Por Lucas Paes
Foto: Arquivo/El País
Morales fezz os gols da classificação uruguaia a Copa do Mundo de 2002
Completando 47 anos neste dia 21 de fevereiro, o atacante uruguaio Richard Morales foi um andarilho na carreira, onde passou por vários clubes, incluindo uma curtíssima estadia no Grêmio. O momento de mais destaque, porém, de sua trajetória no futebol ocorreu em 2001, quando ele acabou por marcar os gols que classificaram a Seleção Uruguaia para a Copa do Mundo de 2002.
Morales atuava pelo Nacional na época e era conhecido por sua forte presença física dentro de campo e pelo temperamento bastante explosivo. Era, essencialmente, um reserva naqueles jogos eliminatórios para a Copa do Mundo de 2002. Em 20 de novembro, jogando em Melbourne, o Uruguai perdeu por 1 a 0 para os australianos, que marcaram com Muscat, de pênalti.
O jogo de volta ocorreu cinco dias depois no Centenário abarrotado. A Celeste havia ficado fora dos mundiais de 1994 e 1998 e via novamente o risco de uma eliminação. No jogo de volta, Dario Silva botou os Charruas na frente, mas o 1 a 0 bastaria apenas para que a decisão ficasse igualada. Era preciso pelo menos mais um gol para que os campeões do mundo de 1930 e 1950 ficassem com a vaga no mundial da Coréia do Sul e do Japão.
Foi ai que Richard Morales entrou para a história. Quando já eram jogados 25 minutos do segundo tempo, o centro-avante que na época era jogador do Nacional aproveitou cobrança de falta e cabeceou com violência para as redes do Centenário. Os australianos tentaram partir para igualar o jogo, mas tomaram o golpe de misericórdia já aos 44', quando Recoba fez jogada individual e rolou para Morales marcar o gol que classificou a Celeste.
Na Copa do Mundo, Morales, novamente convocado, chegou a marcar um gol na competição, no empate uruguaio por 3 a 3 diante do ótimo time de Senegal. Porém, ele acabou desperdiçando a chance do quarto gol em uma cabeçada, um gol que caso marcado poderia significar a classificação dos uruguaios ao mata-mata. No total, fez 27 jogos e marcou seis gols com a camisa celeste.
0 comentários:
Postar um comentário