Ricardo Costa - O Rei do Acesso na Segunda Divisão Paulista

Por Victor de Andrade
Fotos: divulgação

Portuguesa Santista, EC São Bernardo, Marília, São José e União Suzano AC - os acessos

Nas últimas temporadas do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, antes de a bola rolar, no prognóstico de favoritos, há sempre uma certeza: o time de Ricardo Costa sempre estará neste grupo. E não é para menos, pois o treinador, campeão de 2021 com o União Suzano AC, tem um retrospecto que chama a atenção: em seis temporadas completas, além de uma com seis jogos, o técnico tem cinco acessos e três títulos. No seu histórico na competição, ele tem 67,3% de aproveitamento.

Os números de Ricardo Costa na Divisão impressionam. Até no ano de estreia dele, onde dirigiu o EC São Bernardo em seis partidas, seu aproveitamento é muito alto. Fizemos este levantamento, ano por ano, e as estatísticas embasam o sucesso do profissional na divisão.

2015 - EC São Bernardo - 6 jogos à frente da equipe

16 jogos
10 vitórias
4 empates
2 derrota
30 gols próprios
13 gols contras
14 pontos
70,8% de aproveitamento

A estreia de Ricardo Costa na Segunda Divisão Paulista foi em 2015, dirigindo o EC São Bernardo. Apesar do pouco tempo, ele na época surpreendeu. Ele ficou à frente da equipe em 16 dos 17 primeiros jogos do torneio, ficando invicto. Deixou o time para assumir o Sub-20 do Mirassol, deixando o Cachorrão na liderança do Grupo 3 da primeira fase.

2016 - Portuguesa Santista - Campeão

26 jogos
16 vitórias
9 empates
1 derrota
50 gols próprios
15 gols contras
57 pontos
73% de aproveitamento

Em sua primeira temporada completa, Ricardo Costa levou a Portuguesa Santista ao título e levou a Briosa de volta à Série A3, o que não acontecia desde 2010. Foi uma campanha incontestável, com apenas uma derrota em 26 jogos. No mata-mata, venceu dois jogos e empatou um fora de casa, deixando uma importante marca em sua carreira na divisão: surpreender o adversário mesmo como visitante. O título foi em cima do Desportivo Brasil, a única equipe que havia vencido o time Rubro Verde, ainda na segunda fase.

2017 - EC São Bernardo - Vice

26 jogos
14 vitórias
5 empates
7 derrotas
43 gols próprios
24 gols contras
47 pontos
60,25% de aproveitamento

Em 2017, Ricardo Costa voltou ao EC São Bernardo e desta vez indo até o final da competição e conquistando o seu segundo acesso. Era uma equipe rápida, que mais uma vez mostrou todo o seu potencial no mata-mata, ganhando os dois jogos da semifinal contra o Osasco FC, na fase que definiu o acesso. O título daquele ano ficou com o Manthiqueira.

2018 - São José EC - Semifinalista

28 jogos
13 vitórias
11 empates
4 derrotas
42 gols próprios
20 gols contras
50 pontos
59,5% de aproveitamento

A única temporada completa do treinador onde ele não conquistou o acesso. Porém foi por pouco! A equipe vencia o Comercial, em Ribeirão Preto, e estava subindo, mas levou o gol do empate nos acréscimos e o Leão do Norte acabou ficando com a vaga na A3 no ano seguinte. Porém, a Águia do Vale naquela temporada tinha os seus méritos, como por exemplo a defesa sólida, que tomou apenas 20 gols em 28 jogos.

2019 - Marília - Vice

28 jogos
14 vitórias
11 empates
3 derrotas
51 gols próprios
22 gols contras
53 pontos
63% de aproveitamento

Na temporada de 2019 foi a segunda vez em que Ricardo Costa tirou uma equipe tradicional da Segundona: o Marília. Foi outra forte campanha, com apenas três derrotas em 28 jogos e tendo como arma, mais uma vez, a velocidade no ataque. No fim, o título acabou ficando com o Paulista de Jundiaí, que na decisão tinha a vantagem do empate.

2020 - São José - Campeão

16 jogos
12 vitórias
1 empate
3 derrotas
39 gols próprios
15 gols contras
37 pontos
77% de aproveitamento

Assim como fez com o EC São Bernardo, Ricardo Costa voltou ao São José dois anos depois e conquistou o tão sonhado acesso para a Águia do Vale, mas com um bônus: o título. Por conta da pandemia de Covid-19, a Federação Paulista de Futebol fez um campeonato mais enxuto e o treinador se adaptou rapidamente à nova fórmula, tendo um aproveitamento alto. O título foi em cima do Bandeirante de Birigui.

2021 - União Suzano AC - Campeão

18 jogos
13 vitórias
5 empates
38 gols próprios
7 gols contras
44 pontos
81,5% de aproveitamento

Muitos estranharam quando Ricardo Costa aceitou o desafio de dirigir o União Suzano AC, pois a equipe raramente figurava entre as favoritas. E foi no Usac que o treinador bateu vários recordes, tendo um dos melhores aproveitamentos de toda a históra do futebol paulista, com um meio-de-campo muito técnico, artilheiro do campeonato (Daniel Bahia, com oitos gols) e uma defesa que sofreu uma média menor de meio gol por jogo. No fim, a campanha foi coroada com o título invicto, o que não acontecia desde quando a Segunda Divisão do estado foi unificada.


Total

6 temporadas completas e 1 incompleta
158 jogos
91 vitórias
46 empates
20 derrotas
293 gols próprios
106 gols contras
319 pontos
67,3% de aproveitamento

Para comprovar sua eficiência na divisão, levantamos todos os dados. Ricardo Costa tem 68% de aproveitamento na divisão, um número alto. Pelas próprias campanhas dele, um vice-campeão tem média menor que a dele no geral da competição. Por isto, a grande média de acessos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações