Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Pachín se tornou um ídolo no clube Merengue
Enrique Pérez Díaz, ex-zagueiro e lateral direito espanhol conhecido comente como Pachín, estaria celebrando o seu 84º aniversário nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro de 2023, caso estivesse vivo. Durante sua maravilhosa trajetória como atleta, o defensor fez história jogando com a camisa do Real Madrid entre o fim dos Anos 50 e toda a década de 60.
Sua chegada ao clube Merengue aconteceu em 59, depois de atuar o CA Osasuna, que disputava a Segunda Divisão do futebol espanhol. Sua estreia na La Liga foi realizada no dia 11 de setembro de 60, num Derby de Madri contra o Atlético, disputado na casa colchonera. Na ocasião, os madridistas perderam pelo placar magro de 1 a 0.
A partir daquele momento, conquistou o seu espaço e se tornou titular absoluto nas quatro temporadas subsequentes.
Ao longo dessa sua passagem pelo time da capital espanhola, disputou 218 jogos oficiais. Fez parte de 11 conquistas importantes, sendo sete campeonatos nacionais e duas Copas da Europa. Em 60 e 66, contribuiu jogando oito partidas, somando 32 durante sua jornada como jogador.
Assim que encerrou o seu vínculo com o Real Madrid, Pachín ainda se transferiu para Sevilla, onde defendeu as cores do Real Betis, pouco antes de pendurar as chuteiras. Depois de aposentado, se tornou treinador, e chegou a dirigir o time de base dos Blancos entre 1973 e 1974.
O ex-defensor veio a falecer em 10 de fevereiro de 2021 em Madrid, quando tinha 82 anos de idade. Ele teve problemas de saúde e chegou ficar internado por um mês Hospital HM Sanchinarro.
0 comentários:
Postar um comentário