Real Madrid se despede de seu maior ídolo brasileiro com saída Marcelo

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Marcelo foi campeão europeu de novo pelo Real Madrid

O Real Madrid é um dos maiores clubes de futebol do planeta e esse fato é ditado pela absurda quantidade de conquistas que os madridistas possuem e pelo absurdo histórico do time blanco no esporte bretão na Espanha, na Europa e no mundo. Gigante como só um clube que possuí impressionantes 14 títulos continentais pode ser, os Blancos possuem ao longo de sua gigantesca história diversos ídolos de diversas nacionalidades. Entre eles está um relativamente bom número de brasileiros. O maior deles se despediu oficialmente do clube neste domingo: o lateral Marcelo.

Marcelo chegou ao Real Madrid como um tímido carioca que era apenas uma promessa do Fluminense e tinha na época apenas 18 anos. Estreou pelo clube em janeiro de 2007, mas pouco conseguiu jogar nos primeiros meses jogando com a camisa branca. Era mais um aprendiz do lendário Roberto Carlos, que atuava pelo clube desde 1995 e ficou por mais de 12 anos. Hoje, 14 anos depois, não só ultrapassou o histórico lateral madridista como se tornou o maior jogador brasileiro da história da mais tradicional equipe da Espanha. 

Marcelo começou a ganhar espaço já na temporada 2007/2008 e a partir dali não saiu mais do time titular. Suas participações só cresceram temporada após temporada e em 2014 se tornou parte essencial da conquista da tão sonhada décima Liga dos Campeões da Europa, mudando o jogo ao entrar na partida e marcando inclusive o terceiro do Real Madrid, já na prorrogação. Dali pra frente, foi parte crucial num dos maiores times da história merengue, que conquistou a partir de 2016 a mesma competição por três vezes seguidas. Se despediu na temporada 2021/2022 ganhando mais uma orelhuda, mesmo atuando bem menos na temporada.

O brasileiro já perdeu espaço num clube que passa no momento por uma reformulação no elenco e nos anos recentes os madridistas têm sido implacáveis na mudança da filosofia do clube em relação a contratações, ficando com jogadores mais jovens e promissores. Marcelo não teria seu contrato renovado, mas se despediu com as honrarias de um ídolo levantando a taça da Liga dos Campeões como capitão do clube. Benzema sequer hesitou em ceder a braçadeira ao lateral na hora da festa. 


Marcelo deixa o Real Madrid com dezenas de títulos no currículo, incluindo seis Campeonatos Espanhóis e cinco Ligas dos Campeões. Atuou em 546 partidas com a camisa merengue, marcando 38 gols no período, alguns deles históricos como o já citado diante do Real Madrid, além das diversas contribuições em assistências e jogadas. Enorme nome na história madridista, Marcelo deixou uma lacuna que já está sendo ocupada aos poucos por Mendy. Dificilmente, porém, ele será tão histórico quanto foi o brasuca.

Segundo o próprio Marcelo já declarou em entrevistas, ele pretende seguir jogando no futebol europeu e hoje aguarda propostas para acertar com algum clube, provavelmente algum de menor expressão, mesmo que em ligas grandes. Independente de qualquer coisa, estará marcado para sempre na história do Real Madrid como o maior brasileiro que atuou com a camisa blanca. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações