Vasco da Gama 0x1 Santos - Em 1965, Peixe sagrava-se pentacampeão da Taça Brasil

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

O grande esquadrão do Santos

Nesta terça-feira, dia 7, se completam 56 anos que o Santos conquistou a Taça Brasil pela quinta vez. O jogo que o Peixe garantiu o título aconteceu neste mesmo dia em 1965. A equipe santista já havia sido campeão das edições de 1961, 1962, 1963 e 1964.

Na época, a Taça Brasil era organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que futuramente deu origem a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O torneio tinha como objetivo acabar com o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais e juntar as equipes campeãs de seus respectivos campeonatos regionais, para definir o campeão nacional. De 1959 a 1966, esse troféu era disputado no formato de mata-mata.

O Santos havia acabado de eliminar a equipe do Palmeiras nas semifinais da Taça Brasil. No primeiro jogo, o Peixe venceu o Verdão pelo placar de 4 a 2 no Pacaembu com três gols de Toninho e um de Abel. Já na segunda partida, o clube Alvinegro empatou em 1 a 1 no mesmo Pacaembu com tento marcado por Pelé.

A primeira parte do confronto de 180 minutos aconteceu no estádio do Pacaembu diante do Vasco da Gama. Naquela ocasião, o Alvinegro Praiano aplicou uma goleada de 5 a 1 no time Cruzmaltino. Os gols do jogo foram marcados duas vezes por Dorval e Toninho, além do outro tento marcado por Coutinho. Por conta deste excelente resultado, o clube paulista precisaria perder por cinco gols de diferença para perder o título dentro dos 90 minutos de bola rolando.

No jogo da volta, realizado no dia 8 de dezembro de 1965, além do Santos ter de enfrentar o bom time do Vasco, teria que jogar em um Maracanã lotado. Para este confronto, cerca de 38.788 pessoas estavam presentes nas arquibancadas do cartão postal do Rio de Janeiro.

Antes mesmo da bola começar a rolar, houve confusão dentro do gramado. O motivo de todo o reboliço era por conta da cor das camisas das duas equipes. Porém, quando o jogo começou, a história passou a ter foco total naquela partida que definiria o campeão brasileiro daquele ano.

Apesar da dificuldade para reverter um resultado difícil, o time vascaíno demonstrou muita disposição para jogar de maneira ofensiva, mas acabou encontrando um Santos que conseguia se defender muito bem quando era atacado e segurava o empate, que garantia a conquista do título. Na grande chance que o Peixe teve quando avançou ao campo de ataque, a bola caiu justamente no pé do Rei, aos 63' de bola rolando. Naquele momento, Pelé, marcava o gol da vitória santista e praticamente encaminhava a conquista do penta campeonato da Taça Brasil para o Alvinegro Praiano.

Na reta final do embate, houve uma grande confusão, que por muito pouco não virou uma briga generalizada dentro do gramado do Maracanã. O árbitro Armando Marques teve de tomar duras atitudes e expulsou sete atletas no total. Após o apito final, o Santos comemorava mais uma conquista da Taça Brasil, torneio esse que o clube já havia vencido nos últimos quatro anos. Além disso, o time Alvinegro conseguiu também uma vaga na Copa Libertadores de 1966.


Entretanto, o Santos, que preferia fazer excursões pelo mundo por ser algo que trazia mais lucro ao clube, entrou em comum acordo com a CBD. Por alguma coincidência, a organizadora da principal competição nacional na época estava em protesto com a Conmebol, por conta da obrigação dos vice campeões nacionais também serem inscritos na competição continental. Com isso, a Confederação Brasileira de Desportos não enviou nenhum representante brasileiro para a disputa da Libertadores.

Vale lembrar que a equipe Alvinegra, que já havia vencido a competição em quatro oportunidades, por muito pouco não foi hexa, já que perdeu para o Cruzeiro na grande decisão da edição de 1966.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações