Por Fábio Rocha
Foto: Arquivo
O São Paulo foi campeão de 1977 já em 1978
Há 46 anos o São Paulo conquistava o seu primeiro título de Campeonato Brasileiro. Foi em 1977, mas a competição só terminou no dia 5 de março de 1978. O tricolor fez uma uma campanha regular e teve uma final dificílima contra o Atlético Mineiro, e nos pênaltis ficou com o título.
A competição ocorreu com 62 times, na primeira fase. Eram quatro grupos com 10 e dois com 11. Os cinco melhores passavam para a próxima fase, e os outros iam para a repescagem.
Na repescagem, as equipes foram separadas em seis grupos e apenas o primeiro colocado voltava à competição para a terceira fase. Na segunda fase, as equipes foram dividas em seis grupos, os três primeiros classificavam. Os 24 clubes que passaram foram divididos em quatro e apenas os líderes passaram para a fase final. Lembrando que todas as fases foram de turno único.
O São Paulo fez uma competição regular, não era a melhor equipe, mas estava entre uma das melhores. O time conseguiu manter um bom desempenho durante todas as fases, jogando um futebol rápido e vertical, além de ter uma defesa muito sólida.
O tricolor foi passando fase a fase, mantendo sempre seu padrão de jogo. A equipe paulista chegou até a fase final, de mata mata, como um dos favoritos para a conquista do título.
A equipe chegou para a semifinal junto com o Atlético Mineiro, que era o grande favorito, Londrina e Operário. O São Paulo enfrentou o Operário e não teve muitas dificuldades, logo no primeiro jogo venceu por 3 a 0, encaminhando sua vaga para a grande final.
No jogo de volta, o time até perdeu por 1 a 0, mas conseguiu a vaga para a grande decisão. O Atlético Mineiro também garantiu a sua vaga depois de dois jogos muito movimentados, e venceu no agregado por 6 a 4.
Chegaram as duas melhores equipes para a final, mas o Galo tinha feito uma competição melhor, e chegou a decisão invicto.
A final era em jogo único e a equipe de melhor campanha tinha o mando de campo, por isso a decisão foi no Mineirão, em Belo Horizonte, para mais de 100 mil pessoas. A partida gerou expectativa em todo público, e a maioria acreditava na vitória do Galo.
Porém, o tricolor chegou com seu jogo sólido, tendo uma defesa muito bem postada e apostava no seu estilo mais defensivo para ganhar a competição. A equipe paulista conseguiu controlar o forte ataque do Galo, e o jogo foi muito truncado, terminando em 0 a 0.
Na prorrogação a partida se manteve empatada; pois a defesa tricolor fez um jogo impecável. A decisão foi para as penalidades e brilhou a estrela do goleiro Waldir Peres, sendo o herói do tricolor, dando o primeiro titulo do Campeonato Brasileiro ao São Paulo.
O time tricolor era formado por: Waldir Peres, Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Darío Pereyra e Teodoro; Viana, Mirandinha e Zé Sérgio. Técnico: Rubens Minelli.
0 comentários:
Postar um comentário