Basílio e o gol que tirou o Corinthians da fila em 1977

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Basílio fez o gol que tirou o Corinthians da fila

Nascido na capital paulista neste mesmo dia em 1949, João Roberto Basílio, popularmente conhecido apenas como Basílio ou Pé-de-Anjo, está completando 73 anos de idade nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro de 2022. Por isso, hoje vamos relembrar o gol do título paulista de 77 marcado por ele, tirando assim o Corinthians da fila.

Na época, a torcida alvinegra estava com saudades de ver seu time levantar um troféu. Afinal, o Timão ficou 23 anos consecutivos sem conquistar um título. Porém, a vez da nação corintiana rever sua equipe vencendo um campeonato estava chegando.

Naquele ano, o estadual tinha um formato bem diferente do que este que conhecemos hoje. O Corinthians já havia vencido o segundo turno, que era conhecido como Taça Governador do Estado de São Paulo, mas ainda precisaria disputar a grande decisão, já que terminou na liderança do grupo F na terceira fase. Na chave E, a Ponte Preta terminou na liderança.

Após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e perder a segunda partida por 2 a 1 de virada, tanto Corinthians quanto Ponte Preta precisariam vencer o terceiro confronto para ficar com o título paulista. Pelo lado do clube do Parque São Jorge, tinha uma grande pressão para a conquista.

Era dia 13 de outubro de 77 e o Morumbi estava recebendo 86.677 pagantes nas arquibancadas. Foi justamente neste último embate, data e local, que Basílio, o Pé-de-Anjo, apareceu de forma contundente para levar o Estádio Cicero Pompeu de Toledo, que estava pintado de preto e branco, ao delírio.

O jogo estava muito disputado. Apesar de ter perdido Rui Rei, que foi expulso por reclamação no decorrer da partida, a Ponte Preta criava oportunidades e assustava a meta do Corinthians. Porém, com 36' de bola rolando na etapa complementar, o Timão abriu o placar. Zé Maria fez um bom levantamento na área, o Pé de Anjo cabeceou para Waguinho, que emendou uma bomba no travessão e a bola ainda sobrou no meio da grande área. Wladimir aproveitou para desviar de cabeça no rebote, mas a bola acabou parando na marcação. Na sobra, a bola finalmente parou no pé do meia, que estufou as redes do Morumbi e levou a nação alvinegra ao delírio.


Este gol de Basílio foi eleito pela torcida própria torcida corintiana como o tento mais importante da história do clube. Até porque foi graças ao Pé-de-Anjo que o time quebrava o maior jejum de títulos da sua vasta história.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações