A bola vai rolar para o Paulistão A2 2023

Por Victor de Andrade, Emerson Gomes, Ricardo Pilotto, Lucas Paes, Fabio Rocha e Felipe Roque
Arte: O Curioso do Futebol


O Campeonato Paulista da Série A2 vai começar! Neste sábado, dia 14, com cinco jogos, a divisão de acesso estadual mais disputada do país terá início. São 16 times brigando pelas duas vagas de acesso para a elite do futebol de São Paulo e lutando contra o rebaixamento para a A3.

Confira como estão os clubes participantes:

COMERCIAL FUTEBOL CLUBE
Ribeirão Preto

O Comercial está de volta ao Paulistão A2, a equipe teve um ótimo rendimento na temporada passada e alcançou o vice-campeonato da A3, perdendo a final para o Noroeste. A equipe vem trazendo jogadores jovens para a disputa da competição e tem como objetivo se consolidar na segunda divisão. O time estreia contra o Linense no sábado (14), às 16h, no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos. 

CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS
São Paulo

Com o acesso da Portuguesa no ano passado, o Juventus é a única equipe da capital no Paulistão A2 desta temporada. O Moleque Travesso, que será dirigido por Ito Roque, reformulou boa parte do seu elenco que no ano passado, além da A2, disputou a Copa Paulista. O objetivo do clube da Moóca é disputar o acesso, o que não aconteceu em 2022.

LEMENSE FUTEBOL CLUBE
Leme

O ex Sport Club Atibaia, o Lemense, que vai para o seu segundo ano na cidade de Leme, fez uma competição mediana na temporada passada, ficou apenas em oitavo lugar e não conseguiu vaga para a segunda fase. Para esse ano, a equipe trouxe novos reforços e está com um time praticamente novo e tem como objetivo avançar para a fase final da competição. O time estreia contra o Taubaté no domingo (15), às 10h, no Estádio Joaquim de Morais Filho.

CLUBE ATLÉTICO LINENSE
Lins

Tentando brigar pelo retorno à elite do Paulistão do ano que vem, o Elefante foi um dos clubes da Série A2 que mais se reforçou para o Campeonato. Juntando todos os jogadores contratados entre o fim de 2022 e este início de temporada, o clube de Lins trouxe um total de 20 atletas para a disputa da competição.

ATLÉTICO MONTE AZUL
Monte Azul Paulista

O Monte Azul tem um orçamento reduzido para a série A2 e a aposta para surpreender é contar com um elenco jovem, mas um técnico experiente. Para o comando foi selecionado Tuca Guimarães, com passagens em vários clubes de divisões de acesso. Destaques do último Módulo II do Campeonato Mineiro, onde Tuca trabalhou, o lateral/meia Kekeu e o zagueiro Junior Henrique foram trazidos para o elenco. A dose de experiência entre os atletas fica para o experimentado goleiro André Zuba. A fórmula já deu bons frutos em temporadas passadas e é nisto que os torcedores se agarram para ter esperanças de acesso.

GRÊMIO NOVORIZONTINO
Novo Horizonte

Principal favorito ao acesso junto a Ponte Preta e dono de uma das folhas mais caras da competição, o Tigre será treinado por Eduardo Baptista e chega com boa parte do elenco que permaneceu na Série B sendo reforçado ainda com alguns nomes. Entre os destaques, temos jogadores como Douglas Baggio e Ronaldo, atacantes conhecidos e o meia Ricardinho. Será difícil que o time de Novo Horizonte não suba, já que está num nível um pouco acima dos times que tradicionalmente disputam a Série A2 do Paulistão.

ESPORTE CLUBE NOROESTE
Bauru

De volta à Série A2 do Campeonato Paulista depois de 10 anos, o Noroeste aposta na experiência do técnico Luiz Carlos Martins, em reforços e na permanência de peças importantrd da equipe campeã da Série A3 em 2022 para fazer uma boa campanha. A principal contratação é o centroavante Carlão. Além dele, Régis Potiguar, campeão da Série A2 de 2017, e o meio-campista Erick Varão, vindo do ABC-RN são alguns nomes que agregam o elenco do Norusca, que planeja ficar entre os 8 e se classificar para o mata-mata da A2.

OESTE FUTEBOL CLUBE
Barueri

O Oeste fez uma boa competição ano passado, chegou até a semifinal, quando foi eliminado nos pênaltis para o São Bento. A equipe que esteve próximo da vaga para a elite do estádio, agora vem em busca de concretizar o acesso e, para isso, trouxe diversos reforços para melhorar o nível do time. A equipe estreia contra o Monte Azul no domingo (15), às 10h, no Estádio Otacília Patrício Arroyo.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA
Campinas

A Ponte Preta volta à Série A2 do Paulista, o que não acontecia desde 1999, com um objetivo: já subir logo no primeiro ano. Com problemas administrativos e financeiros no ano passado, o time de Campinas quer passar uma borracha no rebaixamento do ano passado, se organizar e conquistar o acesso. E para isto, além das contratações para o time dirigido por Hélio dos Anjos, a Ponte conta com uma força importante: a sua torcida.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA
Santos

A Briosa nos últimos anos não alcançou dias expectativas, mas nesta temporada o clube tem tudo para ao menos brigar pelo acesso. O comandante é um velho conhecido da torcida, Sérgio Guedes, que vem para a sua terceira passagem no clube. O elenco conta com remanescentes da ultima série A2 como Leandro, Brumatti, Maurício Ramos e Carlos Alberto e também tem bons reforços como o ultimo artilheiro da Copa Paulista, o centroavante Caio Mancha. O trabalho inicial parece promissor e tentará lutar pela tão sonhada volta a elite do futebol paulista.

ESPORTE CLUBE PRIMAVERA
Indaiatuba

Após chegar às quartas de final da Série A2 em 2022, o Primavera quer, pelo menos, repetir a campanha em 2023. Para isso, o Fantasma aposta em um elenco jovem e um treinador promissor: Ricardo Colbachini. Se por um lado o torcedor do Primavera tem esperança na "molecada", tem também receio do que a falta de experiência pode ocasionar na equipe, que, comparada ao ano passado, tem pouquíssimos "medalhões". O time de Indaiatuba quer brigar entre os 8 colocados para conseguir uma vaga no mata-mata, e a torcida do Fantasma torce para isso.

RIO CLARO FUTEBOL CLUBE
Rio Claro

Treinado pelo experiente João Valim, o Galo Azul chega com um bom elenco para a disputa da Série A2 de 2023, e em condições normais seria até favorito ao acesso. O clube trouxe alguns velhos conhecidos, como Cesinha e outros reforços como Patrick e Denílson. Em recente declaração, Valim citou que a Série A2 deste ano será a “mais difícil de todos os tempos”. Mesmo que não consiga o acesso devido ao peso de concorrentes como Ponte e Novorizontino, o Rio Claro deve ir ao mata-mata com tranquilidade.


ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SÃO CAETANO
São Caetano do Sul

Passando por mais um momento financeiro turbulento na sua história e procurando um comprador para a sua SAF, o Azulão entra para esta A2 como uma grande incógnita. Apesar tido disso, não deixa de ser uma das equipes tradicionais do futebol estadual que se encontram nessa divisão de acesso. Perdeu alguns jogadores que disputaram a Copa Paulista, mas conseguiu trazer algumas caras novas e conhecidas como Celsinho e Régis, para, quem sabe, tentar alçar voos altos na competição.

ESPORTE CLUBE TAUBATÉ
Taubaté

O Burro da Central escapou por muito pouco do rebaixamento no ano passado, o que fará com que a equipe tenha mais atenção em 2023. O treinador será Luciano Dias, que contará com vários reforços para a A2 deste ano, que vão desde nomes novos como Fernandinho até velhos conhecidos da torcida, como o jovem lateral Romero, que estava no Ceará e chegou a atuar no profissional e no sub-20 do Vozão. Neste ano, novamente as pretensões do Burro da Central são de permanecer na A2, acima de qualquer outro resultado.

ASSOCIAÇÃO VELO CLUBE RIO-CLARENSE
Rio Claro

Indo em busca do acesso para a A1 do Paulistão da próxima temporada, o Galo Vermelho de Rio Claro também foi ao mercado para reforçar o seu time. A equipe do interior paulista começou a montagem da equipe a alguns meses e agora precisará fazer o time render dentro de campo e buscar o seu objetivo maior ao final do campeonato.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Piracicaba

O XV de Piracicaba chega para o Campeonato Paulista da Série A2 motivado, já que no segundo semestre de 2022 conquistou a Copa Paulista. Com calendário para o ano todo, já que o clube vai disputar o Brasileirão Série D, o Nhô Quim fez uma série de contratações, entre elas o experiente meia Bruno César. Cléber Gaúcho segue comandando o time.

REGULAMENTO

Na primeira fase, as dezesseis equipes se enfrentaram em quinze rodadas e os dois últimos colocados caem para a Série A3, enquanto os oito primeiros avançarão para as quartas de final, em que o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo colocado, o terceiro enfrenta o sexto colocado e o quarto enfrenta o quinto colocado. Em esquema de mata-mata, os finalistas garantem o acesso à Primeira Divisão de 2024.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações