Vai começar o Paulistão A2 2022

Por Victor de Andrade, Lucas Paes, Ricardo Pilotto, Fabio Rocha e Emerson Gomes
Arte: O Curioso do Futebol


Vai começar o Campeonato Paulista da Série A2 de 2022. Neste domingo, em embate antecipado da nona rodada, Oeste e Monte Azul fazem a primeira partida do certame. São 16 equipes em busca das duas sonhadas vagas para a elite do futebol de São Paulo.

Confira como estão as equipes:

Grêmio Osasco Audax
Osasco


Ainda tentando se recuperar depois de cair para A2 após o histórico vice-campeonato em 2016, o Audax será comandado por Robélio Cavalinho, um dos destaques, pelo menos midiáticos, da equipe, foi o 'retorno' de MC Livinho para o elenco. O time trouxe diversos reforços do Audax Rio, além de outras contratações pontuais e também deve subir nomes que atuaram pela equipe na Copa São Paulo deste ano. A equipe planeja fazer uma campanha melhor em 2022, já que ano passado ficou a beira do rebaixamento.

Clube Atlético Juventus
São Paulo


Com Tuca Guimarães no comando, a tradicional equipe da Moóca quer fazer um papel melhor que o de 2021, quando foi apenas o décimo colocado, não avançando para o mata-mata. O Moleque Travesso fez uma série de jogos-treino durante a pré-temporada, encarando times da A1 e da A3, com destaque para o empate em 0 a 0 com o Santo André, da elite.

Lemense Futebol Clube
Leme


O Lemense, que até dias atrás estava registrado como Atibaia, conseguiu fazer uma boa campanha na Série A2 do Campeonato Paulista da 2021 e conseguiu ficar no grupo dos oito clubes que avançaram para o mata mata da competição. A equipe, que teve a confirmação da mudança de nome e sede na última semana, contratou vários jogadores tarimbados, como o meia Celsinho, ex-Portuguesa e Londrina, e o atacante Jean, conhecido no Rio de Janeiro e que já estava aposentado.

Clube Atlético Linense
Lins


O time de Lins foi campeão da Série A3 em 2021 e retorna com planos de pelo menos tentar se manter na Série A2 m 2022. O Elefante trouxe vários nomes não tão conhecidos e tem como principal, ou pelo menos como jogador mais conhecido do seu elenco o meia experiente Thiago Humberto, que já passou por diversos clubes da Série A e que já atuou várias vezes pelos alvirrubros. O comandante será o experiente João Valim, que tentará pelo menos manter o time na divisão.

Atlético Monte Azul
Monte Azul Paulista


O Monte Azul que vem para o seu terceiro ano seguido na Série A2, agora busca fazer uma grande temporada e subir para a elite estadual. O time comandado por Ariel Mamede, trouxe alguns reforços para disputar o paulista e subiu alguns jogadores da base para integrarem o elenco na competição.

Oeste Futebol Clube
Barueri


O Oeste busca o acesso que escapou ano passado nos pênaltis. E para atingir o sucesso nesta série A2 foi contratado o técnico Fernando Marchiori. O elenco conta com alguns atletas mantidos da temporada passada, jogadoress oriundos da base que fez boa Copa São Paulo e reforços com experiência na divisão e de confiança da comissão técnica.

Associação Portuguesa de Desportos
São Paulo


A  Lusa não teve um 2021 para comemorar, caindo no mata-mata em todas as competições que disputou (Paulistão A2, Brasileirão Série D e Copa Paulista). Depois de uma dupla troca no comando técnico no fim do ano (saíram Fernando Marchiori e depois Alex Alves), a Portuguesa trouxe Sérgio Soares. Entre os jogadores, o destaque é o experiente Luan.

Associação Atlética Portuguesa
Santos


Em 2021, a Portuguesa Santista disputou apenas a Série A2 do Campeonato Paulista e ficou mais uma vez longe de conquistar o sonho de retornar a elite do futebol de São Paulo. A Briosa terminou na 11ª colocação da tabela de classificação, cinco pontos atrás do XV de Piracicaba, que ficou com a última vaga dos classificados para o mata-mata. Para reforçar o seu elenco, o time da Baixada Santista já trouxe os laterais Giovanni Palmieri e Juninho; o zagueiro André Rosa; o volante Felipe Urbano; os meias Lucas Goes e Raphael Toledo. Para o ataque, foram contratados Deivid, Betinho e Ermínio. O treinador será Moisés Egert.

Esporte Clube Primavera
Indaiatuba


A equipe do Primavera, que subiu da Série A3, agora busca se manter na A2. O time foi vice campeão, perdendo para o Linense e conseguiu o acesso. O Fantasma Tricolor tentou manter o time e trazer alguns jogadores para a disputa da competição, o principal deles é o Rafael Marquês, atacante que passou por grandes times. O treinador é Ademir Ferreira.

Red Bull Brasil
Bragança Paulista


O Red Bull Brasil vai tentar repetir a boa campanha do ano passado, quando ficou entre os oito melhores. Sem lutar pelo acesso, o objetivo da equipe é revelar talentos, contando com atletas que estouraram idade do sub-20 e jovens valores comandados por Vinícius Munhoz, mantido no cargo após a boa campanha de 2021.

Rio Claro Futebol Clube
Rio Claro


Sempre uma força com campanhas boas na Série A2, o Galo Azul passou muto perto do acesso em 2021, vendnedo caríssimo a derrota para o Água Santa no mata-mata. Em 2022, a equipe trouxe diversos nomes ao elenco, incluindo o uruguaio Juan Sosa, com diversas passagens no futebol brasuca. Adilson Teodoro será o treinador da equipe, que promete boa campanha e estreia contra a Portuguesa Santista, no sempre complicado Ulrico Mursa.

Esporte Clube São Bento
Sorocaba


A poucos dias da estreia na Série A2 do Campeonato Paulista, o técnico Paulo Roberto Santos analisou a pré-temporada do São Bento e fez uma projeção sobre a participação na competição. O treinador elogiou a preparação, que teve início no início de dezembro e foi realizada toda em Sorocaba. O São Bento não terá nove jogadores, todos diagnosticados com Covid-19, para a estreia contra o Audax.


Associação Desportiva São Caetano
São Caetano do Sul


O São Caetano que caiu para a Série A2 na temporada passada, com apenas 3 pontos, passou a competição sem vencer um jogo. Agora com a chegada de alguns reforços e no comando de Max Sandro, que foi semifinalista da Copa Paulista com o próprio time do ABC, o Azulão tenta voltar para a elite do futebol e fazer uma grande temporada esse ano.

Esporte Clube Taubaté
Taubaté


No ano passado, o Taubaté foi outra equipe que não conseguiu se classificar para a fase eliminatória da Série A2 do Campeonato Paulista. Fechou sua participação na competição estadual na 13ª colocação na tabela de classificação. No segundo semestre, o Burro da Central disputou a Copa Paulista, competição na qual também não passou da fase de grupos. As principais aquisições do clube do Vale do Paraíba são o goleiro Felipe, o zagueiro Léozão, o volante Jeferson Lima e o experiente meia atacante Marcos Aurélio.

Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense
Rio Claro


O Velo Clube não se classificou por pouco no ano passado e tenta superar a campanha que teve 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. E para lutar por classificação e acesso a diretoria contratou o experiente treinador Fahel Júnior. A base do elenco campeão da série A3 de 2020 segue no clube e alguns reforços foram incorporados.

Esporte Clube XV de Novembro
Piracicaba


Aqui temos um favorito por existir, praticamente. O Nhô Quim mais uma vez tem um dos orçamentos mais altos da divisão. O alvinegro é, se não o mais estruturado, um dos times com melhor estrutura na A2 e mais uma vez monta um elenco, ou melhor, reforça um elenco preparado para buscar o título e o acesso. Entre os diversos bons nomes, Luciano Dias terá por exemplo o meia Carlos Alberto, um dos principais jogadores da história recente da Briosa, além de alguns garotos que fizeram boa campanha na Copinha. É desde já um dos favoritos.

Regulamento

Na primeira fase, as dezesseis equipes se enfrentaram em quinze rodadas e os dois últimos colocados caem para a Série A3, enquanto os oito primeiros avançarão para as quartas de final, em que o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo colocado, o terceiro enfrenta o sexto colocado e o quarto enfrenta o quinto colocado. Em esquema de mata-mata, os finalistas garantem o acesso à Primeira Divisão de 2023.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações