A bola vai rolar para o Paulistão A3 a partir desta quarta-feira

Por Emerson Gomes, Felipe Roque, Lucas Paes, Fabio Rocha, Ricardo Pilotto, Victor de Andrade
Arte: FPF


O Campeonato Paulista da Série A3 tem iniício nesta quarta-feira, dia 24, com oito jogos da primeira rodada do certame. São 16 equipes na competição, buscando as duas vagas de acesso para a A2 e fugindo do rebaixamento para a recém criada A4.

Neste Paulistão A3, na primeira fase, as 16 equipes jogam entre si, em turno único. Os dois últimos colocados são rebaixados para a A4 de 2025, enquanto os oito primeiros avançam para a segunda fase, que tem mudanças em relação aos anos anteriores: ao invés dos dois grupos de quatro times, agora será mata-mata até a decisão. Vale lembrar que os dois finalistas estarão na A2 da próxima temporada.

Confira como estão os clubes:

BANDEIRANTE ESPORTE CLUBE
Birigui

O Bandeirante de Birigui chega para a disputa da A3 por mais um ano em 2024. Jogando a divisão desde 2021, a equipe quer, pelo menos, um resultado melhor do que o ano passado, quando bateu na trave e nem da primeira fase passou, ficando uma posição atrás da zona de classificação. Para isso, a diretoria anunciou o técnico Thiago Oliveira para comandar o time em 2024, além de um pacotão de reforços. A equipe de Birigui começa sua caminhada na A3 de 2024 contra o recém rebaixado São Caetano, amanhã (24), às 20h, jogando em sua casa.

CATANDUVA FUTEBOL CLUBE
Catanduva

Recém chegado da Segundona, onde foi vice-campeão no ano passado, o Santo, conhecido assim pela ligação com a Igreja Católica, já que o dono da equipe é um padre, que também é o prefeito da cidade, vem para 2024 com o objetivo de primeiramente permanecer na Série A3. A equipe azul e amarela manteve alguns nomes que fizeram parte da campanha da Segundona do ano passado, mas foram diversas contratações, sendo a mais conhecida o atacante Thiago Ribeiro. Além deles, nomes experientes na divisão como o zagueiro Brumatti se juntam a jovens como o meia Deyvid, que inclusive é formado na base da Briosa. O time de Samuel Dias pretende permanecer na divisão com esses nomes.

DESPORTIVO BRASIL
Porto Feliz

O Desportivo Brasil fez uma boa campanha ano passado na primeira fase, mas acabou caindo na segunda, vem esse ano em busca do acesso. A equipe aposta em jovens promessa e um time forte fisicamente para tentar conquistar o grande objetivo. O clube acabou vivendo uma semana agitada, às vésperas do início da competição, trocando o técnico Mavi Lopes e contratou Fábio Toth, que estava no Audax.

ESPORTE CLUBE SÃO BERNARDO
São Bernardo do Campo

Depois de ter ficado mais uma vez perto de voltar para a A2 em 2023, o EC São Bernardo disputou a Copa Paulista e não fez uma boa campanha, ficando na primeira fase. O time tem muitas caras conhecidas do ano passado, começando pelo treinador Renato Peixe, mas também tem reforços, com o atacante Amarildo, que estava na Itapirense.

GRÊMIO DESPORTIVO PRUDENTE
Presidente Prudente

O Grêmio Prudente teve um 2023 de semifinais, tanto na A3, quando ficou perto do acesso, como na boa campanha na Copa Paulista, onde eliminou a Portuguesa de Desportos. Mantendo a base do ano passado, tendo como destaque o experiente goleiro Luiz, o Carcará conta também com reforços importantes, como o atacante Maranhão, ex-Itabirito.

SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPIRENSE
Itapira

A Itapirense, em 2023, chegou a liderar o Paulistão A3, mas caiu de ritmo na reta final e ficou de fora do G8. Para este ano, mudanças: o treinador Tássio Ferreira foi para o XV de Jaú e para o seu lugar veio Genilson França. No elenco, muitas caras novas para atingir o objetivo: não cair para a Série A4 de 2025.

MARÍLIA ATLÉTICO CLUBE
Marília

O Marília era um dos favoritos do ano passado, terminou em primeiro lugar na fase inicial, mas acabou caindo na segunda etapa. A equipe acabou sendo irregular na fase final e esse ano trocou sua comissão técnica, trazendo mais experiência para tentar ter mais regularidade durante a competição, e assim conseguir brigar pelo acesso. A equipe vem de uma Copa Paulista de altos e baixos.

ESPORTE CLUBE LEMENSE
Leme

O Lemense tenta retornar a série A2 após o rebaixamento no ano anterior. E para isto o elenco será comandado pelo experimentado treinador João Vallim. Mais uma vez o plantel é recheado de jovens, com a adição de alguns atletas experientes, como Anderson Cavalo e Elias Ceará. A FPF autorizou a agremiação utilizar o nome Esporte Clube Lemense, usando as datas de fundação do tradicional time da cidade. Antes, estava sendo chamado de Lemense Futebol Clube.

SOCIEDADE ESPORTIVA MATONENSE
Matão

A Matonense vem evoluindo após cada ano na Série A3. A Águia voltou para a divisão em 2022 e no ano passado se classificou ao mata-mata. Comandada por Paulo Cesar Catanoce, a SEMA tem um elenco curto, pelo menos no que diz respeito a atletas registrados na FPF, para 2024 e tentará fazer uma boa campanha numa mescla de jovens e experientes. Reforços ainda devem chegar durante as primeiras rodadas para a equipe de Matão. O nome mais conhecido talvez seja do experiente goleiro Alan Tobias, que já defendeu a União Barbarense em 2018. Apesar da evolução, o primeiro objetivo da equipe deve ser permanecer na A3, para depois pensar em voos maiores, ainda mais com o caminho que fará com que o clube precise evoluir durante a campanha.

RED BULL BRAGANTINO II
Bragança Paulista

O Red Bull Bragantino II foi mais um time que não passou da primeira fase no Paulistão A3 de 2023. Após figurar na 10ª colocação ano passado, os comandados pelo técnico Fábio Matias. Para 2024, o obejtivo é passar à segunda fase para manter vivo o sonho do acesso. Vale lembrar que a equipe utiliza jogadores da base do clube. A equipe de Bragança começa sua caminhada no estadual amanhã, 24, às 18h, jogando em casa contra a Matonense.

RIO PRETO ESPORTE CLUBE
São José do Rio Preto

O Rio Preto chega a temporada 2024 buscando dias melhores, a equipe passou a ser coadjuvante na divisão nos últimos anos e aposta no treinador Oscar de Souza para tentar o acesso. O elenco é composto por atletas vindos de outros estados, e como destaque terá o centroavante Thauan, com passagens em algumas equipes do Estado.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SÃO CAETANO
São Caetano do Sul

Passando por um processo de reestruturação com uma nova diretoria a partir deste ano, o Azulão vem para a competição como um dos rebaixados da A2 de 2023. Para começar este novo ciclo já pensando no futuro, o clube do ABC Paulista, que será dirigido por Axel, foi em busca de vários reforços no mercado para mesclar com algumas peças das categorias de base. A estreia do Pequeno Gigante será nesta quarta-feira, 24, fora de casa, diante do CA Bandeirante, às 20 horas.


SERTÃOZINHO FUTEBOL CLUBE
Sertãozinho

Tendo já jogado a Série A1 na década passada, o Sertãozinho chega com objetivos mais modestos para a Série A3 de 2024, pretendendo se manter na divisão como fez em 2023. Paulinho McLaren será o comandante do Touro em 2024, num ano onde o time contará com diversos reforços, muitos deles ainda jovens, como os atacantes Brown e Nathan Bahia, de 22 anos. O Touro tentará mesclar experiência e juventude para passar menos sustos em 2024. Um nome curioso no time é o meia Roberto Baggio, andarilho da bola que jogou no ano passado no Bahia de Feira.

UNIÃO SUZANO ATLÉTICO CLUBE
Suzano

O União Suzano bateu na trave na disputa do acesso em 2023. Após se classificar à segunda fase do estadual, a equipe teve uma boa pontuação no Grupo B, mas ficou na lanterna e não conseguiu a sonhada promoção. Para conseguir brigar pela classificação mais uma vez, a equipe de Suzano manteve o treinador Laercio Aquino, que já preparou a equipe para 2024 realizando uma série de jogos-treino, incluindo um empate com o Palmeiras.

UNIÃO SÃO JOÃO ESPORTE CLUBE
Araras

O União São João conquistou o acesso da Segundona do Paulistão ano passado, vencendo o Catanduva na final, agora a equipe vem com um novo objetivo. O clube tentou ao máximo manter uma base, mesmo sendo muito difícil esse planejamento para a divisão, para tentar surpreender no Paulista A3, além de trazer alguns reforços.

CLUBE ATLÉTICO VOTUPORANGUENSE
Votuporanga

Buscando o retorno para a Série A2 de 2025, o CAV foi um dos times que mais se movimentou em busca de reforços entre os clubes que disputarão esta edição da A3. A diretoria do time de Votuporanga investiu e trouxe cerca de 27 jogadores anunciados entre o fim de 2023 e este começo de ano. Na primeira rodada, a Pantera Alvinegra receberá o Grêmio Prudente nesta quarta-feira, 24, às 19h30.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações