Brasileirão Série C começa neste sábado

Por Fabio Rocha, Lucas Paes, Ricardo Pilotto, Emerson Gomes, Felipe Roque, Diego Dantas e Victor de Andrade
Foto: Léo Piva / CBF


Tem início neste sábado, dia 20, a edição de 2024 do Campeonato Brasileiro da Série C de 2024, o terceiro nível do futebol nacional. São 20 equipes na luta pelo acesso à Série B e fugindo do rebaixamento para a Série D.

ABC FUTEBOL CLUBE
Natal-RN

Com um começo de ano instável, o ABC tenta se firmar para a disputa do Brasileirão Série C, com o objetivo de subir de divisão. A equipe trocou de treinador em março, trazendo Marcelo Cabo, e nesta semana confirmou Francisco Diá como consultor técnico, buscando melhorar o elenco para brigar pelos seus objetivos. Nos últimos dias, o clube confirmou dois reforços, o lateral Felipe Albuquerque e o meia-atacante Gabriel Santiago. O time estreia na segunda-feira (22), às 20h, contra a Ferroviária, no Estádio Doutor Adhemar de Barros.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA APARECIDENSE
Aparecida de Goiânia-GO

Campeã da Série D em 2021, a Aparecidense entra confiante em mais uma participação na terceira divisão nacional. O time goiano é comandado pelo ex-meia Lúcio Flávio, de 45 anos, que dirigiu o Botafogo no ano passado. Na atual temporada, o Camaleão ficou em terceiro no Campeonato Goiano e garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Os destaques da equipe ficam com o experiente meia Robert e do zagueiro Vanderley. Apesar de ter um bom time no papel e destaques individuais, a Aparecidense ainda não passa confiança nos momentos decisivos. Na Copa do Brasil, o Camaleão foi eliminado pelo Villa Nova-MG na primeira fase.

ATHLETIC CLUB
São João Del Rei-MG

Caçula da competição, o Athletic chega a competição reformulando seu time pós estadual, mas mantendo o treinador Roger Silva, que chegou durante a competição. A equipe tem atletas experientes como o volante Rômulo , o centroavante Jonathas, e traz treze reforços para a estreia na competição, com destaque para os atacantes Diego Farias, com larga carreira na Itália e Denilson, ex-Rio Claro.

BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE
João Pessoa-PB

O Botafogo chega a sua 11ª temporada consescutiva na Série C com a chegada de um velho conhecido: o treinador Evaristo Piza comandará o clube pela terceira vez e é esperado um novo sucesso á frente do Belo, uma vez que sob suas instruções, o clube já foi campeão estadual, em 2019. Após o vice-campeonato paraibano nesta temporada, o clube trouxe caras novas para a terceira divisão nacional como o zagueiro Lucas Balardin, vice-campeão da Série A2 com o Noroeste, que garantiu acesso para o Paulistão em 2025. Também vale respaldar os experientes Dalton goleiro ex-Figueirense, Lenon defensor ex-Guarani e Pipico, que vem sendo o principal artilheiro do clube na temporada com seis gols.

SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA CAXIAS DO SUL
Caxias do Sul-RS

Comandado por Argel Fuchs, o Caixas vem fazendo um bom começo de ano, chegando a semifinal do gauchão, sendo eliminado em dois jogos disputadíssimos contra o Grêmio. A equipe vem forte em busca do objetivo de subir para a Série B, e é uma das favoritas a conquistar essa vaga, pois tem um elenco forte, que ainda se reforçou em abril, trazendo o zagueiro Lucas Cunha, capitão da Portuguesa Santista.  O clube estreia neste sábado (20), às 19h30, contra o Athletic, no Estádio Francisco Stédile.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CONFIANÇA
Aracaju-SE

Após tropeços na pré-Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Confiança chega embalado pelo título estadual conquistado sobre o Sergipe, maior rival. Comandado pelo técnico Gerson Gusmão, que tem experiência em acessos, o Dragão busca uma campanha que garanta o retorno à Série B. Na última edição da terceira divisão nacional, os azulinos não avançaram para a segunda fase por conta de um ponto.

CENTRO SPORTIVO ALAGOANO - CSA
Maceió-AL

Eliminado na primeira fase do estadual, porém campeão da Copa Alagoas, o CSA chega a Série C tentando se reconstruir. A equipe se reforçou visando a disputa da  competição e trouxe nomes como o goleiro Thomazella, que passou recentemente pela Lusa e o atacante Vitor Leque, ex-Joinville. O Azulão passou rencentemente por uma crise que além de mudar todo o departamento de futebol, gerou até um transferban na FIFA que já foi solucionado. O comando será de Cristian de Souza, terceiro treinador no ano e a pretensão do CSA é inicialmente permanecer na Série C, para depois pensar em objetivos maiores em meio a reconstrução que o clube vive.

ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES
Araraquara-SP

Recém promovida da Série D do Brasileirão, a Locomotiva volta à terceira divisão nacional com algumas mudanças em relação ao time que disputou o Paulistão A2 neste ano. A diretoria do clube de Araraquara segue fazendo uma reformulação no plantel, já que perdeu seis jogadores após a eliminação no Estadual. Um deles, foi Matheus Batista, que era o artilheiro da equipe com cinco gols marcados. A estreia da Ferrinha acontece na segunda feira, 28, às 20 horas, contra o ABC-RN, em casa.

FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE
Fortaleza-CE

O Ferroviário está de volta a Série C após conquistar a quarta divisão nacional pela segunda vez em sua história. A equipe treinada por Maurício Copertino já completou mais de um mês sem entrar em campo na temporada e estreará na competição em 21 de abril, onde visitará o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis e para tentar fazer bonito no Brasileirão Série C, o Ferrim conta com parte do elenco campeão da Série D em 2023 como por exemplo o veterano artilheiro Ciel e o volante Cesar Sampaio, que acumula passagens por Sampaio Corrêa e América-RN. Entre as caras novas, vale destacar o meia Rhayner ex-Náutico, Fluminense e futebol japonês.

FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE
Florianópolis-SC

O Figueirense passou por uma reformulação total neste ano. Em dezembro, uma nova diretoria assumiu o Figueirense SAF, com investimento externo do Fundo Clave e com Enrico Ambrogini, ex-Cruzeiro, sendo o CEO do clube, e Marco Aurélio Cunha como diretor-executivo. O técnico João Burse, ex-Tombense e Vitória, foi apontado como comandante da equipe. No Catarinense, um bom desempenho, comparado com anos anteriores, mas o Furacão foi eliminado nas quartas de final pelo Barra, que disputa a Série D. Foi o segundo ano consecutivo que o Figueirense não chega ao menos na semifinal estadual.

FLORESTA ESPORTE CLUBE
Fortaleza-CE

Depois de um começo de ano com muitas dúvidas, o Floresta promete brigar para subir a segunda divisão do Brasileirão. O verdão manteve a comissão técnica do estadual, permanecendo com o trabalho de Felipe Surian, e nesta última semana trouxe reforços importantes para a competição, como o atacante experiente Jean Silva, o meia Wescley e o atacante Emerson Carioca. A equipe estreia na competição no domingo (21), às 19h, contra o Botafogo-PB, no Estádio Presidente Vargas.

LONDRINA ESPORTE CLUBE
Londrina-PR

Outro clube cujo a palavra chave é reconstrução é o Londrina. Com a recente venda da SAF, o Tubarão tenta aos poucos se reconstruir e até chegou ao mata-mata no estadual, mas caiu com goleada para o Athletico Paranaense por 6 a 0. Émerson Ávila está trazendo reforços como Tauã, volante da Lusa e o meia Samuel Andrade, do XV de Piracicaba. Apesar de pensar no acesso, a projeção mais realista para o Londrina é brigar por uma vaga na segunda fase.

CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE
Recife-PE

Após fracasso na Série C do ano passado, quando sequer conseguiu classificação para a segunda fase, o Náutico passou por uma grande reformulação. Inclusive, na diretoria, com a oposição vencendo as eleições no clube. Dentro de campo, com uma folha de R$ 600 mil e 21 contratações feitas, o time conseguiu as metas traçadas (vaga na Copa do Brasil de 2025, classificar para a segunda fase do Nordestão e chegar à final do Estadual). Apesar disso, o desempenho não agradou. O que custou o cargo do técnico Allan Aal, demitido entre os dois jogos das finais do Pernambucano contra o Sport. Para o seu lugar veio Mazola Júnior, que tem no currículo dois acessos à Série B (por Paysandu e Oeste).

CLUBE DO REMO
Belém-PA

Depois de perder a final do Campeonato Paraense para o Paysandu, o Leão investiu na montagem do seu elenco para brigar pelo acesso à Série B do Brasileirão do ano que vem. Para isso trouxe jogadores conhecidos como Ytalo, ex-Red Bull Bragantino, Ribamar, ex-Botafogo, e Kelvin, ex-Palmeiras e São Paulo. A equipe azulina inicia a sua campanha contra o Volta Redonda neste sábado, 20, às 17 horas, no Mangueirão.

SAMPAIO CORRÊA FUTEBOL CLUBE
São Luiz-MA

Rebaixado na Série B em 2023, o Sampaio Corrêa está de volta a terceira divisão após cinco temporadas. A equipe treinada pelo jovem Thiago Gomes, de 39 anos segue viva na Copa do Brasil e é finalista do campeonato estadual, onde decide o caneco diante do rival Maranhão. A estréia da equipe na Série C está prevista para 24 de abril, onde visitará a Aparecidense no Estádio Municipal Annibal Batista de Toledo em Aparecida de Goiânia. No elenco, o goleiro Felipe ex-Corinthians e Flamengo; e o lateral-esquerdo Cortês ex-Botafogo e Grêmio são os nomes mais conhecidos do grande público. Também deve-se respaldar os experientes Pimentinha e Eloir, que possuem mais de 400 partidas disputadas pela Bolívia Querida cada um. No ataque, Bruno Baio vem sendo o principal artilheiro no ano com 11 gols.

SÃO BERNARDO FUTEBOL CLUBE
São Bernardo do Campo-SP

Fora de campo, o Tigre perdeu sua espinha dorsal, com as saídas do CEO Lucas Andrino e do treinador Márcio Zanardi para o Goiás. Para seua lugares chegaram o antecessor de Zanardi, Ricardo Catalá e ao cargo executivo Marco Gama. A equipe conta com elenco entrosado e mantido no clube a um bom tempo. Destaques para os atacantes Kayky e João Carlos, o meia Vitinho e o experiente zagueiro Rafael Forster. A equipe paulista tentará o acesso que escapou por pouco na temporada passada.

ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ
Porto Alegre-SP

Eliminado nas quartas de finais do Gauchão, o São José chega ao Brasileiro com poucas mudanças em relação ao elenco. Após a participação no estadual, o clube de Porto Alegre acertou a chegada de seis jogadores. Entre eles estão jogadores com boa participação no certame regional. São os casos, por exemplo, do meia Diego Sodré e o centroavante Gabriel Morbeck, que estavam no São Luiz. No atual elenco do Zequinha destaque para o Fábio Rampi. Além de ser uma liderança, o goleiro se notabiliza por ser um dos artilheiros do time. Responsável pelas cobranças de pênaltis, ele já anotou em duas oportunidades. Outra referência é o jovem atacante Renê. O atleta, de 20 anos, marcou quatro gols no estadual e desbancou nomes mais experientes como Roberson, assumindo a titularidade.


TOMBENSE FUTEBOL CLUBE
Tombos-MG

Apesar do rebaixamento na Série B do Brasileirão em 2023, o Gavião Carcará deu uma resposta rápida para o torcedor alvirrubro. Sob comando do técnico Raul Cabral, o time chegou às semifinais do Campeonato Mineiro e conquistou o título do Mineiro do Interior pela quarta vez (2014, 2020, 2021 e 2024). A boa campanha garantiu o Gavião Carcará na Copa do Brasil em 2025.

VOLTA REDONDA FUTEBOL CLUBE
Volta Redonda-RJ

O Voltaço preocupa para a disputa da Série C. O time aurinegro fez uma campanha bastante fraca no estadual, inclusive se preocupando com o rebaixamento e acabou trocando Felipe (o Maestro, ex-jogador do Vasco) por Rogério Corrêa no comando do time. O treinador quase levou a equipe a Série B no ano passado. Porém, Rogério ainda não conseguiu fazer um grande papel a frente da equipe. O elenco foi reformulado e tem como principal nome o zagueiro Wellington Silva, que já passou pelo Fluminense. A ideia inicial é apenas permanecer na Série C.

YPIRANGA FUTEBOL CLUBE
Erechim-RS

O Ypiranga vem nas últimas temporadas se firmando como força na Série C e busca elevar o nível com o acesso. Para isto o treinador Thiago Carvalho conta com elenco experiente, e ainda busca reforços vindos dos estaduais para aumentar o poder de fogo do elenco. O atacante Reifit (ex-Oeste) e o meio campista Caio Vitor(ex-Volta Redonda) foram os últimos contratados.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações