Há 103 anos, Brasil conquistava sua primeira "Copa América" no Sul-Americano de 1919

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Brasil campeão em 1919

Neste dia 29 de maio faz aniversário a primeira das grandes conquistas da Seleção Brasileira de Futebol. Hoje lotada de taças, porém com uma recente derrota na Copa América, a Canarinho, assim como qualquer time, precisou ter uma primeira grande taça na sua galeria e ela veio na disputa do Campeonato Sul-Americano de 1919, o primeiro título brasuca na "Copa América".

A competição foi disputada no Brasil, mais precisamente nas Laranjeiras, estádio do Fluminense. Na época, apenas Uruguai, Brasil, Argentina e Chile disputavam a competição. O regulamento era bem simples, todos se enfrentavam e o time com mais pontos sairia (ou ficaria também) do Brasil com o troféu. Nem mesmo a pandemia de Gripe Espanhola atrapalhou a realização da competição.

O Brasil já estreou na competição deixando claro a que viria, batendo o Chile por 6 a 0, em uma grande atuação de Friendreich, que marcou três vezes. Haroldo e Neco, duas vezes fizeram os outros gols do time da casa. Depois, vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, com Amilcar, Heitor e Milton marcando. Izaguirre descontou. Na última partida, um empate por 2 a 2 com o Uruguai obrigou a competição a ter um jogo desempate.


O jogo desempate, numa Laranjeiras completamente abarrotada, foi extremamente nervoso e disputado. Só na segunda prorrogação, quando já rolavam mais de duas horas de futebol, Friendereich, o Tigre, marcou o gol do primeiro título da história da Seleção Brasileira, iniciando uma tradição de sempre vencer em casa que só seria quebrada pela Argentina 102 anos depois, em 2021. 

Além de campeão, o Brasil ainda teve os dois artilheiros do torneio, com Friendereich e Neco, que marcaram quatro gols cada um. Os Canarinhos, na época ainda usando uniforme branco, voltariam a conquistar a competição novamente em casa em 1922. Hoje, o "Brasa" possuí nove títulos da competição. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações