Vai começar o torneio de futebol feminino das Olímpiadas 2020

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/FIFA

Grupos do torneio de futebol feminino da Olímpiada

Vai começar o torneio olímpico de futebol feminino da edição de 2020, disputada em 2021, das Olímpiadas, em Tokyo. Com doze equipes envolvidas, a competição terá início nesta quarta, dia 21, durante a madrugada, mais precisamente as 4h, com o jogo do Chile contra a Grã-Bretanha. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados farão as quartas de final, que então segue para a semifinal, decisão de terceiro lugar e da medalha de bronze e a final.

Disputado em menos de 20 dias e com apenas 18 jogadoras convocadas por equipe, o torneio olímpico tem suas particularidades e envolve prioridades diferentes da Copa do Mundo. A atual campeã é a Alemanha, com a Suécia levando a prata e o Canadá o bronze, no Rio de Janeiro em 2016. A primeira rodada ocorrerá por inteira no dia 21 de julho.

Grupo E
Canadá, Grã-Bretanha, Chile e Japão

Neste grupo estão as seleções japonesa, canadense, britânica e chilena. O time do Canadá foi medalhista de bronze na última edição, batendo justamente a Seleção Brasileira na decisão e tem certa tradição no esporte, enquanto a Grã-Bretanha também traz bons nomes, mas não entra como uma das favoritas. As japonesas, donas da casa, podem surpreender ao longo do torneio e o Chile chega como um time franco atirador que pode surpreender.

É difícil imaginar que a classificação escape do Canadá, que apesar de tudo ainda é a equipe mais forte do grupo, com boa parte da base de 2016, enquanto a Grã-Bretanha é favorita na briga contra as donas da casa do Japão. Já o Chile corre por fora por uma vaga na fase final da competição.

Grupo F:
Brasil, Holanda, China e Zâmbia

É possível e plausível chamar este grupo de "grupo da morte". De cara, chamam a atenção a presença do sempre tradicional Brasil, comandado pela sueca Pia Soundhage e com nomes como Marta e Formiga se juntando a boas jovens jogadoras. A Holanda tem diversas jogadoras de destaque em seu elenco e vem de um título europeu e de um vice-campeonato na Copa do Mundo de 2019. A China, mesmo não estando nos melhores dias, é uma das equipes tradicionais e tem bons nomes. A Zâmbia tende a sofrer bastante na chave.

Para ser franco, é difícil imaginar que haja chance de alguma zebra nesta chave. A possibilidade é enorme que um dos dois melhores terceiros colocados venha deste grupo e a Seleção Brasileira não terá vida fácil contra a Laranja Mecânica, uma das favoritas ao título e contra as chinesas, que sempre podem representar um problema. A verdade é que é essencial para Marta e suas companheiras fazerem um bom saldo contra a Zâmbia.

Grupo G:
Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Suécia

Outra chave com times bem fortes, o Grupo G se destaca pela óbvia presença da seleção dos Estados Unidos, atual campeã mundial, que morreu nas quartas de final no Rio de Janeiro. A equipe dos EUA contará com força total e tem em seu elenco nomes como a craque Alex Morgan, a ótima Carli Lloyd, entre outras. A Austrália manteve boa parte da base do time de 2016 e a Suécia chama atenção também, vinda de uma terceira colocação na Copa do Mundo e da medalha de prata no Rio de Janeiro. A Nova Zelândia, apesar de sempre presente, não é uma das favoritas.

Aqui vale a máxima da franqueza, pois os Estados Unidos não são somente favoritos a classificação como é muito difícil que se seu time jogar tudo que pode alguém possa evitar a medalha de ouro para o Tio Sam. Porém, a presença da Suécia já é um primeiro grande desafio para as norte-americanas e a Austrália já mostrou capacidade de surpreender.


1ª Rodada
Quarta - 21 de Julho
Todos os jogos no horário de Brasília

Grupo E
Arena Sapporo

Grã-Bretanhã vs Chile - 4h30
Japão x Canadá - 7h30

Grupo F
Miyagi
China x Brasil - 5h
Zãmbia x Holanda - 8h

Grupo G
Tokyo Stadium
Suécia x Estados Unidos - 5h30
Austrália x Nova Zelândia - 8h30
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações