Morre, aos 78 anos, Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull

Com informações do Red Bull Bragantino e Victor de Andrade
Foto: reprodução

Dietrich Mateschitz tinha 78 anos

Dietrich Mateschitz morreu aos 78 anos neste sábado, dia 22, após longa luta com uma doença terminal não revelada. O empresário ficou conhecido ao ajudar a fundar a empresa de energético que se tornou uma das mais famosas do mundo: a Red Bull, que investe em vários esportes, inclusive no futebol.

Atualmente, a Red Bull é proprietária de cinco times ao redor do mundo, dois deles no Brasil. Confira a história delas:

Red Bull Salzburg (Áustria) - Para falar sobre o Red Bull Salzburg, é preciso voltar algumas décadas. O time que deu origem aos Bullen - Touros, em português - é o SV Austria Salzburg, fundado em 1933. Antes de virar Red Bull Salzburg, em 2005, o clube ganhou outros três batismos. Atualmente é o terceiro maior vencedor da liga austríaca, com 16 títulos, mas desde 2014 nenhum outro time lhe tira o posto de campeão nacional. Em 2006, o Red Bull Salzburg inovou ao colocar duas lendas do futebol, o alemão Lotthar Matthäus e o italiano Giovanni Trapattoni, para comandar a equipe. Seu segundo maior artilheiro é um brasileiro, Alan, hoje na China, com 93 gols.

New York Red Bulls (EUA) - Nosso segundo time mais antigo é o New York Red Bulls. Tudo começou com o MetroStars, fundado em 1994 e um dos pioneiros da Major League Soccer. Lá no início, reunia jogadores-símbolo do Mundial dos EUA, como os americanos Tony Meola, Alexi Lalas, Tab Ramos e o brasileiro Branco. Em 1997, chegou a ser treinado brevemente por Carlos Alberto Parreira. Os dois touros desembarcaram em Nova York em 2006, período em que o francês Djorkaeff era o craque do time e MVP da liga. Em 2010, o clube tirou Henry do Barcelona, naquela que foi sua contratação mais bombástica. O melhor resultado da equipe na MLS foi um vice-campeonato em 2008. Bradley Wright-Phillips é disparado o maior goleador do clube, com 125 gols.

Red Bull Brasil (Brasil) - Com sede em Jarinu, interior de São Paulo, o Red Bull Brasil inaugurou suas atividades em novembro de 2007. Dois anos mais tarde, rolou a primeira comemoração, o título da segunda divisão paulista. Era o início de uma cruzada que teria o seu ápice em 2014, com o vice estadual da Série A2 e o inédito acesso à elite. O ano de 2015 teve calendário cheio. No Paulistão, um surpreendente sexto lugar, melhor resultado do Toro Loko até hoje na competição. Além disso, a equipe estreou numa competição nacional, o Brasileiro da Série D. Em março de 2019, a Red Bull fechou parceria com o Bragantino e passou a estampar pela primeira vez os dois touros na Série B do Brasileiro. Depois de ganhar a Série B do Brasileirão, o Massa Bruta passou a se chamar Red Bull Bragantino e o Red Bull Brasil passou a ser uma espécie de equipe B da empresa, estando hoje na Série A3 do Campeonato Paulista.

Red Bull Bragantino (Brasil) - Campeão Paulista em 1990 e vice do Brasileirão 1991, o Bragantino estava entre as séries B e C nacionais quando a Red Bull chegou no Clube, no meio de 2019. Ainda com o nome original, mas já com os dois touros na camisa, o time foi campeão da Série B e voltou à elite nacional após 22 anos. Em 1º de janeiro de 2020, um anúncio informou a mudança de nome: Red Bull Bragantino. Em 2021, a equipe chegou à final da Copa Sul-Americana e em 2022, disputou pela primeira vez a fase de grupos da Libertadores da América.


RB Leipzig (Alemanha) - Quer saber como subir um time da quinta para a primeira divisão em apenas sete anos? O RB Leipzig te explica. A escalada rumo ao topo começou em 2009, quando o SSV Markranstädt virou Red Bull Leipzig. Foram dois títulos, da quinta e da quarta divisões alemã, num intervalo de três temporadas. Em 2014, acesso da terceira para a segunda. A cereja do bolo veio em 2015/2016, com o vice-campeonato da Bundesliga II e a promoção à elite. De cara, o RBL beliscou o vice-campeonato da primeira divisão e, assim, se classificou para a Liga dos Campões. Já estabelecido na Bundesliga, o Leipzig é agora figurinha carimbada na Champions. Na temporada 2021/2022, a equipe conquistou o seu primeiro título na elite, a Copa da Alemanha.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações