Nos pênaltis, Peru bate Paraguai e avança para as semifinais da Copa América 2021

Por Ricardo Pilotto
Foto: divulgação Copa América

Classificação foi definida nas penalidades

No início da noite desta sexta-feira, dia 2, o Peru jogou diante do Paraguai no estádio Olímpico em Goiânia em partida válida pelas quartas de final da Copa América 2021. O resultado da partida foi de 3 a 3 com vitória da La Blanquirroja nas penalidades.

Na última rodada da fase de grupos, a Seleção Peruana, que terminou na 2ª colocação do Grupo B, foi ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, para enfrentar a Venezuela e venceu pelo placar de 1 a 0. Já a Seleção Paraguaia, que fechou a primeira fase no 3º lugar do Grupo A, mediu forças contra o Uruguai no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e perdeu por 1 a 0.

Nos instantes iniciais, as equipes se mostraram muito nervosas e com isso, a partida começou muito truncada. Na marca dos 10 minutos, a primeira chance mais clara criada foi convertida em gol Gustavo Gómez. Após cobrança de escanteio vinda do lado direito do ataque, Martínez subiu mais alto do que a marcação e tocou de cabeça com força na grande área. O goleiro Gallese fez uma bela defesa, mas Gustavo Gómez aproveitou a sobra e empurrou para o fundo das redes. Depois do tento, o time paraguaio se animou, continuou pressionando em busca do seu segundo gol e ofereceu perigo em duas oportunidades a meta defendida pelo arqueiro da La Rojiblanca. Na primeira, Arzamendia cobrou falta no bico grande área direta para o gol e exigiu boa defesa de soco do guarda redes do Peru. No lance seguinte, González recebe lançamento de dentro da área pelo lado direito. Gallese saiu debaixo da três traves e evitou o gol. 

A La Albirroja conseguiu equilibrar a partida, e na sua primeira descida ao ataque, quase empatou a partida com Peña. O camisa 8 aproveitou o espaço cedido na entrada da área, arriscou e obrigou o goleiro Antony Silva a fazer sua primeira defesa na partida aos 18 minutos. Mas pouco tempo depois, o a Seleção Peruana conseguiu igualar o marcador com gol de Lapadula, aos 20 minutos. Carrillo descolou uma grande jogada individual pelo lado direito, e dentro da área, fez boa finta para cima da marcação e cruzou para o meio encontrando o camisa 9, que livre, mandou a bola para o gol empatando o jogo. Depois do tento, aconteceu um lance polêmico, envolvendo Espínola e Santamaría após lançamento de Lucena. Com a dividida, os atletas ficaram caídos e os jogadores do Paraguai cercaram o árbitro pedindo a marcação do pênalti, mas nada foi marcado. 

Nos 26 minutos, o Peru mais uma vez chegou e quase voltou a ficar na frente do placar. Ángel Romero recebeu bom lançamento pelo lado direito de ataque e logo jogou a bola para a área. O zagueiro Ramos tentou fazer o corte, mas acabou se atrapalhando e por pouco fez um gol contra. Com a primeira metade do confronto se encaminhando para o seu fim, a partida voltou a ficar muito disputada e poucas chances de gol foram criadas até os 39 minutos, momento em que o Peru pulou a frente do marcador. Carrillo conseguiu fazer uma grande jogada individual e lança Tapia com toque de letra. A bola vai de encontro a Lapadula na área, que na saída do goleiro Antony, finalizou rasteiro e balançou as redes do Paraguai pela segunda vez. Nos acréscimos, o zagueiro Gustavo Gómez recebeu o seu segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso após dividida com Lapadula. Nos 47 minutos, o árbitro pois ponto final em um primeiro tempo bastante brigado com o placar de 2 a 1 para a Seleção Peruana sobre a Paraguaia.

Como no primeiro tempo, a etapa complementar começou muito truncada. O Paraguai conseguiu tomar mais iniciativa da partida mesmo com um jogador a menos. A primeira finalização a gol foi através de uma cobrança de falta aos 6 minutos do segundo tempo, mas o goleiro do Peru fez boa defesa para evitar o tento do time paraguaio. Mas, na marca dos 8 minutos, os paraguaios empataram o jogo. Após cobrança de escanteio de Sánchez pela direita, Tapia subiu mais alto e desviou de cabeça na grande área. Júnior Alonso, livre de marcação, aproveitou e a sobra e mandou a bola para o fundo do gol de Gallese. Com o tento, a equipe peruana tentou sair mais paro o jogo com o objetivo de aproveitar a vantagem numérica dentro de campo e criou duas grandes chances de voltar a ficar a frente do marcador. Na primeira oportunidade, aos 19 minutos, Trauco recebeu lançamento de Cueva e chutou cruzado, mas a bola acabou passando a esquerda do gol paraguaio. Pouco tempo depois, na marca dos 21 minutos, Carillo fez grande jogada individual pelo lado direto e faz o chute cruzado. O arqueiro Albirroja se esticou e conseguiu espalmar para evitar o gol.


O Peru continuou tentando pressionar o Paraguai e com 25 minutos, Carillo aplicou um chapéu e passou para Orneño, que arriscou de fora da área. mas o goleiro Antony Silva bem colocado debaixo das três traves fez a defesa. Mas após algum tempo de pressão, Yotún tirou mais uma vez o empate do marcador marcando o terceiro gol da La Blanquirroja aos 35 minutos. O camisa 19 recebeu passe de Carillo e arriscou de fora da área. A bola acabou sofrendo desvio de Rojas no meio do caminho e engana Antony Silva. Logo após o tento, o jogo foi se aproximando do seu fim e com isso a partida voltou a ficar disputada no meio campo. Carrillo acabou recebendo o segundo cartão amarelo e sendo expulso depois de dividida com Piris da Motta no meio de campo. Com a igualdade numérica, o Paraguai ainda teve tento de empatar o confronto já perto do período de acréscimos com gol marcado por Ávalos. Martínez aproveita reposição de Anthony Silva e logo fez o cruzamento para a área. Samudio ainda toca da um toque ajeitando a bola para o camisa 18, que mandou para a rede de Gallese. Após o tempo acrescido pelo árbitro ser esgotado, o árbitro encerrou uma partida movimentada com o placar de 3 a 3 entre Paraguai e Peru no estádio Olímpico de Goiânia, levando a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, O Peru foi mais competente, convertendo 4 de 6 cobranças. Já para o Paraguai, Martínez, Samudio e Espínola perderam as cobranças. Com isto, a Blanquirroja conseguiu a classificação para a próxima fase da competição.

O Peru espera o vencedor do confronto entre Brasil e Chile, que se entram em campo ainda hoje às 21h no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A Seleção Peruana volta à campo na segunda-feira, no mesmo Nilton Santos para o confronto que se definirá no final desta noite.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações