20 anos do gol de Hakan Sukur, o mais rápido da história das Copas do Mundo

Por Victor de Andrade
Foto: arquivo

Hakan Sukur finalizando para o gol mais rápido da história das Copas

Em 29 de junho de 2002, no Daegu Stadium, na Coreia do Sul, a seleção da casa enfrentava a Turquia na decisão de terceiro lugar na Copa do Mundo daquele ano, que foi realizada em conjunto com o Japão. Aos 11 segundos de jogo, Hakan Sukur abria o marcador para os turcos, no que se tornou o gol mais rápido da história do torneio.

Com 31 anos a época, Hakan Sukur chegou àquela Copa do Mundo como o maior nome da Turquia. Ídolo do Galatasaray, o centroavante, naquele momento, fazia parte da constelação de craques que defendiam a Internazionale, ao lado de jogadores de renome naquele Mundial, como Ronaldo, Recoba e outros. Era sim a grande esperança dos turcos de fazer uma boa campanha no certame.

A boa campanha da Turquia na Copa realmente aconteceu. Os turcos surpreenderam, mesmo se classificando com certa dificuldade em seu grupo na primeira fase, por conta de um empate contra a Costa Rica, apesar de ter vendido caro a derrota para o Brasil, com direito a um erro de arbitragem marcando um pênalti inexistente para os canarinhos no fim do jogo. Depois, eliminaram Japão e o também surpreendente Senegal para chegar à semifinal e perder novamente para os brasileiros, em outro jogo duro.

Porém, a Copa do Mundo de Hakan Sukur não vinha na mesma linha da Seleção Turca. Apesar de titular nas partidas e ser uma liderança dentro de campo, o jogador não tinha balançado as redes até antes do início da disputa de terceiro lugar e estava recebendo críticas da imprensa de seu país e internacional.

Mas, tudo isto mudou no jogo em Daegu, que está completando 20 anos. Logo aos 11 segundos de partida, os sul-coreanos deram o pontapé inicial e tocaram a bola para trás. Bastou pouco tempo para o zagueiro Hong Myung-bo hesitar ao receber a bola e, sob pressão de Ilhan Mansiz, viu Hakan Sukur abrir o placar para os turcos e entrar para a história da competição, fazendo o gol mais rápido.

Logo depois, aos 9 minutos, Lee Eul-Young empatou o duelo em belo gol de falta, que levantou a torcida coreana no Daegu World Cup Stadium. 4 minutos mais tarde, a Turquia voltava a ficar na frente após Ilhan Mansiz empurrar para a rede. Aos 32, Mansiz voltou a marcar para os Turcos em belo toque na saída do goleiro. A Coreia chegou a descontar no final da partida com Song Chong-Gug mas não foi o suficiente para evitar a derrota. A Turquia ficava com o terceiro lugar.


Esta cena nunca mais foi vista. A Turquia não voltou mais à uma Copa do Mundo e o recorde de Hakan Sukur, hoje com 51 anos, não foi batido. Aliás, o ex-atacante atualmente está morando nos Estados Unidos, fugido da Turquia. Opositor ao atual governo do país, presidido por Recep Erdogan, ele foi ameaçado de morte e teve que sair de sua terra natal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações