Por Felipe Roque
Foto: arquivo
Sergio Ramírez no Flamengo
Marcante defensor do Flamengo na década de 70, Sérgio Ramírez, completa 72 anos neste 24 de dezembro de 2023. O ex-jogador, nascido na cidade de Treinta y Tres, é o segundo uruguaio que mais vestiu a camisa do Rubro-Negro.
O defensor iniciou sua carreira no Huracán e passou pelos uruguaios Liverpool, Rampla Juniors e Colón até atrair interesse do Flamengo e ser contratado para o futebol brasileiro. O sucesso do uruguaio não foi de forma exclusiva dentro das 4 linhas. Em 1976, durante uma partida entre Brasil e Uruguai, no Maracanã, Sérgio Ramírez, que ainda não era jogador do Flamengo, fez uma falta dura em Zico, parando o contra-ataque brasileiro.
Após a falta, uma enorme confusão foi formada e os ânimos se exaltaram e uma briga se destacou no meio de tantas: Rivelino contra Sérgio Ramírez. O craque brasileiro trocou agressões com Sérgio Ramírez, causando um grande tumulto, com uma clássica cena virando destaque: Rivelino fugindo e escorregando num 'skibunda' pelas escadas do vestiário do Maracanã.
Um ano após a marcante confusão, Sérgio Ramírez foi contratado pelo Flamengo e, ao ver Rivelino treinando no Fluminense, foi logo pedir desculpas, que foram prontamente aceitas pelo craque, inclusive virando piada entre ambos e a torcida que, em diversos FlaFlus, costumavam brincar com a situação, pedindo para que o defensor pegasse o rival na porrada novamente.
No Flamengo, o uruguaio atuou de 1977 a 1979 e conquistou cinco títulos. Em 1978, faturou a Taça Guanabara, o Campeonato Carioca e o Troféu Cidade de Palma de Mallorca. No ano seguinte, em 1979, conquistou o estadual mais uma vez e levantou o Troféu João Batista Figueiredo.
Além dos títulos, Sérgio Ramírez detém a marca do 2º uruguaio que mais atuou com a camisa do Flamengo. O defensor entrou em campo com a camisa rubro-negra em 94 ocasiões, ficando atrás apenas de Arrascaeta, que joga até hoje no Flamengo.
Sérgio Ramírez se despediu do Rubro-Negro em 1979, após o título carioca, não permanecendo para a disputa do segundo estadual do ano, como previa o regulamento. Foram 94 jogos do uruguaio com a camisa do Flamengo.
Após a passagem vitoriosa pelo Flamengo, Sérgio Rodríguez defendeu Sport, Ferroviário, Campo Grande e encerrou sua carreira no Pinheiros, do Paraná. O uruguaio ainda foi treinador de diversos times brasileiros, mas sua marcante passagem pelo Brasil será sempre lembrada.
0 comentários:
Postar um comentário