Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Ajax foi o primeiro clube que Ibrahimovic defendeu fora da Suécia
Zlatan Ibrahimovic, considerado o maior jogador sueco da história do futebol, foi e ainda é um grande personagem, mas sempre representou dentro de campo, sendo um excelente centroavante. Com passagens por diversos clubes, o jogador fez muito sucesso por onde passou, e no Ajax não foi diferente.
O jogador nasceu em Malmo, na Suécia, no dia 3 de outubro de 1981, e começou no esporte aos 10 anos, quando chegou ao FBK Flaag. Aos 13 anos, assinou com o grande clube da sua cidade natal, o Malmo, e pensou diversas vezes em abandonar o futebol por causa de divergências com os treinadores.
Desde de jovem, Zlatan mostrava a sua personalidade forte, sempre tentando impor o seu jeito. o jogador rodou por alguns clubes na categoria de base até retornar ao Malmo, quando fez um contratado com determinação de acabar os seus estudos.
Aos 18 anos, o jogador chegou ao profissional da equipe, e mesmo muito jovem ganhou a vaga de titular. Zlatan mostrava personalidade dentro de campo, sendo muito forte fisicamente, se impondo na defesa adversária, além da grande habilidade e da elasticidade, que chamava a atenção.
Em sua primeira temporada (1999-00) foi muito importante para o clube, sendo o grande protagonista da equipe no acesso à primeira divisão do campeonato nacional. Depois de grandes atuações, o treinador do Arsenal, Arsène Wenger, pediu a contratação do jovem para a diretoria.
Porém, a diretoria resolveu convidá-lo para um período de testes, para que assim fosse feita uma avaliação. A resposta que a diretoria teve do atleta foi: “Zlatan não faz testes”, mostrando novamente toda sua personalidade.
Com a negativa do Arsenal, o jogador permaneceu no Malmo por mais um temporada, continuando as grandes atuações. Em 2001, o técnico do Ajax, Leo Beenhakker, pediu a sua contratação, e a diretoria do clube foi em busca do centroavante.
O Ajax contratou Zlatan por 18 milhões de euros, o que fez dele o jogador sueco mais caro da história. Porém, o centroavante não conseguiu ter uma adaptação rápida, e acabou sofrendo muito para ter espaço, muito por causa do seu comportamento.
Em uma partida contra o Groningen, Zlatan deu um soco no pescoço do adversário, e tomou uma suspensão de cinco jogos. O jogador acabou passando a primeira temporada praticamente no banco, sem grandes chances, e a imprensa desportiva da sueca denominou-o como “jogador mais sobrevalorizado”, o que não agradou o atleta e fez o jogador ter uma péssima relação com a imprensa de seu país.
Mas em sua segunda temporada, as coisas mudaram, principalmente por causa da chegada do treinador Ronald Koeman, que ajudou o atleta a se desenvolver rapidamente. O técnico foi muito importante para a mudança de chave do centroavante no Ajax.
Aos poucos entendeu o que o treinador pedia e foi ganhando mais espaço, até se tornar titular da equipe. Na final da Copa dos Países Baixos de 2002, o jogador marcou o gol de ouro, aos 3 minutos da prorrogação, contra o Utrecht, dando o título ao Ajax.
Com o gol na final, Zlatan ganhou moral na torcida e dentro de campo, firmando seu nome como titular absoluto. Na mesma temporada, a equipe também foi campeão neerlandês, com o centroavante sendo importante, fazendo gols em partidas decisivas.
Em sua terceira e última temporada (2003-04), o jogador continuou sendo importante, e começou a chamar a atenção de grandes clubes do futebol europeu. Zlatan foi extremamente importante na conquista da Eredivisie, fazendo gols importantíssimos.
Depois de dois anos em altíssimo nível, o jogador recebeu propostas de alguns clubes e acabou aceitando o da Juventus. Zlatan deixou o Ajax após 110 partidas e 48 gols.
0 comentários:
Postar um comentário