De virada, Paraguai estreia na Copa América vencendo a Bolívia

Por Ricardo Pilotto
Foto: divulgação Copa América

Disputa pelo alto por jogadores de ambas as equipes

Com grande atuação de Ángel Romero, o Paraguai bateu a Bolívia pelo placar de 3 a 1 no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, nesta segunda-feira, dia 14. Com a vitória, a seleção Albirroja largou na frente no grupo B da Copa América de 2021.

Tanto a seleção paraguaia quanto a boliviana fizeram partidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo que será realizada no Qatar em 2022. O Paraguai recebeu o Brasil no estádio Defensores del Chaco e perdeu pelo placar de 2 a 0. Já a Bolívia, foi ao estádio San Carlos de Apoquindo na cidade de Las Condes e empatou em 1 a 1 com a seleção chilena.

Logo nos minutos iniciais da partida, o Paraguai tomou a iniciativa do jogo e com menos de um minuto, Arzamendia aproveitou o espaço, avançou e chutou forte, mas o goleiro Cordano fez uma grande defesa para evitar o primeiro gol do jogo. Em seguida, os paraguaios chegaram mais uma vez através de jogada ensaiada em cobrança de escanteio. O meio campista Romero Gamarra cruzou para a entrada da área e encontrou Ángel Romero livre de marcação. O camisa 11 chutou de primeira, mas a bola foi para fora. Apesar da grande pressão nos minutos iniciais, os bolivianos conseguiram se sair do campo defensivo pela primeira vez e aos 6 minutos, Flores avançou pelo lado esquerdo da área e cruzou para Diego Bejarano, que chutou de primeira, mas Arzamendia interceptou, desviando a bola para escanteio. Na sequência, os atletas da Bolívia reclamaram e pediram toque de mão. No lance corrido, o árbitro mandou o jogo seguir, mas VAR analisou e recomendou a revisão do lance; Após a repetição, o árbitro apontou para a marca penal. Na cobrança, Saavedra bateu no canto esquerdo do goleiro Anthony Silva, que acertou o lado, mas a bola foi para o fundo das redes.

Por não ter mais alternativas, os paraguaios tiveram que partir para cima em busca do gol de empate e aos 16 minutos, Romero arriscou de fora da área e assustou o goleiro Cordano. O Paraguai continuou com ritmo intenso e com 18 minutos, Almirón chutou  forte de dentro da área e Diego Bejarano interceptou no meio do caminho e os jogadores Albirrojos pediram toque de mão, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Na sequência, o goleiro Cordano saiu do gol mas acabou derrubando Ávalos e a arbitragem marcou a penalidade. Mas após revisar o VAR, o pênalti foi cancelado por impedimento de Romero na primeira jogada. O time vermelho e branco manteve a pressão nas saídas de bola para dificultar a armação de jogadas ofensivas bolivianas e aos 24 minutos, o goleiro Cordano errou na reposição e a bola ficou com Romero. O ex-jogador do Corinthians chutou de primeira com a intenção de encobrir o boliviano, mas acabou não tendo sucesso e a bola voltou ao domínio do guarda-redes. 

Já na reta final da primeira etapa, a seleção paraguaia continuou com a forte intensidade que impôs desde o começo de jogo. Enquanto isso, a Bolívia se fechava com linhas bem compactadas no campo defensivo sempre que era atacada e apostava nos contra ataques em velocidade para tentar matar o jogo ainda antes do intervalo. Na marca dos 35 minutos, Arzamendía se aventurou mais um vez no campo ofensivo, cruzou a bola na cabeça de Ávalos e passou com perigo a meta do arqueiro boliviano. Não muito tempo depois, em mais uma outra grande jogada de Arzamendia, quase que os paraguaios igualaram o marcador nos acréscimos. O lateral esquerdo cruzou pelo lado esquerdo, a bola acabou passando por todo mundo na área e chegou em Alejandro Romero, que chutou sem marcação, mas errou o alvo e balançou a rede pelo lado de fora. Antes do árbitro encerrar o primeira metade do confronto, Cuéllar fez falta dura em cima de Piris da Motta, recebeu o segundo cartão amarelo e consequentemente o vermelho. Dois minutos após a expulsão do boliviano, a primeira parte de um jogo marcado por grandes oportunidades criadas pelos Albirrojos foi encerrada e as equipes desceram para os vestiários com o placar de 1 a 0 a favor da Bolívia sobre o Paraguai.

Na retomada da partida já na etapa complementar, os paraguaios continuaram com a forte exercida em todo o primeiro tempo e ficaram em cima dos bolivianos para tentar igualar o marcador. Aos 14 minutos, Espínola cruzou para Ángel Romero na área que conseguiu desviar ao gol, mas o goleiro Cordano conseguiu fazer a defesa e a bola ainda bateu na trave antes de sair pela linha de fundo. Após muitas tentativas, os jogadores paraguaios chegaram ao seu primeiro gol no jogo. Foi na marca dos 16 minutos, que Alejandro Romero Gamarra aproveitou bola sobrada na entrada da área e chutou de primeira no canto direito do goleiro da Bolívia para empatar o placar. Três minutos após o gol da igualdade no marcador, o Paraguai conseguiu marcar o segundo tento. Alejandro Romero fez bom cruzamento na área para González, conseguiu cabecear ao gol. Cordano espalmou, mas a bola acabou sobrando para Ángel Romero no meio da área e o camisa 11 só teve o trabalho de empurrar ao fundo do gol para colocar os paraguaios na frente.


Mesmo com o placar ao seu favor, a equipe branca e vermelha continuou atacando para aproveitar os espaços vazios na defesa adversária, já que a Bolívia estava com um jogador a menos desde o final da primeira etapa. Foi desta maneira, que aos 35 minutos, Ángel Romero ampliou o placar para o Paraguai. Ávalos recebeu bom passe no campo ofensivo e lançou Ángel Romero na esquerda da área. O atacante chutou cruzado na na saída de Cordano para marcar o terceiro gol. Já na reta final, a Bolívia se soltou e tentou sair mais para o jogo para tentar diminuir o marcador, mas a defesa paraguaia se encontrava bem postada para receber os contra ataques. A partida se manteve no mesmo ritmo durante todo o período de acréscimos e na marca dos 50 minutos, o árbitro pois ponto final e encerrou o jogo com o placar de 3 a 1 para o Paraguai.

O Paraguai terá uma semana de descanso para o próximo jogo, e só voltará a entrar em ação no dia 21 para jogar diante da Argentina no Mané Garrincha em Brasília, às 21h. Já a seleção da Bolívia voltará a campo nesta sexta-feira, dia 18, quando enfrentará o Chile na Arena Pantanal, às 17h.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações