O início da carreira de sucesso de Valdir Joaquim de Moraes no Renner

Por Emerson Gomes
Foto: arquivo

Valdir Joaquim de Morais fezendo defesa pelo Renner contra o Cruzeiro

Nesta terça, 23 de novembro completaria 90 anos um dos grandes personagens do futebol brasileiro, grande goleiro e revolucionário a preparação dos arqueiros, o eterno Valdir Joaquim de Moraes. Sua grande aparição para o futebol foi em 1954, quando foi campeão gaúcho pelo Renner.

Ainda jovem, inspirado pelo pai Hilário que também era goleiro, Joaquim iniciou sua trajetória no futebol ao integrar a equipe de juvenis do Pombal F.C, em 1945. Seu treinador à época, Abílio dos Reis, já via no menino um grande talento e quando foi convidado a treinar a equipe do Renner não pensou duas vezes em levar o goleiro prodígio consigo.

A chegada do jovem goleiro marcou o início de trajetória de sucesso do Renner, ainda nos juvenis conquistando o bicampeonato citadino (1947-1948) mostrava o preparo do arqueiro para voos maiores, e aí veio a estreia no profissional aos 17 anos.

Na equipe profissional o jovem goleiro tornou-se um pilar da equipe no período mais glorioso da história do Renner vencendo o Campeonato Estadual despachando Grêmio, Internacional e Juventude na fase classificatória, (também chamada de Campeonato Citadino) e garantindo a glória definitiva vencendo um triangular contra Ferro Carril de Uruguaiana e Brasil de Pelotas.

O feito de Valdir e seus companheiros encerraria uma sequência de títulos da dupla Gre-Nal que já durava 14 anos e só veio a se repetir em mais três oportunidades: 1998 com o Juventude, 2000 com o Caxias e a última em 2017 com o Novo Hamburgo.

Após o título a carreira do goleiro decolou, junto com os companheiros de Renner Valdir representou a Seleção Gaúcha em 1955, além de se tornar campeão Pan-Americano com a Seleção Brasileira no ano seguinte, assumindo a titularidade durante a competição.

A trajetória de sucesso em terras gaúchas despertou o interesse do Palmeiras, para onde o goleiro se transferiu em 1958, para por lá ficar por dez anos e se tornar um dos grandes nomes da história do clube. Valdir ainda atuou no Cruzeiro de Porto Alegre até encerrar a carreira em 1969.


Dois anos após pendurar as chuteiras e a convite de Oswaldo Brandão Valdir passou a fazer parte da comissão técnica do Alviverde como auxiliar e teve a idéia de criar um trabalho específico para os goleiros, daí nascia a profissão de Preparador de Goleiros, que exerceu nas décadas seguintes em Palmeiras, Corinthians e São Paulo.

Profundo conhecedor do futebol, ainda exerceu diversas funções técnicas nas três equipes, além de ter passado pelo São Bento como Auxiliar Técnico em 2007. A aposentadoria veio após deixar o Palmeiras em 2011. Valdir Joaquim de Moraes nos deixou em 11 de janeiro de 2020, aos 88 anos em Porto Alegre devido a falência múltipla dos órgãos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações