Marcos Adriano no Santos entre 1995 e 1996

Com informações do Acervo Histórico do Santos FC
Foto: arquivo

Marcos Adriano no Peixe: um 1995 quase perfeito e um 1996 abaixo da crítica

O ex-lateral-esquerdo Marcos Adriano, que está completando 52 anos neste 30 de julho de 2022, foi um daqueles jogadores de grande potencial, mas que viveu altos e baixos na carreira. Um dos grandes momentos dele foi com a camisa do Santos, no Brasileirão de 1995.

Marcos Adriano iniciou sua carreira no pequeno Beira-Rio, de Presidente Epitácio, em 1989. Depois passou pelo Fernandópolis antes de chegar ao Operário, de Campo Grande, onde conquistou o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 1991.

Destacou-se no clube sul-mato-grossense, e foi contratado pelo São Paulo em 1992. Pelo time do capital paulista, conquistou o bicampeonato da Libertadores e o Mundial de 1992. Porém, com o surgimento do jovem André Luiz e a preferência de Telê Santana por Ronaldo Luís, Marcos Adriano foi "rebaixado" para o expressinho e em 1993 decidiu trocar o Tricolor pelo Flamengo, onde permaneceu até 1995.

No Rubro Negro, alternava bons jogos com fases ruins, tanto que acabou ficando na reserva no time do Centenário, que acabou fracassando. Ao mesmo tempo, o Santos vinha crescendo aos poucos no Campeonato Brasileiro de 1995, mas tinha dificuldade de firmar um jogador na lateral-esquerda, já que Marcos Paulo, na época, não passava confiança. Então, o Peixe entrou em acordo com o Flamengo e contratou Marcos Adriano.

O lateral-esquerdo estreou no Alvinegro Praiano na Argentina, em 13 de setembro de 1995, em um empate com o Independiente pela Supercopa da Libertadores. Marcos Adriano tomou conta da posição e se tornou um dos destaques da equipe que vinha crescendo demais no Brasileirão.

Marcos Adriano, que se caracterizava por sua ofensividade e apoio ao ataque, caiu nas graças do treinador Cabralzinho e da torcida, realizando um ótimo Campeonato Brasileiro e foi eleito o melhor lateral-esquerdo do certame, faturando o Troféu Bola de Prata da Revista Placar. A história da competição todos sabem: o Peixe perdeu a decisão para o Botafogo, em um jogo até hoje contestado por conta da péssima atuação do árbitro Márcio Rezende de Freitas.


Se o 1995 de Marcos Adriano no Santos foi ótimo, o ano seguinte foi longe disso. O jogador caiu de produção e por conta de uma lacuna no elenco de 1996 do outro lado e por ser destro, apesar de atuar na esquerda, ele atuou muitas vezes na lateral-direita. Para piorar, depois do Paulistão, o Santos começou a reformular o elenco e atleta foi um dos poucos remanescentes na campanha fraca no Brasileirão, não conseguindo ir bem.

Ao final da temporada, Marcos Adriano entrou em acordo com o Santos e deixou o clube, mesmo com o Peixe prometendo um time forte e contratando o treinador Vanderlei Luxemburgo para 1997. Depois, defendeu Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bahia, Inter de Limeira, Santa Cruz, Fortaleza e encerrou a carreira em 2003, defendendo o CRB.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações