Luís Figo e o título mundial Sub-20 com Portugal em 1991

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Luís Figo sendo marcado por Roberto Carlos na decisão da Copa do Mundo Sub-20 de 1991

Um dos maiores jogadores da história do futebol português completa hoje 50 anos. Luís Filipe Madeira Caeiro Figo, mais conhecido como Luís Figo, nasceu em Lisboa, no dia 4 de novembro de 1972, e tornou- se um grande meia. O atleta desde jovem já ajudava a sua seleção a conquistar títulos.

O garoto, de apenas 17 anos, já estava atuando na equipe principal do Sporting, uma grande responsabilidade para um jovem, mas mesmo assim conseguiu mostrar todo seu potencial. Desde muito novo, o meia sempre teve convocações para a sua seleção de base.

Tanto que, em 1991, em seu último ano na base da seleção de Portugal, o atleta disputou a Copa do Mundo Sub 20, um grande torneio que foi realizado em seu país Natal e para poder terminar em alta em seu país e alcançar novos rumos no time principal. Vale lembrar que os lusitanos já vinham de um título em 1989, na edição realizada na Arábia Saudita.

Figo era a grande estrela da equipe, mas não tinha apenas ele. Portugal contava com excelentes jogadores como Rui Costa e José Vieira Pinto, atletas que também ajudaram muito a seleção a fazer uma grande campanha que terminaria com o título da competição.

Na fase de grupos, a Seleção Portuguesa, jogando em casa, teve grandes jogos e terminou como líder do Grupo A, que tinha Coreia do Sul, Irlanda e Argentina. Porém, a fase de grupos acabou deixando a equipe muito confiante e isso prejudicou um pouco no restante da competição.

Figo e companhia estava jogando muito e já eram considerados um dos favoritos ao título, mas o grande desempenho de seus atletas faziam com que fossem os principais postulantes a grande conquista. Porém, quando chegou na fase final da competição, o time de Portugal teve muitas dificuldades.

Nas quartas de finais a dificuldade já começou a aumentar e a equipe enfrentou o México, que também fez uma boa campanha, mas estava um nível abaixo dos portugueses. Porém, os mexicanos conseguiram segurar a equipe de Figo e a partida foi decidida apenas na prorrogação, com a vitória de Portugal por 2 a 1.

A dificuldade continuou na semifinal, quando a equipe enfrentou a Austrália, outra equipe inferior, mas nessa partida o time português conseguiu decidir nos 90 minutos e garantiu a suada vitória por 1 a 0, em uma partida complicadíssimo, que quase foi para a prorrogação novamente.


Na grande decisão, em Lisboa, chegaram os dois principais favoritos à conquista, Brasil e Portugal. A final foi muito equilibrada e com as duas equipes jogando em alto nível, mas o medo de perder estava maior e por isso acabou sendo muito pegada e sem tantas chances.

Porém, a Seleção Brasileira reclamou de um lance, na qual Elber abriu o placar mas o bandeirinha acabou anulado por impedimento, mas o jogador estava em posição legal. A partida acabou terminando empatada e foi para os pênaltis, e no momento decisão a equipe de Portugal foi mais efetiva e venceu por 4 a 2, levanto o título da Copa do Mundo Sub 20.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações