A bola vai rolar para o Brasileirão Série A

Por Victor de Andrade, Lucas Paes, Emerson Gomes, Ricardo Pilotto e Fabio Rocha
Arte: O Curioso do Futebol


Começa neste sábado, dia 9 de abril, a edição de 2022 do Campeonato Brasileiro Série A. São 20 equipes na competição brigando pelo título, vagas na Libertadores e Sul-Americana e fugindo do "fantasma" do rebaixamento.

Confira como estão os times:

América Futebol Clube
Belo Horizonte-MG


Recém chegado à Libertadores (e com má estreia na competição, onde sofre em casa), o América reforçou bem a equipe para 2022 e tem nomes que são suficientes para que o time não sofra no Brasileirão e consiga ficar no meio de tabela. O problema da equipe em 2022 tem sido na verdade marcar gols, já que há uma boa qualidade no Coelho na construção de jogadas, porém a conclusão é problemática. Se conseguir corrigir esse problema, o América tem tudo para fazer um ano bem tranquilo e quem sabe inclusive novamente figurar numa vaga para a Libertadores.

Clube Athletico Paranaense
Curitiba-PR


Atual campeão da Copa Conmebol Sul-Americana, o Furacão conseguiu escapar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, ficando com quatro pontos à frente do Grêmio, que caiu pela terceira vez. Para este ano, o rubro-negro do Paraná trouxe alguns jogadores para reforçar o seu plantel. O lateral direito Orejuela, o zagueiro Dedé, o meia Cannobio e o atacante Thomas Cuello são exemplos de caras novas no clube paranaense.

Atlético Clube Goianiense
Goiânia-GO


O Atlético Goianiense vem treinando para a estreia no Campeonato Brasileiro contra o Flamengo, sábado, em Goiânia, e o técnico Umberto Louzer deve repetir a mesma formação que goleou a LDU por 4 a 0 na estreia da Copa Sul-Americana. O clube desponta como potencial alvo de uma forte SAF, afirmam profissionais diretamente ligados à transformação do Dragão em clube-empresa.

Clube Atlético Mineiro
Belo Horizonte-MG


O atual campeão quer defender seu título e para isto manteve toda base do elenco campeão no ano passado. O treinador escolhido para a temporada foi Antonio “Turco” Mohamed, com larga experiência principalmente em terras mexicanas. O Galo foi campeão estadual e estreou bem na Libertadores, mostrando a força do elenco. O atacante Ademir, o zagueiro Diego Godín e a volta repentina do zagueiro Junior Alonso após saída para o futebol russo foram os reforços para tentar o bicampeonato.

Avaí Futebol Clube
Florianópolis-SC


O Avaí subiu para a elite do futebol nacional ano passado, a equipe ficou em quarto na Série B do Brasileirão da temporada anterior. Neste ano o time catarinense não fez uma boa campanha no estadual e caiu nas quartas de finais para o Brusque. Eduardo Barroca assumiu a equipe em Fevereiro e tenta manter a equipe na Série A.

Botafogo de Futebol e Regatas
Rio de Janeiro-RJ


Recentemente comprado pelo bilionário John Textor, o Fogão tem atualmente um incansável trabalho em busca de fazer com que o ano de 2022 seja mais tranquilo que as últimas passagens na Série A. É justo dizer que ainda é complicado diagnosticar e resolver todas as lacunas da equipe com tão pouco tempo, mas as chegadas de Patrick de Paula, destaque do Palmeiras, de Rafael, além da ascensão do excelente Matheus Nascimento tornam o Fogão uma força interessante na próxima edição do Brasileirão. Dizer que uma equipe ficará no meio de tabela é quase dizer que briga pela Libertadores e a tendência é que o Glorioso consiga ficar tranquilamente naquela zona onde tudo e nada acontece ao mesmo tempo.

Ceará Sporting Club
Fortaleza-CE


Eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste, o Ceará faz um ano meio claudicante sob o comando de Dorival Júnior. A campanha ruim no estadual se somou a uma estreia interessante na Copa Sul-Americana e o time já conseguiu mostrar ótimo futebol em algumas partidas, incluindo é claro a da competição continental. O time terá de mostrar mais estabilidade se quiser fazer um Brasileirão tranquilo, mas a tendência é que o Vozão, que tem bons jogadores como Vina e Fernando Sobral, consiga fazer um campeonato tranquilo, como aliás tem sido moda para os times do estado.

Sport Club Corinthians Paulista
São Paulo-SP


O Corinthians vive um período de mudanças e clima turbulento. O time começa o Brasileirão dirigido pelo português Vitor Pereira, que já está sendo questionado. O elenco tem qualidades, mas a alta média de idade, principalmente dos principais jogadores (Willian, Renato Augusto, Jô, Cássio e Gil, por exemplo), deixa a torcida desconfiada.

Coritiba Foot-ball Club
Curitiba-PR


Vindo de uma excelente campanha na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado e sendo coroado com o título, o Coxa Branca tenta ao menos ter um bom rendimento na edição deste para se manter na elite. Para isso, o time alviverde já se reforçou bastante para esta temporada. Foram contratados o Zagueiro Guillermo de los Santos; os laterais Warley, Egídio e Diego Porfírio; o volante Andrey; os meias Régis, Pablo García e Tonny Anderson. Para o ataque, Alef Manga, Clayton e Fabrício Daniel foram os escolhidos.

Cuiabá Esporte Clube
Cuiabá-MT


O Dourado fez uma campanha sólida e sem sustos na temporada passada, garantindo inclusive uma vaga na Copa Sulamericana. Para ter mais uma temporada de sucesso o clube aposta no treinador Pintado, além de boa parte do elenco que foi mantida. Um bom número de reforços também foi incorporado ao time. Nomes como o lateral Igor Cariús, os meias Valdívia e Rodriguinho e os atacantes André Luis e Alesson foram trazidos. A expectativa é de se manter nos postos das competições continentais.

Clube de Regatas Flamengo
Rio de Janeiro-RJ


O elenco do Flamengo é forte o suficiente para que o time busque mais um título do Brasileirão, quando à isso há poucas dúvidas. Porém, os comandados de Paulo Sousa (pelo menos por enquanto) chegam ao principal torneio nacional com mais dúvidas do que afirmações. O rubro-negro foi bem no estadual, mas perdeu o título para o Fluminense e o futebol claudicante apresentado tem deixado torcedores de cabelo em pé e causou inclusive protesto das organizadas. O Mengão é certamente, no papel, um dos favoritos ao título, porém precisa mostrar futebol para isso, se não o ano pode ser complicado.

Fluminense Foot-ball Club
Rio de Janeiro-RJ


O Tricolor, antes da estreia no Campeonato Brasileiro, viveu momentos distintos. Foi eliminado na fase preliminar da Libertadores, mas conquistou o Campeonato Carioca em cima do Flamengo, evitando o tetracampeonato do rival. Comandado por Abel Braga, o Flu mescla a experiência de jogadores como Fred, Ganso e Felipe Melo com a juventude dos atletas vindos de Xerém.

Fortaleza Esporte Clube
Fortaleza-CE



A equipe tenta repetir a grande campanha da temporada passada, sua melhor da história na primeira divisão. Para isso o competente técnico Juan Pablo Vojvoda foi mantido, mesmo sofrendo sondagens de outros clubes. O Leão venceu a Copa Nordeste e está na decisão do estadual, ratificando o bom seguimento do projeto. Para tentar um inédito título a equipe trouxe reforços como goleiro Fernando Miguel e o experiente atacante argentino Silvio Romero foram trazidos. Expectativa alta para a equipe, mesmo tendo um calendário mais recheado nesta temporada.

Goiás Esporte Clube
Goiânia-GO


Depois de montar um bom time para disputar a Série B de 2021, o Esmeraldino fez um bate volta na segunda divisão, terminando o campeonato na segunda colocação. Para este ano, o clube goiano tentará ao menos se manter na elite e por isso vêm com algumas caras novas no seu plantel. O lateral Douglas Silva; o zagueiro Sidnei e o atacante Luiz Filipe foram alguns dos contratados para esta temporada em que a equipe do centro-oeste jogará a competição mais importante do âmbito nacional.

Sport Club Internacional
Porto Alegre-RS


A temporada passada dos colorados não deixou tantas saudades, depois de brigar pela taça em 2020, 2021 foi decepcionante terminando no 12º lugar. A diretoria tentou um choque de gestão trazendo o treinador uruguaio Alexander “Cacique” Medina, mas o início de temporada já mostra que o caminho é longo, eliminações precoces na Copa do Brasil e Gaúcho. O volante Liziero, os atacantes David e Wesley Moraes e o retorno do ídolo Andrés D’Alessandro tentarão fazer com que o ano não seja totalmente perdido.

Esporte Clube Juventude
Caxias do Sul-RS


O Juventude lutou contra o rebaixamento no ano passado e conseguiu se livrar. Mas nesta temporada não começou bem, quase caiu no campeonato gaúcho e trouxe um novo técnico. Eduardo Baptista, que vinha fazendo boa campanha no Mirassol, chegou para tentar manter o time novamente na Série A.

Sociedade Esportiva Palmeiras
São Paulo-SP


O Palmeiras terminou em terceiro o Brasileirão passado, mas vem de dois títulos seguidos de Libertadores e neste ano já venceu a Recopa e o Paulista. O verdão essa temporada busca o título do campeonato nacional e trouxe alguns reforços pontuais para melhorar o elenco.

Red Bull Bragantino
Bragança Paulista-SP


O Massa Bruta tem um 2022 de novidade, já que está estreando na Copa Libertadores, onde no primeiro jogo estreou com vitória. O time da empresa de energéticos, que tem Maurício Barbieri como treinador, manteve a base do ano passado e recebeu alguns reforços. Ytalo é um dos destaques da equipe.

Santos Futebol Clube
Santos-SP


Vindo de um ano de 2021 bastante difícil dentro e fora fora de campo, o Alvinegro Praiano vem a este Brasileirão na tentativa de fazer uma campanha diferente. Para isso, o Peixe, dirigido por Fabián Bustos, aproveitou o período em que não teve jogos pelo mata-mata do Campeonato Paulista e trouxe algumas peças como o zagueiro Maicon; o volante Willian Maranhão; os meias Rodrigo Fernández, Jhojan Julio e Ricardo Goulart. Para o setor ofensivo, Bryan Angulo foi contratado.

São Paulo Futebol Clube
São Paulo-SP


O São Paulo, que brigou para não cair no ano passado, teve que trazer Rogério Ceni para conseguir se livrar e conseguiu. Este ano o time tricolor evoluiu muito e trouxe alguns reforços pontuais para melhorar o elenco. O grande ídolo e agora técnico, acertou a equipe e chegou na final do Campeonato Paulista, mas perdeu a final para o Palmeiras.


Regulamento

A Série A de 2022 é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o clube que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final da competição, os seis primeiros clubes se classificam à Copa Libertadores de 2023, os seis clubes subsequentes se classificam à Copa Sul-Americana de 2023, e os quatro últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte. O campeão se classificará para a Supercopa do Brasil de 2023.

Introduzido em 2019, o árbitro assistente de vídeo ou VAR (do inglês Video Assistant Referee), estará disponível em todas as 380 partidas do campeonato, tendo seus custos com tecnologia e infraestrutura pagos pela Confederação Brasileira de Futebol. O limite de troca de técnicos implantado na edição 2021, foi retirado dessa edição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações