Há 44 anos, o Rei Pelé se despedia do futebol...

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Pelé, em sua despedida, sendo carregado pelos jogadores

Neste dia 1º de outubro de 2021, se completam 44 anos que o Rei Pelé pendurou as chuteiras. O último jogo do craque da camisa 10 e tri campeão do mundo com a seleção brasileira aconteceu no Giants Stadium em Nova Iorque no ano de 1977. Curiosamente, perto de completar mais um aniversário de sua despedida do desporto, o eterno ídolo do futebol brasileiro recebeu alta do Hospital Albert Einstein neste dia 30 de setembro após ficar um mês internado.

A partida amistosa entre New York Cosmos e Santos, conhecidas como as únicas equipes que o craque defendeu ao longo de sua carreira, foi uma verdadeira festa. No Alvinegro Praiano, Pelé jogou maior parte de sua carreira. Já na equipe norte-americana, o Rei passou seus últimos anos como jogador de futebol profissional. Por isso, o camisa 10 jogou a primeira metade do jogo amigável com a camisa do time nova iorquino e na segunda parte, ele trocaria de lado para defender as cores do clube que o consagrou para o mundo do futebol.

No Brasil, a TV Tupi, em conjunto com a TVS (atual SBT), retransmitiram a partida com o sinal da ABC. A narração da partida ficou por conta de Walter Abrahão, que sempre que estava no comando das transmissões de jogos do Peixe com presença de Pelé, apenas se dirigia ao Rei como "Ele".

Debaixo de uma chuva fina em Nova York, duas equipes muito boas estariam frente a frente para proporcionarem um grande espetáculo, uma vez que o mundo inteira parou para acompanhar aquela que seria a última partida do maior jogador de futebol de todos os tempos como profissional. De um lado, o Cosmos vinha com uma seleção mundial, já que além de Pelé, contava também com outro grandes atletas como Rildo, Chinaglia, Carlos Alberto Torres e Beckenbauer. Do outro, o Santos já tinha alguns jogadores que seriam a espinha dorsal do time que conquistou o título do Campeonato Paulista de 1978. Eram eles: Ailton Lira, Joãozinho e Nilton Batata.

No primeiro tempo, o Alvinegro Praiano começou melhor e conseguiu abrir o placar na marca dos 14'. O Peixe aproveitou erro grave do goleiro Messing na saída de bola com um linha de passe avançada. Reinaldo, que se encontrava sozinho, apenas arrematou para o fundo das redes do Cosmos. Já nos 42' de bola rolando na primeira etapa, a equipe da casa teve uma falta de longa distância a ser batida. Pelé pegou a bola, ajeitou-a com carinho, tomou distância e na cobrança, acertou uma finalização forte no canto esquerdo do gol defendido por Ernani para igualar o marcador. Esse ficou conhecido como o único gol do craque da camisa 10 em seu ex-time. Desta maneira, a primeira etapa foi encerrada com o empate em 1 a 1.

Já nos últimos 45 minutos minutos de carreira, o Rei trocou a camisa verde pela branca e aquela seria a última vez que o craque jogaria com o manto do time brasileiro. No final da história, o tri campeão mundial pela Amarelinha acabou não tendo sua última 'passagem' muito feliz, já que nos primeiros movimentos da etapa final, Ramon Miflin marcou o gol da virada do time norte-americano e o placar persistiu na vitória do Cosmos por 2 a 1 sobre o clube santista.

Após o apito final, a festa continuou. Pelé pegou o microfone e falou três vezes a palavra "Love", que significa 'amor' em inglês. Este ato se tornou uma música de Caetano Veloso. Era uma homenagem ao craque que se despedia do futebol aos 36 anos de idade. Após esta partida, o tri campeão mundial ainda disputou alguns jogos festivos, mas especificamente neste dia 1º de outubro de 1977, foi sua última partida como atleta profissional.


ALTA DO HOSPITAL -
Internado desde o dia 30 de agosto, Pelé recebeu alta do Hospital Albert Einstein em São Paulo. Fazendo exames de rotina de 2020 que haviam sido adiados por conta da Pandemia de Covid-19, os resultados apontaram que o ex-jogador estava com tumor no cólon direito. O ex-jogador precisou passar por um procedimento cirúrgico para a retirada do tal. A alta aconteceu exatamente um dia antes de completar 44 anos de seu último jogo de futebol como jogador de futebol profissional.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações