A passagem de Nelson Tapia pelo Vélez Sarsfield

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Tapia atuando pelo Vélez

Neste dia 22 de setembro completa aniversário de 56 anos uma das figuras que marcou o futebol sul-americano dos anos 2000 jogando debaixo das traves. Muito conhecido no Brasil pela sua passagem de altos e baixos no Santos, o goleiro chileno Tapia teve uma longeva carreira debaixo dos três paus atuando por diversos clubes na América do Sul. Antes chegar ao Alvinegro Praiano, Tapia teve passagem pelo Vélez Sarsfield, em 2001.

O arqueiro da seleção Roja chegou ao time argentino já tendo certa experiência, estando em atividade desde meados dos anos 1980 no Chile. Acabou contratado pelo Fortín devido a saída de um dos maiores ídolos da história do clube argentino: o goleiro artilheiro Chilavert. O lendário jogador paraguaio havia deixado Limiers para jogar na França e o Vélez decidiu trazer Tapia como um substituto. 

Apesar de ter chego para ser o goleiro titular, Tapia acabou por dividir a função muitas vezes com o reserva Leyenda. No início da temporada, o Chileno passou a ganhar a posição em alguns jogos, estreando em um jogo da Libertadores diante do Universitário, no Peru, que inclusive terminou com vitória do time argentino. Seguiu atuando até a partida contra o River, quando numa derrota em casa passou a perder espaço.


Apesar de ter experiência e ter chego para ser titular, a exemplo do que ocorreria na Vila Belmiro, não conseguiu se firmar e aos poucos foi perdendo espaço para Leyenda. Já em março, não atuava mais com a camisa do Fortín, indo para o banco em alguns jogos e em outros sequer sendo relacionado. Sem espaço, acabaria negociado ao fim da temporada 2000/2001, quando passou a jogar pelo Desportes Puerto, do Chile. 

Segundo números do portal Ogol, atuou apenas cinco vezes pelo Vélez. Tápia atuou profissionalmente até 2006, quando acabou pendurando as luvas atuando pelo Júnior Barranquilla, da Colômbia. Durante a maior parte da carreira foi o goleiro titular da Seleção Chilena, dando espaço a outros depois de sua aposentadoria. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações