Com informações da Super Rádio Tupi
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O troféu da Copa do Brasil
Através do presidente Samir Xaud, a CBF pensa em formalizar novas mudanças no regulamento da Copa do Brasil. Tais mudanças valeriam para a próxima edição, isto é, a partir de 2026. A informação da possibilidade foi divulgada inicialmente por Marcel Rizzo, do Estadão, nesta terça-feira (16). Ainda de acordo com ele, as novidades podem atingir todas as etapas da competição.
Para aliviar o calendário, a CBF analisa a possibilidade de fazer com que a Copa do Brasil seja disputada em jogo único até as semifinais. Somente a final, portanto, aconteceria em jogos de ida e volta.
Internamente, outra corrente ganha força: a possibilidade da final também acontecer em uma só partida. Com isso, a decisão seria em campo neutro, igual a final da Libertadores. Por ora, a Confederação Brasileira de Futebol não comenta o tema abertamente, já que tais mudanças podem ficar para outro momento.
Mudanças propostas pela CBF podem aliviar calendário nacional - Caso confirme as mudanças no regulamento da Copa do Brasil, a CBF promoveria um alívio no calendário nacional, já que removeria, várias datas ao longo da temporada. Para, por exemplo, um clube que inicia a competição na primeira fase e vai até a final, seriam seis jogos a menos, caso a final aconteça em duelos de ida e volta.
Caso a final também aconteça em somente uma partida, seriam sete compromissos a menos no calendário. O mais importante neste cenário é que a Copa do Brasil demandaria menos datas já ao longo do próximo ano, o que facilitaria a preparação das equipes para outras competições, como Libertadores, Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
Anteriormente, a inclusão de mais equipes no torneio era motivo de discussão por parte da CBF. Caso isso aconteça, a entidade pode precisar ampliar a quantidade de datas. As mudanças, portanto, podem acontecer em escala menor.

Mudanças recentes - Recentemente, a CBF promoveu mudanças no calendário da atual edição da Copa do Brasil. A entidade realocou os jogos das semifinais e final para dezembro, após o fim do Campeonato Brasileiro. Com isso, o próprio Brasileirão terminará antes, já que algumas rodadas acontecerão nas datas reservadas anteriormente para a Copa do Brasil.
O torneio de mata-mata terminará no dia 21 de dezembro. Antes das mudanças, a Copa do Brasil acabaria em 9 de novembro. O fim do Brasileirão, por sua vez, foi antecipado de 21 de dezembro para o dia 7 do mesmo mês.
0 comentários:
Postar um comentário