Túlio Maravilha e seu início artilheiro no Goiás

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Túlio Maravilha nos primeiros jogos pelo Goiás

Um dos grandes personagens e artilheiros do futebol brasileiro completa 53 anos hoje. Túlio Humberto Pereira Costa, o Túlio Maravilha, nasceu em Goiânia, no dia 2 de junho de 1969. O atacante, que nos últimos dias anunciou volta ao futebol profissional, pelo Sport Capixaba, teve passagens por grandes times e se destacou logo em seu primeiro clube, time da sua cidade, o Goiás.

Túlio chegou muito jovem para o Goiás, com 12 o atacante chegou no clube e permaneceu lá por muito tempo. Ele passou por todas as categorias de base, se destacando e fazendo muitos gols, em 1988 se destacou na Taça BH, sendo artilheiro da competição.

Com isso, o jogador foi chamado por Felipe Scolari, o Felipão, para integrar a equipe profissional e fez sua estreia no dia 12 de março daquele ano, contra o Ceres, e a equipe do Goiás venceu por 4 a 0. O técnico Felipão teve uma curta passagem pela equipe e foi o primeiro a dar oportunidade ao Túlio.

Em 1989, o jogador permaneceu no profissional e conquistou uma vaga na equipe titular. Túlio conquistou seu primeiro título, se tornou Campeão Goiano, numa boa campanha da equipe. O atacante subiu com tudo ao profissional, se destacando e se tornando um importante jogador para o elenco.

No segundo semestre, Túlio fez uma grande competição nacional: o atacante se tornou o jogador mais jovem a ser artilheiro do Campeonato Brasileiro, aos 20 anos conseguiu se tornar artilheiro da competição com onze gols.

O jogador continuou se destacando na equipe e em 1990 conquistou novamente o Campeonato Goiano. Naquela temporada, o Goiás fez uma ótima campanha na Copa do Brasil, com Túlio se destacando na equipe, o time foi até a final, quando perdeu para o Flamengo.

Essa temporada foi muito importante para Túlio, pois começou a ser chamado para a Seleção Brasileira pelo técnico Falcão. Em 1991 foi novamente campeão Goiano, mas desta vez também conquistou a artilharia da competição.


Apesar do sucesso dentro dos campos, o então jovem jogador já andou criando polêmica, algo que aconteceu com frequência em sua carreira. Ao descobrirem que, quando criança, Túlio era torcedor do rival Vila Nova, ele soltou: "sou igual a uma melância, sendo verde por fora e vermelho por dentro". Mas, ele se destacou muito no Goiás e foi comprado por um grupo de empresários, que o repassaram ao Sion, clube suíço, em 1992.

Túlio continuou fazendo gols e entrando para a história de alguns clubes como o Botafogo. O jogador se aposentou mas sempre retornou a jogar, mesmo com a idade, no final de maio o atacante anunciou que irá voltar novamente aos gramados, agora para jogar no Sport Capixaba, na segundona do Espírito Santo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações