A "fogueteira" do Maracanã e a encenação de Rojas

Com informações do Acervo da Bola e Ludopédio
Foto: arquivo

Rojas sendo carregado pelos chilenos: ele mesmo fez o corte no supercílio

No dia 3 de setembro de 1989, Brasil e Chile se enfrentavam no estádio do Maracanã pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990. A seleção brasileira vencia por 1 a 0 quando um rojão foi lançado ao campo, caindo ao lado do goleiro chileno Roberto Rojas, que simulou ferimento.

A Seleção Brasileira, dirigida pelo contestado Sebastião Lazaroni, disputava as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990 e, justamente, naquela noite de setembro enfrentaria o Chile pela última rodada do grupo 3, precisando da vitória para conquistar a vaga no Mundial da Itália.

O Chile não veio ao Brasil para passear e em caso de triunfo em solo carioca, os chilenos estariam classificados para a Copa. O jogo não seria fácil e, se perdessem, venderiam caro a derrota.

Foi com esse espírito, de vencer a qualquer custo, que o time chileno entrou em campo. O goleiro Roberto Rojas entrou no gramado com uma ideia um pouco além da motivação pela partida, quando o placar marcava 1 a 0 para o Brasil.

Ele aproveitou a queda do sinalizador e simulou um corte, com uma lâmina que havia levado ao gramado. O árbitro argentino Juan Carlos Lostau encerrou a partida, deixando a dúvida se o Brasil seria eliminado do Mundial do ano seguinte.

Depois, descobriu-se que entre os mais de 141 mil pagantes no estádio do Maracanã estava Rosenery Mello, a torcedora que disparou o sinalizador. Ela aproveitou-se da fama e em novembro daquele ano, ela foi capa da revista Playboy. Ela morreu em 2011, aos 45 anos.


No outro dia, as edições dos jornais mostravam que o rojão havia caído distante do goleiro. A Fifa investigou o caso e declarou a seleção brasileira vencedora. Roberto Rojas foi banido do futebol e o Chile ficou de fora de competições até 1998.

O time do técnico Sebastião Lazaroni foi a campo com Taffarel, Aldair, Mauro Galvão e Ricardo Gomes; Jorginho, Dunga, Silas, Valdo e Branco; Bebeto e Careca.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações