Com informações da CBF
Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Primeiro treino para a Copa América
A Seleção Brasileira Feminina realizou na tarde desta quinta-feira (3) o primeiro treino na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A atividade deu início à fase de preparação para a Copa América, que será disputada em Quito, no Equador, a partir de 12 de julho. A atividade teve duas ausências: Giovanna Waksman, que se apresentou no início da noite desta quinta, e Arthur Elias, que, por questões pessoais adiou sua chegada para a manhã de sexta-feira (4). O treino foi comandado pelo auxiliar técnico, Rodrigo Iglesias.
A atividade começou com o aquecimento sob o comando do preparador físico Marcelo Rossetti. Em seguida, o time trabalhou situações de ataque no terço final em campo reduzido, com foco em intensidade e competitividade.
Além das atletas convocadas para disputar a Copa América, foram a campo as jogadoras que Arthur Elias convocou para o período de preparação, uma estratégia para aprimorar o trabalho de alta performance e promover a integração das atletas mais experientes com as mais jovens. Entre elas a meio-campista Yaya, de 19 anos, convocada para substituir Ana Vitória, do Atlético de Madrid, cortada por conta de uma lesão na coxa direita.
“É claro que ninguém quer que uma companheira se machuque. Desejo melhoras para ela. Estou aqui para jogar por ela e por todas”, disse Yaya.
Com passagens pela sub-17 e sub-20 da Seleção Brasileira, Yaya já disputou o sul-americano e mundial nas duas categorias. A jogadora compara sua evolução a subir uma “escada, um degrau de cada vez” e se orgulha do amadurecimento adquirido na sua trajetória com a Amarelinha.
“Eu acredito que amadureci muito na questão mental. É algo que no futebol está em alta. Desde os 17 anos sinto uma ansiedade. Então acredito que hoje consigo cuidar melhor disso”, contou.

A primeira convocação de Yaya para a Seleção principal foi em 2019, com apenas 17 anos, para um torneio internacional e amistosos com a Seleção. Cinco anos depois, viveu um momento marcante e histórico na carreira: disputou os Jogos Olímpicos de Paris e conquistou a medalha de prata. Agora, vive a expectativa de disputar a primeira Copa América com a Seleção principal.
“Estou muito feliz de disputar a minha primeira Copa América. É claro que disputei uma Olimpíada, que é grande demais, mas é o mesmo sentimento de estar indo para uma Copa América.”
A Seleção segue a preparação na Granja Comary até o dia 10 de julho, quando embarca para Quito, capital do Equador, cidade sede da Copa América. O próximo treino está marcado para a sexta-feira (4).
0 comentários:
Postar um comentário