Por Diego Dantas
Foto: Staff Images / CBF
Vinícius Júnior teve que sair por contusão ainda no primeiro tempo
Pela quinta rodada das Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil, apesar de sair na frente, acabou perdendo de virada por 2 a 1 para a Colômbia, no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, nesta quinta-feira, dia 16. Foi a primeira partida de Fernando Diniz no comando da Seleção Brasileira após o título da Copa Conmebol Libertadores.
O Brasil, terceiro colocado das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, com sete pontos, vinha de derrota para o Uruguai, no Centenário, em Montevidéu, por 2 a 0. Já a Colômbia, quinta, com seis pontos ganhos, empatou seu último jogo em 0 a 0 com o Equador, fora de casa.
Precisando vencer no torneio eliminatório após os últimos tropeços (empate com a Venezuela em casa e derrota para o Uruguai em Montevidéu) a Seleção Brasileira tratou de encurralar os colombianos mesmo estes sendo os donos da casa. No primeiro minuto de bola rolando, o Brasil já chegou com perigo após ótima jogada pelo lado direito: Raphinha deu um passe de calcanhar para Emerson Royal, que cruzou para Vini Jr, porém ao finalizar de cabeça, mandou a bola para fora. Em apenas três minutos de jogo, o Brasil abriu o placar em Barranquilla com Gabriel Martinelli, que ao trocar passes com Vini Jr, tocou rasteiro no canto esquerdo de Camilo Vargas. Foi o primeiro gol de Martinelli com a camisa da seleção principal.
Poucos minutos mais tarde, a Colômbia tentou reagir com Luis Diaz que tentou avançar no campo de defesa brasileiro e sofreu falta. Após a cobrança de falta, Alisson sofreu falta ao tentar afastar o perigo. Após o gol, os donos da casa passaram a gostar do jogo. Aos 11 minutos, Castaño chutou de longe, mas Alisson conseguiu defender sem grandes sustos. Foi o primeiro jogo do goleiro brasileiro após a eliminação para a Croácia na última Copa do Mundo. Já aos 15, a Colômbia levou perigo com Carrascal, que chutou rasteiro porém o goleiro brasileiro conseguiu evitar o empate. Aos 21, os colombianos chegaram com perigo novamente: Machado tocou para o meio da área e Luis Diaz chutou cruzado de primeira, porém a bola rasteira saiu a esquerda de Alisson, que já estava rendido na jogada.
Mesmo com a desvantagem, a Colômbia não desistia: Luis Diaz entrou na área pela esquerda, driblou Emerson Royal e ao enfrentar Gabriel Magalhães houve um bate-rebate na pequena área, porém a zaga brasileira conseguiu afastar o perigo. Na sequência, o Brasil teve uma baixa: Vinicius Jr foi ao chão sentindo dores e precisou ser substituído por João Pedro que realizou sua estreia pela seleção brasileira principal e logo quando entrou já foi acionado: o atacante arrancou pela esquerda e bateu cruzado porém a bola não foi na direção do gol.
Aos 30 minutos teve mais Colômbia atacando! Em jogada de contra-ataque Luis Diaz superou Renan Lodi e chegou na grande área praticamente cara a cara com Alisson, porém André se atirou na bola para evitar a finalização do atacante colombiano e logo na sequência o Brasil conseguiu responder: Martinelli tocou para Rodrygo que limpou a jogada e bateu forte de fora da área, a bola porém foi para escanteio. Na sequência não houve perigo de gol. Aos 40 minutos foi a vez de James Rodriguez assustar a defesa brasileira. O veterano avançou pelo meio e chutou rasteiro, mas a bola passou apenas rente a trave esquerda de Allison. Mesmo com a pressão colombiana nos minutos finais, o 1 a 0 a favor dos brasileiros se manteve no intervalo.
Na volta do intervalo, o Brasil reencontrou o ritmo que impôs no início da primeira etapa e voltou a encurralar os donos da casa. Aos 2 minutos, o estreante João Pedro avançou livre, porém acabou se atrapalhando e não conseguiu finalizar ao gol de Vargas. Já aos 4 minutos, Rodrygo recebeu de Gabriel Martinelli porém o camisa 10 não conseguiu finalizar e na sobra, Bruno Guimarães arriscou forte e a bola saiu a esquerda de Camilo Vargas. Aos 8, o Brasil novamente chegou com perigo: desta vez Rodrygo serviu Raphinha que chutou forte, o goleiro colombiano se esticou e evitou o que seria o segundo gol brasileiro. Aos 22, Raphinha novamente teve outra chance de aumentar o marcador, mas ao finalizar, a bola explodiu na trave e saiu para lateral.
Aos 24 minutos, a Colômbia teve outra chance de empatar com Luis Diaz - sempre ele - que recebeu pela esquerda, arrancou e chutou ao gol. A bola bateu na rede, porém pelo lado de fora. Aos 26, a Colômbia novamente chegou com perigo com Luis Diaz, que chutou firme e rasteiro na grande área, mas Alisson dessa vez foi mais feliz ao evitar o empate dos Cafeteiros. De tanto insistir durante a partida, os donos da casa enfim chegaram ao empate. Após cruzamento pela esquerda, Luis Diaz desta vez de cabeça, superou Alisson e igualou o placar em Barranquilla. Festa para Seo Mane, pai de Luis Diaz que foi vítima de um sequestro e foi libertado somente nos últimos dias. E logo após o reinício de jogo os colombianos quase viraram o placar com Cordoba, que bateu cruzado mas desta vez, Alisson conseguiu defender.
Mas aos 33' os donos da casa enfim conseguiram virar o placar, novamente com Luis Diaz: em outro cruzamento, desta vez com James Rodriguez pela direita o atacante mais uma vez cabeceou para o fundo da meta de Alisson, fazendo explodir de festejos o Estadio Metropolitano. Aos 36 minutos, Endrick deu lugar a Raphinha, se tornando oficialmente o quarto jogador mais novo a estrear pela seleção brasileira, com 17 anos e 118 dias, ficando atrás de Pelé, Edu e Coutinho, respectivamente. Mesmo com os esforços finais, o placar de 2 a 1 para os donos da casa se manteve até o apito final.
As duas seleções voltam a campo na próxima terça-feira, dia 21. Às 20 horas, a Colômbia enfrenta o Paraguai, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Já às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Brasil recebe a Argentina.
0 comentários:
Postar um comentário