Começa nesta sexta-feira a Segundona Paulista 2024

Por Sérgio Oliveira / FATV
Foto: Júlio César Costa / Agência Paulistão


2024 marca um novo momento nas divisões de acesso do futebol paulista, pois agora o buraco para as equipes da última divisão estadual está um pouco mais fundo. Antes a Segunda Divisão era o quarto nível do estado, mas para a nova temporada a quinta divisão está de volta ,após 20 anos de ausência e os clubes vão ter que suar um pouco mais em busca do tão sonhado lugar ao sol.

Neste ano, 17 equipes vai disputar o título e duas vagas na Série A4 do próximo ano (quarta divisão). A competição é para jogadores sub-23.

De acordo com o regulamento, os clubes foram divididos em três grupos, sendo dois com seis equipes e um com cinco, onde se enfrentarão em turno e returno. Classificarão à segunda fase os quatro melhores de cada.

Na segunda etapa, os times serão novamente divididos em três chaves com quatro equipes. Os dois melhores de cada, além dos dois melhores terceiros colocados no geral, seguem adiante para o mata-mata, que terá quartas, semifinal e final em jogos de ida e volta. A partir da fase eliminatória, o empate no placar agregado dará a vitória à equipe de melhor campanha na somatória das fases.

Entre os participantes de 2024 temos que destacar o retorno de Araçatuba e Olímpia, duas tradicionais equipes do interior. No entanto três ausências serão sentidas. A 1ª é o Batatais, que desde os anos 70 não ficava de fora de uma divisão de acesso e não vai jogar em 2024. Outro é o AD Guarulhos, que desde 1981 quando se profissionalizou joga ininterruptamente as competições profissionais do futebol paulista. Para Fechar o tradicional Mogi Mirim também não dará as caras em 2024.

Confira agora Grupo por Grupo e time por time os destaques, novidades e curiosidades dos participantres da quintona 2024.

GRUPO 1
Araçatuba - Inter de Bebedouro - Fernandópolis
Olímpia - Tanabi - Tupã

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA ARAÇATUBA
Araçatuba

O Canário Voltou! Figurinha carimbada do paulistão nos anos 90 a tradicional AEA está de volta ao futebol profissional depois de quatro anos de ausência. O clube volta com nova diretoria e nova estrutura para tentar o acesso. O treinador será Guido Beltrão de 38 anos que foi ex-atleta profissional. Como treinador seu único título na recém iniciada carreira foi o título do Candangão Sub-20 pelo Planaltina. Seu ultimo trabalho foi no ASEEV de Goiás.

O time treina junto desde a primeira quinzena de Março. O elenco é formado basicamente por atletas que já trabalharam com o treinador Guido como o Zagueiro Adiel e o meia Diego anjos. Atletas da região Noroeste do estado também fazem parte do time como os Volantes Mazzaro e Pepeu e o meia Leozinho.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL
Bebedouro

O Lobo aposta na experiência de seu corpo técnico para fazer uma boa campanha na Quintona 2024. O gerente de Futebol é Olímpio Batista Ferreira, o Pinho, um dos reis do acesso do interior paulista, treinador do histórico Sampaio Correa campeão invicto da série C de 1997 e aos 79 anos é um dos mais velhos treinadores de futebol em atividade no país. Ao Seu lado outro veterano será treinador da equipe. Roberval Davino vai completar 70 anos, neste ano e já dirigiu vários clubes no cenário brasileiro, como Santa Cruz, Remo, CRB, Goiás, Bragantino, Santo André, Guarani, Fortaleza, entre outros pelo interior de São Paulo. Seu último time foi o Paulista de Jundiaí.

Sob o Comando da dupla de veteranos o elenco foi montado e iniciou os treinamentos em meados de Fevereiro. Nos amistosos preparatórios duas derrotas por 2x0 contra fortes equipes. Mirassol e Botafgo de Ribeirão preto, ambas participantes da Série B do Brasileiro.

FERNANDÓPOLIS FUTEBOL CLUBE
Fernandópolis

Recomeçar. Esse é o lema que o Fefecê emprega para temporada 2024. Na segundona do ano passado o time até fazia boa campanha, mas foi suspenso e excluído do Campeonato por suspeita de manipulação de resultados.

Para apagar a péssima impressão deixada o time aposta em nova diretoria e nova presidência. O treinador na quintona será Dudu Sales que em 2016 levou o sub-20 da águia até as quartas de final do Paulistão da categoria. Seus últimos trabalhos foram nas actegorias de base do Amparo e no Batel de Guarapuava no Paraná.

OLÍMPIA FUTEBOL CLUBE
Olímpia

Ausente da Segundona do ano passado após o rebaixamento da Série A3 2022, o Olímpia retorna apostando em atletas da região para fazer boa campanha.

O treinador será João Santos, profissional com longa passagem pelo Rio Preto e bastante conhecido pelo noroeste paulista. João contará em seu elenco com jogadores da região e que já trabalhou junto nas categorias de base como o volante Fernando Heilmann, o atacante João Godói e o lateral Ranisson.

TUPÃ FUTEBOL CLUBE
Tupã

Reestruturado e com nova diretoria o Tupã parece que vem forte para a disputa da Quintona. Com elenco experiente formado por jogadores que estavam na disputa da nova Quarta divisão pelo Nacional.

Vieram da Barra Funda os laterais direito Luan e Peu; os zagueiros Alê e Kevin, o lateral esquerdo Vinícius Dutra, o volante Marcos Vinícius, o meia Kaique e o atacante Gabriel.

O treinador do Indío da alta Paulista também estava pelos lados do Nicolau Alayon, é Diego Souza ex-meia do Palmeiras e de longa passagem pelo futebol Japonês. As expectativas estão altas pelos lados de Tupã.

TANABI ESPORTE CLUBE
Tanabi

O Tanabi aposta nos bons resultados de suas categorias de base para fazer um bom Campeonato no Profissional. O time será formado por destaques das duas últimas edições da Copa São Paulo de futebol Jr. Tanto em 2023 como em 2024 o Índio da Noroeste fez bela campanha, foi líder do grupo na primeira fase, mas caiu logo de cara no primeiro mata-mata para Chapecoense e Athlético, respectivamente.

O treinador também será o mesmo da Copinha, David Zaqueo, que desde 2019 comanda as categorias de Base do clube e agora parte para o profissional.

GRUPO 2
Barcelonona Capela - Colorado Caieiras
Flamengo de Guarulhos - Paulista de Jundiaí - São Carlos

BARCELONA ESPORTIVO CAPELA
São Paulo

Em 2023 o Barcelona ficou no quase. Contra as apostas da maioria do pessoal que acompanha o Campeonato, o elefante fez boa campanha e só não passou para a segunda fase por causa do critério de desempate.

Para nova temporada tudo caminhava bem, até a saída do treinador Romulo Senna que assumiu o sub 15 do novato Vital de Ibiúna e bagunçou todo o planejamento do time. O elenco base é o mesmo que sob o comando de Romulo conquistou o título da Copa Capital de futebol Junior e chegou nas quartas de final da Copa Ouro da APF. A diretoria ainda não definiu um treinador substituto para a estreia da Quintona.

COLORADO CAIEIRAS FUTEBOL CLUBE LTDA.
Caieiras

Poucas são as informações a respeito do Colorado para a disputa da quintona 2024. O Clube que foi lanterna de seu grupo no ano passado faz mistério na divulgação do elenco e do time que disputará a competição.

O que se sabe é que o treinador será Wagner de Souza que já trabalhou como auxiliar técnico no clube e agora assume a direção do time.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FLAMENGO
Guarulhos

Mais um ano de grande investimento no Flamengo e mais um ano que o Corvo entra como favorito na última divisão estadual. A dúvida é: Será que agora vai? Ano passado depois de uma grande primeira fase problemas internos fizeram o time cair de rendimento e a equipe foi eliminada na fase seguinte.

Para 2024 a diretoria aposta na experiência de João Vallim para o comando técnico do time. Vallim é um velho conhecido da torcida guarulhense já que passou pelo clube em 2013 e 2014.

O elenco conta com 19 atletas e o Flamengo ainda não encerrou as contratações e fechou o time. Com o fim das Séries A3 e A4, a diretoria vai atrás de destaques sub-23 desses campaeonatos.

PAULISTA FUTEBOL CLUBE
Jundiaí

Falar da tradição e da história do Paulista é desnecessário. Todo mundo sabe o peso da camisa do galo da japi , por isso mais uma vez o investimento em Jundiaí para sair da última divisão do estado e reencontrar os dias de glória é grande.

A missão de comandar talvez a equipe de mais camisa no Campeonato é de Fausto Dias, Jundiaiense de Nascimento, ex-jogador do clube e assistente técnico desde 2022. Fausto trabalha desde o início de Fevereiro na montagem do elenco que conta com 26 atletas.

Destaque para o meia atacante Léo Souza, campeão da Segundona ano passado pelo União São João, o centroavante Jhonathan que já disputou a competição pelo Ska Brasil, o Zagueiro Otávio que estava na Base do Atlético Mineiro e o Volante Adelan bastante rodado no interior Paulista e que jogou a segundona pelo Fllamengo de Guarulhos. Nos Amistosos preparatórios duas vitórias contra os time Sub-20 do São Paulo e do União São João e derrota para os times principais de Ituano e Ponte Preta.

SÃO CARLOS FUTEBOL CLUBE
São Carlos

Poucas são as informações a respeito da formação do Elenco do São Carlos para o Campeonato, o que se sabe até o momento é que a diretoria espera a definição dos acessos da série A4 para anunciar reforços que estavam na competição. Alguns jogadores do outro time da cidade o São carlense, eliminado nas quartas de final pelo Ska Brasil, também devem pintar no time.

A aposta da diretoria do clube para a temporada, será na experiência e conhecimento de João Batista, técnico campeão da Segundona do ano passado, pelo União São João. Desde o final de janeiro ele trabalha no planejamento para a temporada.

GRUPO 3
Atlético Mogi - ECUS - Manthiqueira
Mauaense - Mauá - União Mogi

CLUBE ATLÉTICO MOGI DAS CRUZES DE FUTEBOL
Mogi das Cruzes

Tudo indica que uma nova era de mais organização está começndo no Atlético Mogi. Depois da quebra do péssimo retrospecto de anos anteriores e de quase se classificar para a segunda fase do Campeonato no ano passado, a aposta é na manutenção do treinador Fred Freitas para montagem do elenco e na parceria com o ex- atacante Victor Sapo para auxiliar na diretoria executiva e trazer investimentos ao clube.

O clube tem usado bastante as redes sociais para divulgar peneiras e buscar jogadores interessados em disputar o Campeonato. Numa competição onde é muito complicado montar elenco e conseguir jogadores interessados pode ser uma alternativa interessante. Ao todo o time vai disputer a última divisão com 26 atletas.

Como teste preparatório o time enfrentou nada menos que o São Paulo, de Lucas e James Rodriguez. O placar de 10 a 0 favorável ao Tricolor mostrou bem a diferença técnica das duas equipes

ESPORTE CLUBE UNIÃO SUZANO - ECUS
Suzano

Nas últimas temporados o ECUS vem aparecendo mais pelos problemas fora de campo do que pelo futebol apresentado e boas campanhas. W.O.s, dívidas e campanhas ruins na última divisão do estado. Ano passado terminou como pior time do campeonato e com pontuação negativa por causa dos problemas na justiça.

Para recomeçar uma nova história, o time está com nova diretoria comandada pelo ex-meia William que ao longo da carreira acumulou passsagens por Juventus, Palmeiras e São Paulo. O trabalho não será fácil já que é o primeiro trabalo do recém aposentado atleta como gestor.

O Leão da Colorado será comandado pelo treinador Renan Martins. Renan tem passagens como auxiliar técnico e preparador físico pelo EC São Bernardo, Ji-Paraná, de Rondônia, Costa Rica e Operário, ambos do Mato Grosso do Sul.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MANTHIQUEIRA
Guararinguetá

A Laranja Mecânica caiu na segunda fase da segundona ano passado numa campanha considerada positiva pelo presidente (afastado a alguns anos), treinador, filósofo e faz tudo do time Dado Oliveira .

Para 2024 pouca coisa muda. Dado Oliveira continua dando as cartas dentro e fora de campo e mais uma vez será treinador do time que aposta em parcerias para se manter vivo. Na parte administrativa parceria como uma gestora de São José dos Campos. Aa parte técnica parceria com clubes amadores para treinar e montar elenco. Entre os clubes que o time tem parceria destaque para o Legionários de Bragança Paulista e o Grêmio Atibaiense de Atibaia.

E assim, cheio de parcerias, o time vai se mantendo vivo e Dado mantem o seu sonho de ter um time de futebol.


MAUÁ FUTEBOL CLUBE
Mauá

O Mauá FC será treinado pelo ex-vZagueiro Petterson Martins que como jogador venceu a segundona 2011 pelo Independente de Limeira e a A2 de 2014 pelo Capivariano. Como Treinador o último trabalho dele foi na Série A4 pelo Independente de Limeira. Na segundona do ano passado foi um dos responsáveis pela boa campanha do Barcelona.

O elenco é formado por atletas que já jogaram o estadual sub-20 pelo próprio Mauá e atletas com idade sub-23 que já trabalharam com Petterson em outros clubes como o Zagueiro Luiz Felipe.

GRÊMIO ESPORTIVO MAUAENSE
Mauá

Campeão da última divisão em 2003, o Mauaense quer repetir o feito para trilhar tempos melhores no futebol paulista. Para tentar retomar o caminho dos acessos, a diretoria aposta nesta temporada no trabalho do experiente técnico Marcos Bruno, que já teve passagens pela Inter de Limeira, Patrocinense e Atlético Roraima.

Entre os jogadores do elenco destaque para o atacante Deivisson que jogou a segundona ano passsado pela Francana, o goleiro Matheus Moyses que jogou a série A4 pelo Independente e o meia Kenedy ex-Volta Redonda. O time ainda tem um meia estrangeiro na disputa o Salvadorenho Odir Acosta que estava no futebol da Alemanha.

UNIÃO FUTEBOL CLUBE
Mogi das Cruzes

Em 2024, o União terá a missão de apagar a má campanha da temporada passada, quando terminou na lanterna do seu grupo na primeira fase, com apenas uma vitória em dez jogos. Para isso, está treinando desde o início de Março.

A preparação começou com o anúncio de Robison Santos como técnico para a segundona. O novo comandante do Alvirrubro terá sua primeira experiência no futebol paulista, é ex-jogador profissional e atuou como goleiro em times do Brasil e da Bolívia, onde iniciou a carreira como treinador em 2010. Ao todo, foram sete anos na Bolívia, onde dirigiu o Club Libertad, Deportivo Cooper e Deportivo Ferroviario. No Brasil, Robison tem passagens por equipes do Mato Grosso, como Viana, Novoperário e Moreninhas.

Com a supervisão de Robison o time realizou peneiras e testes com jogadores que disputaram a copinha 2024. Foram contratados 12 novos jogadores que juntos aos que já estavam no clube e os aprovados na peneira formam o grupo de 28 atletas. Destaque alternativo para dois estrangeiros no elenco o zagueiro boliviano Jéfferson Sotomaior, de 21 anos, e o japonês Ryusei Karasawa, de 19 anos , que terão a primeira experiência no futebol profissional em solo brasileiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações