A passagem de Iván Helguera pelo Espanyol

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Helguera jogando no Espanyol

A era dos Galácticos foi, apesar do nome, um período de altos e baixos da história recente do Real Madrid. Entre o final dos anos 1990 e a primeira metade dos anos 2000, o time merengue teve uma porção de jogadores históricos, obtendo alguns sucessos, mas também tendo problemas quando a equipe ficou muito estrelada. Um dos jogadores que passou pelo time no período foi o defensor Helguera, que antes teve uma passagem interessante pelo Espanyol. 

Nascido num 28 de março como hoje, só que em 1975, Helguera ficaria ao longo de sua carreira reconhecido, talvez de maneira até injusta, como um dos jogadores mais comuns daquele período em que jogou no Real Madrid. Porém, o atleta, nascido em Santánder, começou sua carreira no Racing B e passou por alguns clubes menores antes de desembarcar já com alguma experiência na catalunha em 1998, no início da temporada 1998/1999.

Na época, o que talvez tenha mudado a carreira do zagueiro espanhol seja passar pelas mãos do histórico Marcelo Bielsa. Já em pouco tempo foi possível ver qualidade no jogador, que em alguns momentos jogava até como primeiro volante na mão do treinador argentino. Titular absoluto em todos os jogos praticamente, Helguera rapidamente foi um dos nomes que caiu nas graças da torcida, de um time que fazia boa campanha na competição.

O Espanyol, que ainda avançaria até as quartas de final da Copa do Rei e teria a segunda melhor defesa do Campeonato Espanhol daquela temporada, teve em Helguera um de seus pilares naquele momento. Seu bom desempenho chamou a atenção do Real Madrid, que antes sequer da temporada chegar ao final já chegou a um acordo com o clube da Catalunha para a transferência do defensor para o Bernabéu. Marcou seus dois gols pelo clube em jogos sequenciais, contra La Coruña e Villareal, na 23ª e 24ª rodada.


Helguera só foi deixar de jogar um jogo pelos Periquitos em La Liga na 23ª rodada. Foi a única partida que perdeu no campeonato todo pelo clube. Se despediu do clube em uma vitória diante do Real Oviedo, na última rodada ,que garantiu ao Espanyol a vaga na maluquíssima Copa Intertoto da UEFA, com a sétima colocação do campeonato. 

Ele se despediu do clube com 40 jogos disputados e dois gols marcados, para fazer parte a partir de então do elenco do Real Madrid. Pelos Merengues, faria história. Pendurou as chuteiras na temporada 2007/2008, atuando pelo Valencia. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações