Evaristo de Macedo - ídolo e vencedor pelo Flamengo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Evaristo atuando pelo Flamengo

Um dos grandes jogadores brasileiros do século passado completa 89 anos hoje. Evaristo de Macedo Filho, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de junho de 1933, e se tornou uma grande estrela nacional e internacional. O meia atacante foi uma estrela atuando pelo Flamengo e depois sendo ídolo dos rivais espanhóis, o Barcelona e o Real Madrid.

O jogador começou sua carreira no Madureira em 1950, ficou por lá duas temporadas, e se destacou na equipe pequena. Por conta das grandes atuações, Evaristo foi contratado pelo Flamengo em 1993, ainda muito jovem chegou no elenco brigando por espaço.

Foi conquistando seu espaço com o passar do tempo e se tornando uma figura importante para a equipe carioca. Naquela época, as coisas eram diferentes, os campeonatos estaduais eram muito mais importantes e relevantes do que é atualmente, então os clubes brigavam ao máximo para conquistar.

Em sua primeira temporada pelo clube, ainda sem o grande destaque, mas mesmo assim ajudou o clube a ganhar o Campeonato Carioca de 1953. Com cada jogo, Evaristo se tornava um jogador fundamental e titular da equipe, se destacando cada vez mais.

O meia atacante inclusive já era chamado para a seleção brasileira desde 1952, mas lá não conseguia se tornar titular e atuou poucas partidas com a camisa da amarelinha. Mas no Flamengo era fundamental e continuou as boas atuações por muito tempo, conquistando em 1954 mais um título Carioca.

O jogador era uma estrela do clube, se tornando cada vez mais ídolo da torcida e do clube. Evaristo conseguiu ainda conquistar o tricampeonato Carioca, quando levantou o título da competição em 1955 e em 1956 foi Campeão do Rio-São Paulo, com o meia atacante sendo destaque.

Em 1957, o jogador com todo seu destaque, chamou a atenção de times de fora e recebeu proposta do Barcelona. Evaristo aceitou e foi atuar no futebol espanhol, mas por conta dessa escolha acabou não indo para a Copa do Mundo de 1958, pois o clube não liberou o meia atacante para disputar a competição.


O jogador ficou cinco anos no Barcelona e logo depois foi atuar no grande rival, o Real Madrid, por lá ficou três anos. Depois de oito anos longe, ele retornou ao futebol brasileiro para jogar no Flamengo, onde já tinha uma idolatria e uma identificação com o clube.

Já em um final de carreira, voltou em 1965 e já conquistou mais um título Carioca para a sua coleção. Ele ficou no clube até 1967 e depois se aposentou dos gramados, mas não ficou longe do futebol, acabou se tornando treinador, e teve três passagens dirigindo o Flamengo mas sem nenhum título importante.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações