Pelo Catarinense, árbitro confirma gol do Barra contra o Caravaggio, termina o jogo e anula depois

Com informações do ge.com
Foto: Tiago Winter/Barra FC

Comemoração do gol que foi anulado após o fim da partida

A última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense tem uma grande polêmica a ser resolvida nos próximos dias na Justiça Desportiva. Na partida entre Barra e Caravaggio, em Nova Veneza, no sábado, o volante Natan, do Barra, marcou gol no último lance do jogo, validado pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, que encerrou o duelo logo em seguida. Mas, após o apito final, o juiz anulou o lance, sem explicar o motivo, para revolta dos jogadores, comissão técnica e diretoria do Pescador.

Em imagens que circulam pelas redes sociais, é possível ver o árbitro Bráulio da Silva Machado e o assistente apontando e correndo para o meio de campo, indicando a validação do gol. Em seguida ele encerra o jogo. Os jogadores do Barra comemoraram com os torcedores – a vitória significava a classificação para as quartas de final do Campeonato Catarinense.

Após o apito final, Bráulio informa que o lance foi anulado, fato que gerou um princípio de confusão entre jogadores e comissão técnica do Barra com integrantes da arbitragem.

Em súmula, o árbitro relata que expulsou Eduardo Souza, técnico do Barra, após o término da partida, “por invadir o campo de jogo indo em direção a equipe de arbitragem e reclamando de forma persistente e acintosa contra as decisões da mesma. Tal atitude incitou os demais jogadores, suplentes e dirigentes a invadir o campo e reclamar provocando um tumulto. Foi necessário a intervenção do policiamento para conter a atitude dos invasores”. O documento não faz menção ao motivo da anulação do gol.

O gol de Natan classificaria o Barra para a segunda fase do Campeonato Catarinense, além de manter o time de Balneário Camboriú na briga por uma vaga na Série D do Brasileiro do ano que vem. Com a anulação, o time ficou fora dos oito que avançam ao mata-mata, classificando consequentemente o Joinville.

No início da tarde deste domingo (23), o Barra divulgou nota oficial condenando a conduta de Bráulio e alegando que o fato “não condiz com as regras do jogo”. O clube também afirma que o erro “compromete o resultado da partida e levanta sérias dúvidas sobre a qualidade da arbitragem do futebol catarinense”.

Veja o lance

O Barra deve entrar com um pedido de contestação da anulação do gol no Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina nesta segunda-feira.

Contexto do campeonato - O Barra iniciou a rodada na oitava posição, com 12 pontos, entre as equipes que se classificavam para o mata-mata. Com os resultados da rodada naquele momento - todos os seis jogos ocorriam de forma simultânea - precisava vencer o Caravaggio fora de casa para confirmar a vaga nas quartas de final.

O gol que daria a vitória e a classificação foi marcado por Natan, aos 51 minutos do segundo tempo, último lance do jogo. O tento foi validado pelo árbitro Bráulio da Silva Machado em campo, mas anulado após o apito final.

Se o gol do Barra fosse confirmado, o Joinville seria eliminado. Com a anulação, o JEC voltou à oitava colocação e joga o mata-mata com o Criciúma. O resultado também rebaixou o Caravaggio.


Confira a nota oficial do Barra na íntegra:
O Barra Futebol Clube manifesta sua profunda indignação e repúdio com a conduta do árbitro Bráulio da Silva Machado na partida do último sábado (22) contra o Caravaggio. Após o gol de Natan no último minuto, o árbitro validou o lance, encerrando o jogo em seguida. No entanto, para a surpresa de todos, o árbitro voltou atrás em sua decisão, anulando o gol com o jogo já encerrado, o que não condiz com as regras do jogo, e desta forma prejudicando o Barra Futebol Clube.

Este erro compromete o resultado da partida e levanta sérias dúvidas sobre a qualidade da arbitragem no futebol catarinense.

Acreditamos que a falha do árbitro Bráulio da Silva Machado demonstra a necessidade urgente de aprimorar os critérios de avaliação, afinal um erro, como o de ontem, pode acabar com o projeto de uma temporada inteira, com o trabalho íntegro e honesto de todo um clube, além do fator campo. A pergunta que fica é: quem anulou o gol? Afinal, pelas imagens e pela visão de quem esteva no estádio, em nenhum momento há uma sinalização de infração por parte da arbitragem. O jogo termina e a decisão de anulação do gol é tomada após o apito final.

O Barra Futebol Clube pede a Federação Catarinense de Futebol (FCF) que apure o ocorrido com rigor e tome as devidas medidas, para que o campeonato não fique manchado e perca credibilidade. Reiteramos nosso compromisso com a defesa da ética e da transparência no esporte. O Barra Futebol Clube preza pela justiça, o que faltou ontem na decisão tomada pós jogo por parte da arbitragem.

23 de fevereiro de 2025
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações