O fim do sufoco nas Eliminatórias para a Copa de 2002 completa 20 anos

Foto: arquivo

Luizão, que completava 26 anos, fez dois dos três gols que garantiram o Brasil na Copa de 2002

Classificação com rodadas de antecedência e vaga na Copa do Mundo com tranquilidade. Do Mundial de 2006 para cá, a Seleção Brasileira vem deixando o torcedor mal acostumado no quesito Eliminatórias. Mas nem sempre foi assim! Para o torneio realizado conjutamente entre Japão e Coreia do Sul, o Brasil sofreu para garantir a vaga e ela só veio na última rodada, no dia 14 de novembro de 2001, há exatos 20 anos, no Castelão, em São Luiz, no Maranhão, quando o aniversariante Luizão, com dois gols, e Rivaldo fizeram os gols dos 3 a 0 na Venezuela e carimbaram o passaporte verde e amarelo para Ásia.

Foi um sofrimento até o dia 14 de novembro de 2001. Foram três técnicos (Vanderlei Luxemburgo, Emerson Leão e Luiz Felipe Scolari), além de um interino (Candinho), derrotas acachapantes, como os 3 a 0 para o Chile em Santiago, e perca de pontos em casa, como o empate com o Peru, no Morumbi. Assim, na primeira Eliminatórias por pontos corridos que a Seleção Brasileira participou, já que em 1998 estava garantido por ter sido campeão em 1994 (sim, o campeão da Copa anterior tinha vaga assegurada), o time canarinho passou por sérios apuros e chegou na última rodada com risco de ficar de fora do Mundial.

A Seleção Brasileira sofreu para montar um time. Teve denúncias em cima de Vanderlei Luxemburgo, a troca de treinadores, Ronaldo lesionado e não jogando, Romário entrando no meio das Eliminatórias, tornando-se artilheiro e deixando a Seleção depois de brigar com Felipão e o excessivo número de testes em diversas posições. Some-se isso tudo ao fato de a Seleção Brasileira ser a única na América do Sul a não ter disputado as Eliminatórias naquele formato. Era difícil.

É verdade que o Brasil, apesar das dificuldades, só dependia dele para ficar com a vaga. O Castelão estava lotado e os torcedores maranhenses confiantes. E logo aos 11 minutos, Luizão, que completava naquele dia 26 anos, fazia 1 a 0 para o Brasil. Aos 18', de novo ele, o camisa 9 foi lá e balançou as redes novamente. Aos 33 minutos, Rivaldo fazia o terceiro do time canarinho.

Era um alívio! Apesar de ter ainda muito tempo de jogo, o placar dava a certeza de que a Seleção estaria na Copa, mesmo com a Venezuela já não sendo o tradicional 'saco de pancadas' de antes, já que não ficaram em último naquele qualificatório, estando à frente do Chile. No segundo tempo, poucas emoções e os 3 a 0 continuaram no marcador, mas foi o suficiente para colocar o Brasil na Copa do Mundo.

Só para ter uma ideia de quão difícil foi aquela classificação. Nas atuais Eliminatórias, o Brasil ainda não perdeu e só teve um empate em 12 jogos. Na de 2002, o Brasil só não perdeu para Peru (uma vitória fora e um empate em casa) e para a própria Venezuela (a única seleção que foi derrotada nos dois jogos contra a Seleção Brasileira). No fim, o time Canarinho ficou em terceiro, com 30 pontos, 13 atrás da líder Argentina, e apenas três à frente de Uruguai, que foi para a repescagem, e Colômbia, que ficou de fora.


Só para se ter uma noção do quanto foi relativamente fraco o desempenho da Seleção nas Eliminatórias para a Copa de 2002, o Brasil fez 41 pontos no qualificatório para 2018, e nos 12 jogos para o próximo mundial, onde time canarinho já está garantido, a equipe verde e amarela já fez 34 pontos.

Mas, como todos sabem, quem consegue se classificar pelas Eliminatórias da Copa Mundo, sabe que ainda há mais um capítulo na história. Ao contrário de 2006, 2010, 2014 (que o Brasil não jogou o qualificatório pois era o país-sede) e 2018, onde a Seleção ficou no meio do caminho, o conto de 2002 teve um final feliz: o time canarinho voltou da Ásia com a taça de campeão! Como será em 2022, no Qatar?
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações