Foto: Úrsula Nery / Agência FERJ

Portuguesa foi campeã da Copa Rio
A Associação Atlética Portuguesa do Rio de Janeiro confirmou, nesta terça-feira, dia 7, oficialmente sua presença nas duas principais competições nacionais da próxima temporada: a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D 2026. Esta decisão faz com que o America, vice da Copa Rio, vá para a Série D, tirando o Moto Club, momentaneamente, do certame.
Por conta das recentes mudanças no calendário do futebol brasileiro, a Lusa conquistou também o direito de disputar a Série D 2026 via Ranking Nacional de Clubes da CBF, um reconhecimento direto ao trabalho de excelência e à constância da equipe nas competições nacionais.
Como atual campeã da Copa Rio, e dentro do prazo regulamentar — já que as vagas via federação em todo o país ainda estão em processo de homologação na CBF —, a Portuguesa manifestou oficialmente o desejo e a condição de disputar as duas competições nacionais.
"Essa vaga via ranking é um reconhecimento adquirido e simboliza um projeto sólido, que vem fazendo nossa Lusa cada dia mais forte. Temos orgulho dessa trajetória e seguimos firmes em nossa missão de orgulhar a Ilha do Governador, perseguindo nosso objetivo máximo: o acesso às divisões superiores do futebol nacional — um sonho que vem batendo na trave, mas que está cada vez mais próximo de se tornar realidade", disse a nota da Portuguesa.

America na Série D - Com a decisão da Portuguesa, a vaga na Série D via Copa Rio fica para o America, vice-campeão da competição. A definição tira vaga no quarto estágio do futebol nacional do Moto Club, que era o último time classificado até então via ranking.
O time maranhense ainda tem chance de conseguir vaga na Série D dependendo do desempenho do Marcílio Dias na Copa Santa Catarina, Brasil de Pelotas na Copa FGF ou do Tocantinópolis no Tocantinense. Esta mudança da Lusa Carioca elimina todas as chances do Campinense jogar a Série D. Além do Moto Club, Parnahyba e Concórdia ainda seguem com chances de vaga.
0 comentários:
Postar um comentário