A passagem do meia Pita pelo Racing Strasbourg

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Pita jogou pouco tempo na França

Edivaldo Oliveira Chaves, popularmente conhecido como Pita, está completando 63 anos de idade nessa quarta feira. Ídolo do Santos e do São Paulo, o talentoso meia teve passagem pelo Racing Strasbourg da França no fim da década de 80.

Nascido em Nilópolis no Rio de Janeiro, Pita acabou vindo cedo para a Baixada Santista e foi criado no Jardim Casqueiro, bairro na cidade de Cubatão. O meia passou pela base da Portuguesa Santista e depois foi para o Santos. Assinou seu primeiro contrato como jogador de futebol profissional com o Peixe e foi campeão paulista em 1978. Em 1984, foi para o São Paulo e foi um dos grandes nomes do "Menudos do Morumbi", que tinha jogadores como Silas, Muller e Careca, conquistando diversos títulos, entre eles o Brasileirão de 1986.

Frustrado por não ter sido convocado para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1986, o meia brasileiro optou por ir jogar no futebol francês, apesar de ter sido um dos escolhidos por Carlos Alberto Silva 1ue assumiu o time canarinho entre os anos de 1987 e 1988.

Chegou à equipe francesa em junho de 1988 com um contrato venceria em Julho de 1989. Sua estreia aconteceu no dia 6 de agosto 88, em uma partida contra o Matra Racing jogando fora de casa. Neste embate, o RCS perdeu pelo placar de 2 a 1.

Seu primeiro gol dos seis marcados com a camisa do Strasbourg, aconteceu em no dia 13 de agosto, em um jogo diante do Lens, em partida válida pela 6a rodada do Campeonato Francês. Naquele oportunidade, o time do meia brasileiro aplicou uma goleada de 4 a 1 jogando em casa.

O último gol em partidas oficiais foi em uma outra belíssima vitória por 4 a 1 do seu time também no seu estádio, mas desta vez em cima do Tolouse.

Sua última partida foi diante do Stade Brest, no dia 9 de junho de 89, quando o Strasbourg brigava pela permanência na elite do futebol francês. Porém, o time de Pita perdeu por 1 a 0 e acabou sendo rebaixado para a segunda divisão da temporada seguinte.


Após 21 partidas e uma temporada prestando serviços ao RCS, o meia atacante se despediu do time francês aos 30 anos de idade com 6 gols marcados.

Antes de encerrar sua carreira como jogador de futebol profissional, Pita ainda jogaria por clubes como Guarani, Fujita e Nagoya Grampus do Japão. Se aposentou em 1994 após uma passagem pela Internacional de Limeira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações