Com informações do GE.com
Foto: divulgação / FMF
Conselho Técnico foi nesta terça-feira
Os doze clubes que vão participar do Campeonato Mineiro Módulo I de 2024 se reuniram, na manhã desta terça-feira, para definir as regras do campeonato. A fórmula de 2023 foi mantida, sendo assim, a primeira fase continuará sendo com três grupos e a final com jogo de ida e volta. A competição está prevista para começar dia 20 de janeiro e terminar em 7 de abril.
América, Atlético e Cruzeiro serão cabeças de chave. Veja os grupos:
Grupo A
Cruzeiro, Tombense, Ipatinga e Itabirito
Grupo B
Atlético, Villa Nova, Pouso Alegre e Uberlândia
Grupo C
América, Athletic, Democrata GV e Patrocinense
Na primeira fase, os times de um grupo enfrentam somente as equipes dos outros grupos. Serão oito rodadas da primeira fase. E avançam para a semifinal o líder de cada grupo, além do segundo colocado que tiver a melhor campanha. Haverá o cruzamento olímpico. Ou seja, a melhor campanha geral enfrenta a quarta melhor campanha geral na semifinal.
Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.
O mando de campo da partida decisiva fica com o time de melhor performance. Há a possibilidade de o time de melhor campanha optar por mandar o jogo de ida. O critério de desempate na semifinal é a melhor campanha na fase de qualificação. O mesmo vale para a final. Ou seja, não há possibilidade de disputa de pênaltis no mata-mata.
Um triangular com as três equipes de pior campanha na fase de grupos vai definir dois rebaixados para o Módulo II de 2025.
Haverá VAR em todos os jogos. Os áudios serão gravados, mas apenas os clubes podem solicitar as gravações, independentemente do lance. Se não houver solicitação das equipes, o áudio não se tornará público. Os árbitros receberão a recomendação de advertir jogadores que comemorarem gol chutando a bandeira de escanteio estampada com escudo de clube.
A novidade deste ano é o novato Itabirito, que vai disputar a elite estadual pela primeira vez. Ele foi o campeão do Módulo II deste ano, tendo como vice o Uberlândia, outro que disputará a elite. Eles ocupam as vagas de Caldense e Democrata SL, rebaixados no Mineiro 2023.
A FMF criou um fundo de um milhão de reais para times do interior que melhorarem as condições dos seus estádios. Quem apresentar melhores condições vai receber maior parte do dinheiro.
0 comentários:
Postar um comentário