Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Ameli pelo Inter em Amistoso contra a Seleção Equatoriana
Horacio Andrés Ameli, mais conhecido como Horacio Ameli, nasceu em Rosario, Santa Fé, Argentina, no dia 7 de julho de 1974, e foi um bom zagueiro. O jogador teve passagens por grandes clubes sul-americanos, inclusive pelo futebol brasileiro, com dois times gigantes, entre eles o Internacional, em 2002.
O jogador foi revelado pelo Colón, em 1994, e fez grandes atuações pelo clube argentino. O jogador ficou dois anos na equipe, e chamou a atenção de alguns clubes do futebol europeu, que serviriam como uma porta de entrada para times maiores.
Após dois anos no Colón, o zagueiro foi contratado pelo Rayo Vallecano, uma equipe mediana do futebol espanhol. Ameli até conseguiu atuar diversas vezes, sendo um jogador importante em alguns jogos, mas depois de duas temporadas decidiu retornar ao futebol sul-americano.
Em 1998 voltou para o futebol argentino, mas dessa vez para o San Lorenzo, onde fez grande temporadas. O seu retorno foi muito importante, principalmente para ele mesmo, que voltou a atuar com mais frequência, e com um desempenho muito bom, chamando a atenção de times brasileiros.
O Internacional estava de olho no jogador, e tentou algumas vezes a sua contratação, mas só em 2002 conseguiu trazer o zagueiro por empréstimo. A sua vinda foi muito celebrada, pois cairia como uma luva no sistema defensivo colorado.
Ele chegou ao clube em março, estreando no dia 28, contra o Atlético MG, pela Copa do Brasil, no Mineirão. Mas o Internacional acabou sendo derrotado por 2 a 0, uma estreia ruim para o jogador. Três dias depois teve uma oportunidade para reverter a derrota passada, e no mesmo Mineirão, contra o mesmo Atlético, uma nova derrota, mas dessa vez por 1x3, pela Copa Sul-Minas.
As duas primeiras derrotas foram as únicas de Ameli no Colorado. Porque nas onze partidas seguintes com o argentino em campo, foram dez vitórias e um empate, e um grande desempenho do zagueiro.
No dia 29 de maio, Ameli participou da 1ª partida da decisão do Gauchão de 2002, com uma vitória por 3 a 2 sobre o 15 de Novembro, em Campo Bom. E essa acabou sendo a última partida do jogador pelo Internacional. O time gaúcho não conseguia competir financeiramente com os clubes paulistas, e Ameli acabou sendo comprado pelo São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário