Paulo Isidoro no Cruzeiro - Um ídolo do Galo na Raposa

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Paulo Isidoro dando entrevista com a camisa do Cruzeiro

Nesta terça-feira, dia 3 de agosto de 2021, Paulo Isidoro de Jesus, popularmente conhecido como Paulo Isidoro, está completando 68 anos de idade. Apesar de ser ídolo do Atlético Mineiro, o ponta de lança teve uma passagem de três anos pelo Cruzeiro entre 1988 e 1990.

Revelado nas categorias de base do Atlético Mineiro, Passarinho teve passagens por clubes como Nacional, Grêmio, Santos, Guarani, XV de Jaú, além das idas e vindas no time alvinegro de Minas. Foi exatamente no dia 11 de setembro de 1988, que Paulo fez seu jogo de estreia pelo Cruzeiro em um jogo diante do Atlético-PR realizado no estádio do Mineirão. Nesta oportunidade, mineiros e paranaenses empataram sem gols em Belo Horizonte.

Vale lembrar que no memento em que iniciava seu ciclo no time Celeste, Paulo Isidoro chegava com o Campeonato Brasileiro de 88 em andamento. Nesta edição, a equipe mineira conseguiu se classificar para as quartas de final graças ao bom segundo turno que o consolidou a vice colocação do Grupo B. No mata mata, o Cruzeiro acabou sendo eliminado nas quartas de final pelo Internacional, que perderia a final para o Bahia.

Em 1989, Passarinho foi vice campeão estadual com a Raposa, que terminou apenas atrás do Atlético Mineiro no Octagonal Final. No Campeonato Brasileiro, que já tinha um formato diferente. O time azul de Belo Horizonte conseguiu ficar entre os 8 melhores do seu grupo no primeiro turno. Já no segundo, a equipe de Paulo Isidoro foi muito bem e terminou na segunda colocação, ficando atrás do Vasco. Porém, isso não seria o suficiente para a classificação a grande decisão, porque apenas o líder avançaria a final. Neste ano, Isidoro fez seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro em um clássico diante do Atlético Mineiro, no estádio do Mineirão no dia 23 de abril, em partida válida pelo campeonato estadual.

No seu último ano jogando pelo Cruzeiro, Paulo venceu seu único título com a camisa azul de Minas Gerais. Esse troféu foi do Campeonato Mineiro de 1990, quando o time Celeste conseguiu desta vez, superar o Galo e terminar na primeira colocação no Octagonal Final após ficar na segunda posição na primeira fase. Na final em jogo único, a equipe de Passarinho venceu o Atlético Mineiro pelo placar de 1 a 0 se se sagrou campeão estadual daquela temporada. Pelo outro lado, a Raposa não fez uma campanha muito boa no Campeonato Brasileiro, e com isso, acabou não conseguindo seguir adiante na competição.


A despedida de Paulo Isidoro no Cruzeiro aconteceu no dia 14 de agosto de 1990, em um amistoso contra o Grêmio Maringá no interior do estado do Paraná. Neste embate, a Raposa foi derrotada por 1 a 0 no estádio Willie Davids.

Antes de se aposentar, o atacante ainda teve uma passagem pela Inter de Limeira em 1991. Após isso, Paulo Isidoro anunciou o fim de sua carreira como jogador de futebol profissional aos 38 anos de idade. Em quase três anos de serviços prestados a Raposa, vestiu a camisa cruzeirense em 112 oportunidades, sendo elas 104 oficiais e 8 amistosas. Marcou 3 gols pela equipe azul de Belo Horizonte.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações