Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo

Leonardo quando começou no Flamengo
Um dos grandes laterais brasileiros do século passado completa 53 anos hoje. Leonardo Nascimento de Araújo, mais conhecido como Leonardo, nasceu no dia 5 de setembro de 1969, em Niterói, Rio de Janeiro. O jogador teve passagens por grandes times e conquistou muitos títulos.
Leonardo teve uma grande carreira, mas tudo começou no Flamengo, time no qual foi revelado em 1987. O Rubro-negro vivia uma época vitoriosa e com grades jogadores, alguns já em uma fase final de carreira, mas ainda atuando em alto nível no futebol brasileiro.
A sua primeira oportunidade como jogador profissional aconteceu em 1987, quando jogava como lateral-esquerdo. Aos 17 anos estreou na Copa União (um dos modelos do Campeonato Brasileiro), mas de cara já se saiu muito bem e não demorou muito para se tornar titular da equipe.
Não só Leonardo foi revelado nessa época, a Gávea lançou ótimos jogadores naquele ano, como Zinho, Bebeto e Jorginho. Todos aqueles garotos se tornaram ótimos atletas, ganhando tudo por onde passaram, e não foi diferente com o grande lateral.
Logo em sua primeira temporada, as joias da Gávea com uma mistura dos mais experientes, conseguiram conquistar a Copa União, o primeiro título da carreira de muitos. Depois da competição, o Leonardo não saiu mais do time, se consolidou na posição.
Mesmo muito jovem chamava muita atenção de todos, por seu grande poder ofensivo, tinha um cruzamento e uma visão de jogo espetacular. Não demorou muito para o jogador começar a ser chamado para a seleção de base do Brasil, isso ocorreu em 1989.
Mas Leonardo nem sempre jogou na lateral, pois quando o grande maestro Zico deixou o futebol, o lateral atuou algumas partidas no meio campo, claro, sem a grande qualidade do eterno camisa 10 Rubro-negro, porém conseguiu apresentar um bom futebol.
Após os fatos, o jogador virou polivalente, conseguiu se adaptar muito bem as duas posições, e isso foi uma grande evolução em seu futebol, o que o levou para outros grandes times, inclusive na Europa.

Em 1990, o lateral acabou deixando o Flamengo para atuar em outro clube grande do nosso país, foi para o São Paulo. Do tricolor paulista, foi para a Europa, retornou ao Brasil e depois foi novamente para a Europa. Depois de conquistar grandes títulos e passar por times gigantescos, Leonardo decidiu retornar ao futebol brasileiro.
O jogador voltou para atuar no São Paulo e logo depois foi para o Flamengo, time pelo qual foi revelado, mas já em final de carreira não conseguiu manter o mesmo ritmo e acabou tendo uma curta passagem. Logo depois foi encerrar sua carreira na Itália, atuando pelo Milan.
Leonardo começou no Vasco da gama
ResponderExcluir