Evaristo de Macedo - Os 90 anos de um gigante do futebol

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Evaristo treinando a Seleção Brasileira em 1985

O Brasil é berço de diversos nomes gigantescos na história do futebol. Desde o maior de todos, como Pelé até estrelas atuais como Vinicius Júnior e Rodrygo, o apelido de "País do Futebol" não vem a toa. Um dos grandes nomes da história ludopédica na terra cinco vezes campeã da Copa do Mundo é o de Evaristo de Macedo, jogador e treinador de grande história que está completando seus 90 anos neste dia 22 de junho. 

Nascido no Rio de Janeiro, Evaristo teve desde pequeno a vida muito ligada ao futebol e já muito jovem era parte do time do Madureira. Aos 19 anos, já fazia parte da equipe principal do Flamengo, onde começaria a escrever uma bonita história no esporte bretão, sendo tricampeão carioca no rubro-negro, onde ficou por quatro anos de sua carreira antes de fazer o incomum na época caminho de ir jogar na Europa, passando a fazer parte do Barcelona.

Curiosamente, na Seleção Brasileira não teve o mesmo grande sucesso que teve em clubes, muito disso abreviado pelo fato da equipe canarinho não convocar em sua época jogadores que jogavam fora do Brasil. Porém, tem um recorde bastante interessante vestindo a camisa amarelinha: é o jogador que mais marcou gols em um único jogo pela seleção, balançando a rede cinco vezes contra a Colômbia, no ano de 1957. Acabou não jogando a Copa do Mundo por justamente estar na época no Barça. 

Em Barcelona, Evaristo fez história. Atuou por cinco anos nos Culés e por lá ganhou praticamente tudo o que poderia vencer, incluindo dois campeonatos espanhóis, Copa do Rey, na verdade faltou apenas a Liga dos Campeões, na época a Copa Européia. Curiosamente, depois de sair do Barça passou também pelo Real Madrid, onde até ganhou títulos, mas marcou menos que o Barça, apesar dos vários gols que marcou pelos Merengues em clássicos diante de seu ex-clube. Encerrou sua trajetória como jogador no Flamengo. 

Como treinador, Evaristo teve ainda um sucesso bastante grande em diversos clubes. Passou por várias instituições enormes do futebol brasileiro, pela Seleção Brasileira, em 1985, e até pelo futebol estrangeiro, ficando marcado nas suas idas pela seleção do Catar, onde foi campeão do Mundial de Júniores e pelo Iraque, além de fazer história em clubes, como no Barcelona, onde foi campeão da Copa do Rei e, é claro, no Bahia, seu melhor momento como treinador, quando foi campeão do Brasileirão com o Tricolor de Aço em 1988, seu maior título na "casamata".


Evaristo hoje curte o merecido descanso da aposentadoria após dedicar uma vida ao esporte mais popular de todos. É considerado um dos maiores ídolos da história do Barcelona, além de estar entre os 20 maiores goleadores da história do Flamengo. Recentemente, inclusive, foi homenageado pelo rubro-negro antes de um jogo pelo Brasileirão no Maracanã. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações