Vicente Matheus, o eterno presidente do Corinthians

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Vicente Matheus acompanhando o Timão

Vicente Mateos Valle, conhecido como Vicente Matheus, foi um dos maiores presidentes da história do Corinthians, ficando no comando do clube por dezoito anos, durante mandando não consecutivos, e colocou o Timão em outro patamar no futebol nacional.

Nascido em Toro, na Espanha, no dia 28 de maio de 1908, o empresário se mudou cedo para o Brasil, e foi aqui que construiu toda sua carreira profissional e pessoal. Vicente trabalhava no ramo de pedreiras, que é extração de pedras e areia para construção civil. 

Após todo seu sucesso profissional, o empresário era declarado torcedor corintiano e entro para a parte administrativa do clube. Em 1959 ganhou o seu primeiro mandato no Timão, ficando na presidência do clube até 1961, mas acabou não conseguindo a reeleição. 

Com todo seu poderio financeiro, conseguia ajudar muito o Corinthians, injetando muito dinheiro. Além de todo poder, tornou-se uma figura folclórica dentro do futebol, produzindo muitas frases que geraram polêmicas na época.

Em 1971 voltou a ser presidente do clube, e foi onde teve seu melhor período, ficando durante 6 anos, com 3 mandatos consecutivos. Nestes anos, o empresário injetou muito dinheiro nos cofres do Timão, trazendo bons jogadores e dando retorno esportivo. 

Neste período que esteve à frente do clube, a equipe conquistou o Torneio do Povo (1971), Copa Cidade de São Paulo (1975) e Campeonato Paulista (1977). Porém, em 1977 acabou encerrando seu mandato, e Roberto Pasqua assumiu interinamente o comando do clube. 

Porém, Vicente retomou o comando ainda no mesmo ano, ficando por mais 5 anos no clube, com dois mandatos consecutivos. Foi novamente muito vitorioso, ajudando o clube a conquistar mais um Campeonato Paulista (1979) e um Torneio Feira de Hidalgo (1981). 

Em 1981 deixou a presidente do clube, depois de praticamente dez anos seguidos no comando. Porém, ficou pouco tempo de fora, pois em 1987 retornou a presidência do Corinthians. 

Os investimentos continuaram e cada vez mais pesado, pois Vicente queria que o clube conquistasse um título nacional, o que estava faltando em sua prateleira. A equipe conquistou mais um título Paulista (1988) e o tão sonhado Campeonato Brasileiro (1990). 


O empresário foi um dos maiores presidentes da história do Corinthians, fez a equipe paulista ser grande no futebol brasileiro, passando pela Democracia Corinthiana, com muitos ídolos. 

Em 1991 encerrou de vez sua passagem pelo clube, depois de 18 anos no comando do Sport Club Corinthians Paulista. Porém, a sua sucessora foi sua esposa Marlene Matheus. 

Infelizmente, Vicente Matheus acabou falecendo no dia 8 de fevereiro de 1997, aos 88 anos, deixando um legado gigantesco no Timão e no futebol brasileiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações