Arte: Show de Camisas

Apenas 23% dos torcedores brasileiros admitem o fanatismo por seu time de coração, mas o consumo relacionado com o futebol é cada vez maior e já atinge a marca de 59% dos sudestinos, como revela estudo realizado pela primeira vez pela Serasa.
A pesquisa “Gastos com Futebol”, que ouviu 2.940 pessoas de todas as regiões do país, mostra como o esporte impacta uma fatia do orçamento familiar e influencia o comportamento financeiro dos torcedores.
Entre os principais gastos no sudeste, as camisas de times continuam com larga vantagem de 76%, seguida por ingressos para assistir aos jogos (40%), outros produtos licenciados (39%), e streamings ou pay-per-view (35%). Mensalmente, 44% gastam até R$ 100.
Apesar dos gastos com estádio serem uma realidade, 65% dos torcedores do Sudeste acreditam que os eventos de futebol não são mais acessíveis ao público geral.
Um outro questionamento da pesquisa confirma o distanciamento. Quando perguntados sobre como assistem aos jogos, apenas 25,6% dos sudestinos indicaram o estádio como palco. A preferência é de TV aberta (75,1%) e TV fechada (60,1%), e chama a atenção, embora não surpreenda, que a soma de quem assiste a jogos pelo Youtube (51,6%) e por streamings (34,2%) se equipara ao percentual dos que ainda estão na TV aberta.

Com dinheiro ou não, o certo é que o futebol estimula que o brasileiro não se imponha limites para estar ao lado de seu time. Pelo menos 55% dos entrevistados já “cometeu alguma loucura” pelo seu clube e 65% pretende ir a jogos/campeonatos de futebol profissional nos próximos 2 anos.

O papel social do esporte - Além de movimentar o bolso do brasileiro, sete em cada dez pessoas do sudeste enxergam o papel social que o esporte representa no país. E 50% consideram o futebol como um grande aproximador de pessoas, promovendo laços entre familiares e amigos.
Durante a pesquisa foi possível perceber que o futebol feminino também está entre os eventos desejados pelo público. A porcentagem para assistir a Copa do Mundo feminina (12%) se aproxima da intenção de assistir ao mesmo campeonato masculino (16%), mostrando mais uma vez que o interesse do sudestino é pelo esporte e não pelo gênero.

Metodologia - A pesquisa encomendada pela Serasa foi realizada pelo Instituto Opinion Box em junho de 2025, e ouviu 2.940 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.
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