país com o maior número de clubes campeões da Libertadores (12) e agora, empatado com a Argentina, o maior em título geral (com 25 cada, contando 2025), os times brasileiros ainda estão atrás dos maiores campeões da competição, que são os argentinos Independiente (7) e Boca Juniors (6), além do uruguaio Peñarol, com cinco. Além deles, os também argentinos Estudiantes e River Plate têm quatro taças cada.

A liderança de títulos da Libertadores por times brasileiros começou com o Santos, que foi o primeiro a ganhar, em 1962, e repetiu o feito no ano seguinte, ficando com duas taças. Isto só foi repetido três décadas depois com o bi do São Paulo (1992 e 1993), após as primeiras conquistas de Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.

Grêmio, em 1995, e Cruzeiro, em 1997, se igualaram a Santos e São Paulo, com dois títulos cada. Após as primeiras conquistas de Vasco da Gama e Palmeiras, e um domínio do Boca Juniors (que conquistou três títulos e um vice em cinco anos), o Tricolor Paulista foi o primeiro brasileiro a chegar aos três títulos, em 2005, fato repetido pelo Santos, em 2011, depois de dois títulos do Internacional neste período (2006 e 2010).

Depois da conquista do Peixe, vieram os primeiros títulos de Corinthians e Atlético Mineiro, um hiato de conquistas brasileiras, entre 2014 e 2018, e veio a fase de domínio total do país na competição. De 2019 para cá, todos os títulos foram brasileiros, sendo que em quatro deles a final foi 'tupiniquim', algo que já tinha acontecido em 2005 e 2006. Só para se ter uma ideia, apenas uma vez dois argentinos fizeram a final, em 2018.


Além do domínio brasileiro, há um domínio ainda maior, de Palmeiras e Flamengo. O Verdão, com o bi em 2020 e 2021, e o Rubro Negro, com as conquistas de 2019 e 2022, chegaram aos três títulos na competição. Após isso, Fluminense e Botafogo, os dois últimos brasileiros do G12 nacional que não tinha ganham a taça, conseguiram.

O domínio de Palmeiras (2022 e 2023) e Flamengo (2019 e 2020) é repetido em território nacional, já que nesses mesmo período, cada time conquistou dois Brasileirões, tendo sido quebrados por Atlético Mineiro, em 2021, e Botafogo, ano passado, quando o clube também conquistou a Libertadores. Neste ano, Verdão e Rubro Negro disputam a ponta da Série A, mostrando mais uma vez o domínio dos dois clubes.

Então, Lima será o palco para definir quem será o grande brasileiro campeão da Libertadores. E quem você acredita que fature o título.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações