Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Leonardo atuou com a 10 que era de Zico
Leonardo Nascimento de Araújo, mais conhecido como só Leonardo, atualmente diretor do Paris Saint-Germain, mas também teve uma carreira brilhante como jogador. O ex-lateral-esquerdo e meia, passou por gigantes times do futebol brasileiro e europeu, além de atuar no Japão, pelo Kashima Antlers.
Leonardo nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, no dia 5 de setembro de 1969, e começou a sua carreira muito jovem, e chegou ao Flamengo em 1984, para atuar na equipe de base. Ficou três anos se desenvolvendo, mas já chamava a atenção por sua grande capacidade técnica.
Subiu para o profissional do Rubro-Negro aos 17 anos, em 1987, e não demorou muito para se tornar titular no clube. Leonardo jogou ao lado de grandes nomes como Zico, Leandro e Andrade, e também dos jovens talentos Jorginho, Bebeto e Zinho.
Depois de três anos muito bons no clube carioca, o jogador foi contratado pelo São Paulo, que era comandado por Telê Santana. No mesmo ano, em 1990 , começou a ser convocado para a seleção brasileira, fazendo parte da equipe montada para a próxima Copa do Mundo.
Pelo tricolor paulista fez parte da equipe chamada de ‘Esquadrão Tricolor’, time que foi campeão brasileiro de 1991. Leandro teve uma grande passagem, chamando a atenção de alguns clube, e começou a receber algumas propostas do futebol europeu.
No final de 1991, Leonardo fez sua primeira transferência para o futebol europeu, quando foi contratado pelo Valencia. O jogador ficou duas temporadas no clube, tendo uma boa passagem pela equipe espanhola, mas acabou retornando ao Brasil, para novamente atuar no São Paulo.
O jogador voltou e continuou o sucesso que teve na primeira passagem pelo clube, conquistando mais títulos. Após a Copa do Mundo de 1994, quando Leonardo conquistou o tetracampeonato, ele foi jogar no Kashima Antlers, substituindo o grande amigo e ídolo Zico.
A liga japonesa era recente, e os clubes estavam começando a fazer fortes investimentos, levando nomes importantes para o país. Leonardo atuou no meio-campo, com a camisa 10 que era de Zico, desfilando todo o talento e habilidade dos dois atletas.
Pela equipe japonesa, o jogador teve grandes atuações, e acabou ganhando a idolatria dos torcedores. Leonardo ajudou a equipe na Conquista da J-League de 1996, entrando mais ainda para a história do clube. Mas ao fim da temporada, ele acabou deixou o país, se transferindo pela segunda vez ao futebol europeu.
Em 1996, deixou o clube com 63 partidas e 36 gols, sendo contratado pelo Paris Saint-Germain. Após isso viveu todo o restante da sua carreira pela Europa, passando por equipes gigantes.
0 comentários:
Postar um comentário