Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6OOie1RcJ0P0GBxOB9wENqE1NVqVZQtf46ajU9Zjzrq1Heg9NLrNKnbJXPloo5qGBDACJsDpxPuyR34sNFi6XjTuRHHN6Z_VI4f09SAss2WmwOZw-YeF8WghtIVV-qw6fUQVBBmiCWHBsOGdI1pElA1_JWd4tHFSfMxVeW05DYrmC6lilTha-aQ7qHg/w640-h480/e1d156b0-6356-4428-904e-e13c868addc5.jpg)
Tupãzinho comemora o gol que deu o título ao Timão
Há 32 anos o Corinthians ganhava o seu primeiro título brasileiro, em uma decisão repleta de emoções contra o seu rival São Paulo. No dia 16 de dezembro de 1990, Tupãzinho marcou o gol histórico que deu a vitória no jogo de volta e fez a alegria da fiel torcida.
O time comandado por Nelsinho Batista fez uma grande campanha e contava com ótimos jogadores. A equipe base do Corinthians era Ronaldo, Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Neto; Fabinho, Tupãzinho e Mauro.
O Timão contou com diversos jogadores durante a competição, principalmente com Neto, que foi um dos principais jogadores da equipe durante o Brasileirão. Porém, quem decidiu o título foi o atacante Tupãzinho, que ficou conhecido como o ‘Talismã da Fiel”.
O jogador chegou ao clube em 1990, após sua boa passagem na pequena equipe do São Bento. O atacante se firmou no seu primeiro ano e foi o centroavante titular da campanha do título, marcando muitos gols importantes e o principal que foi na grande decisão.
A final parou o estado de São Paulo, eram dois rivais jogando em busca do título brasileiro. Os dois jogos foram no Morumbi e com torcidas divididas, o Corinthians teve o jogo de ida como mandante, já que teve uma campanha inferior a do São Paulo.
Com um público superior a 85 mil pessoas, o primeiro jogo aconteceu no dia 13 de dezembro, e a fiel saiu mais feliz. Com um gol aos 4 minutos de Wilson Mano, o volante titular do Corinthians, o Timão garantiu a vitória no primeiro jogo e garantiu a vantagem para a partida de volta.
Porém, o tricolor vivia uma grande fase e estava confiante para a partida de volta, com mais torcedores ao seu lado. Com um público superior a 100 mil pessoas, o jogo de volta teve grandes emoções e só foi decidida no segundo tempo por Tupãzinho.
O jogo decisivo aconteceu no dia 16 e parou o estado. A fiel torcida sonhava com esse grande título e estavam a passos curtos de concretizar seu primeiro campeonato brasileiro. Aos 9 minutos do segundo tempo, Tupãzinho fez uma linda jogada, dando uma caneta no zagueiro dentro da área e tocou para Fabinho.
Depois da linda jogada, Fabinho recebeu livre, mas na hora de finalizar chutou em cima do goleiro, porém o goleiro deu rebote, Tupãzinho estava atento no lance e se jogou na bola, marcando o único e decisivo gol do jogo que deu o título para o Corinthians.
0 comentários:
Postar um comentário